Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Felicidade no prato

Tags: triptofano

Conheça os alimentos que ajudam a levantar o astral

Cítricos para a imunidade, cenoura para dar viço à pele e brilho aos cabelos, proteínas magras para melhores resultados na malhação… A lista de benefícios dos alimentos para a saúde e estética humanas parece interminável, mas pouco se fala sobre os reflexos da comida no nosso bem estar mental.

As prateleiras dos supermercados, porém, estão repletas de produtos que são verdadeiros antidepressivos naturais; basta saber identificá-los. Tais alimentos são normalmente ricos em Triptofano – um aminoácido que contribui para a produção do hormônio serotonina, responsável pela sensação de prazer e pela boa qualidade do sono. Vale ressaltar, no entanto, que a presença de carboidratos na dieta é fundamental na absorção do triptofano pelo cérebro. Atenção, pessoal do low-carb!

A quantidade mínima de triptofano recomendada é de 250 e 350 miligramas diários, o que equivale a aproximadamente uma porção de peito de frango ou peixes como a sardinha, o atum ou o salmão. Para começar a pensar na próxima lista do supermercado, segue a relação de alguns dos principais alimentos ricos em triptofano que prometem trazer mais bom humor e disposição para o dia a dia.

Grão de bico – Fonte também de carboidrato – nutriente necessário para a absorção do triptofano. Tem melhor digestibilidade do que grãos como o feijão, a ervilha e a lentilha.

Abacate – Além do triptofano, é rico em vitamina B3, favorece a produção de hormônios ligados ao relaxamento. Não por acaso, em pequenas quantidades, esta fruta rende uma ótima ceia.

Aveia – Importante fonte de fibras.  Regula o sono, humor e até mesmo o apetite. Não por acaso, o mingau de aveia está sendo resgatado pelo mundo fit.

Banana – É também rica em carboidrato – que ajuda na absorção do triptofano – e em vitamina C – responsável pela disposição física e mental.

Frango – A presença de triptofano é um motivo a mais para consumir essa fonte de proteína magra e de fácil digestão.

Peixe – Importante aliado do bom humor, inclusive por conter Omega 3.

Ovos – Apresentam também quantidades significativas de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio zinco e de vitaminas A, D, E e do complexo B.

Espinafre e folhas escuras em geral – Possuem ainda ácido fólico e potássio, nutrientes que dão vitalidade ao organismo.

Chocolate com alto teor de cacau – Rico em carboidrato e triptofano, o que faz dessa delícia um importante antidepressivo natural. Vale ressaltar, porém, que neste caso a diferença entre o “remédio” e o “veneno” está na dose:  por ser muito calórico, a quantidade consumida deve ser pequena (30g por dia). Além disso, os impulsos chocólatras devem ser controlados especialmente à noite, uma vez que o doce contém também cafeína, um estimulante que pode prejudicar a qualidade do sono.

Amendoim, nozes e oleaginosas em geral – Contém também vitamina B1-  importante para o bom funcionamento dos neurotransmissores da serotonina.



This post first appeared on Hortelã, please read the originial post: here

Share the post

Felicidade no prato

×

Subscribe to Hortelã

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×