Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

OLAVO DE CARVALHO E A "TERRA PLANA"

O que vou escrever abaixo NÃO é uma "defesa" de Olavo de Carvalho. Olavo, graças a Deus Nosso Senhor, NÃO é meu amigo e JAMAIS me dirigiu qualquer palavra além de pura agressão. O que segue NÃO é destinado às pessoas que não sabem NADA de Filosofia. Será escrito de forma concisa nos seguintes termos: 

1. Olavo de Carvalho JAMAIS afirmou que a Terra é "plana". 

2. É um fato, um dado da Realidade (que duvido que Olavo ignore), que a Terra é redonda. 

3. O fato da Terra ser redonda, o fato de ser um "dado da realidade", NÃO é gerador de uma verdade universal e necessária. É um dado da nossa observação e consenso de qualquer pessoa lúcida que vive no planeta. 

4. Explique-se a terceira afirmação com o seguinte exemplo: dizer que a Terra é Redonda, NÃO É e JAMAIS  vai ser a mesma coisa que dizer que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo, em qualquer época ou lugar é igual a 180 graus. 

5. Afirmar que a soma dos ângulos de um triângulo foi, é e PARA SEMPRE será igual a 180 graus é uma VERDADE UNIVERSAL E NECESSÁRIA; dizer que a "Terra é plana" NÃO é verdade universal e necessária - é só um dado da Realidade. 

6. Dados da Realidade NÃO são capazes de gerar aquilo que Olavo chamou (e eu não gostei) de "Estrutura da Realidade" - eu prefiro chamar de "Estrutura da Possibilidade", mas não vou perder tempo explicando isso aqui nem ele vai querer saber da minha opinião. 

7. A Estrutura da Possibilidade JAMAIS vai proibir que existam MUNDOS planos nem mundos em  que duas coisas NÃO se atraiam na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias (Lei da Atração Universal das Massas) - lei que, diga-se de passagem, não diz coisa nenhuma sobre O QUE É a gravidade - simplesmente estabelece suas consequências.

8. Já vivemos num mundo em que um homem amputa pênis e testículos, se veste de mulher, muda de nome e passa, como "fato da realidade", a "ser mulher". 

9. Não se pode, a partir de absolutamente QUALQUER dado da realidade, construir uma "Estrutura da Realidade" como chamou o velho, ou "Estrutura da Possibilidade", como eu prefiro dizer. 

10. COMENTÁRIO FINAL: 

Entendi PERFEITAMENTE o que Olavo de Carvalho quis dizer. Lamento, como tantas outras vezes, que ele tenha introduzido, para um público como o brasileiro, uma discussão que não serviu para coisa alguma além de aumentar a sua fama, já grande, de louco varrido. 


This post first appeared on Ataque Aberto, please read the originial post: here

Share the post

OLAVO DE CARVALHO E A "TERRA PLANA"

×

Subscribe to Ataque Aberto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×