Antes de tudo, é preciso esclarecer que retrofit nada mais é do que um termo utilizado para designar o processo de modernização de equipamentos ou instalações considerados ultrapassados. Desta forma, esse conceito pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto seja ele de data center, cabeamento estruturado, instalações elétricas, ou layouts de edifícios.
No caso dos data centers é uma alternativa para lidar com a defasagem tecnológica e baixa eficiência energética de ambientes antigos, muitas vezes chamados CPDs (Centros de Processamento de dados). Instalações que apresentam estas características devem passar por upgrades tecnológicos com objetivo de reduzir Custos de operação, elevar eficiência e se adequar a normas.
Retrofit/Modernização ou nova instalação? O que fazer?
O data center da sua empresa está se aproximando da capacidade? Ou você está procurando economia de custos operacionais?
Se a principal queixa está relacionada a problemas de eficiência, como alto consumo de energia, submeter o data center a um processo de Retrofit é uma opção menos dispendiosa do que começar do zero. Esse processo prolonga a vida útil da instalação, pois torna mais eficiente algo que em pouco tempo se tornaria inutilizado ou obsoleto e reduz custos de operação.
Apesar do custo mais alto, construir um novo data center pode ser a escolha mais assertiva caso:
- O data center esteja próximo da capacidade (Como um grande retrofit é conduzido visando menor tempo de parada, pode ser difícil realizar uma atualização de eficiência sem comprometer a disponibilidade);
- As queixas estão relacionadas à limitação de capacidade e há o desejo de usar a instalação atual como site redundante;
- O espaço é insuficiente para instalar equipamentos novos mais eficientes;
- A empresa possui vários data centers e quer consolidar todos em um único edifício de missão crítica, altamente eficiente.
Por onde começar um Retrofit de data center
Se a decisão for atualizar, o próximo passo é saber por onde começar! Os tempos de austeridade pressupõem incentivos das diretorias das empresas em investir em iniciativas que reduzam custos operacionais. Entretanto, desembolsos iniciais para tocar um projeto desse tipo podem assustar em primeiro momento até as diretorias mais benevolentes. Por isso a empreitada requer uma boa estratégia.
Encontrar a solução correta depende de análise criteriosa do retorno esperado do investimento, vida útil , orçamento disponível, composição e layout do data center.
Somente um projeto desenvolvido por empresa especializada poderá mostrar com detalhes todos os requisitos necessários para o retrofit.
Sistema elétrico
Um bom ponto de partida para o processo de retrofit é avaliar o sistema elétrico. A substituição de UPSs e PDUs oferecem dois benefícios imediatos: menor perda elétrica e menor geração de calor residual. Os ganhos de eficiência dependem da idade do equipamento que está sendo substituído, mas um ganho de 5% na eficiência da UPS pode levar a uma redução de 10% a 60% nos custos operacionais anuais. Esta economia em longo prazo cobre o desembolso de capital.
Virtualização
Outra opção é a virtualização de servidores. Eliminar o hardware de servidores redundantes proporciona economias substanciais de energia. É importante ressaltar que a migração de dados e aplicações para plataformas virtualizadas requerem alto nível de conhecimento técnico, e é inteligente que sejam implementadas gradualmente.
Sistema de Climatização
O melhor candidato para o processo de retrofit no data center é o sistema de climatização. Com modificações relativamente simples, até 40% dos custos de refrigeração podem ser eliminados. Uma boa prática é fornecer o ar frio diretamente ao hardware de TI e evitar que o ar quente de exaustão se misture com o ar frio de alimentação.
Também é interessante verificar se o aparelho de ar condicionado em uso é de precisão. Aparelhos comuns de ar condicionado (ar conforto) não são adequados para ambientes de missão crítica. Dependo do porte da instalação, é uma fonte de custos desnecessário de manutenção e energia elétrica.
Quer saber mais? Leia o artigo: Entendendo a diferença do Ar Condicionado de Precisão e Ar Condicionado Conforto/Split em ambientes de missão crítica
O sucesso de uma iniciativa como essa esta condicionada a assessoria de empresas que tenham conhecimento das diferentes disciplinas que compõem o data center, além de capacidade de gestão integrada de todas elas.
Podemos ajudar com algo mais? Deixe seu comentário abaixo!
O post Retrofit: O que é? Qual o objetivo em um data center? apareceu primeiro em Redes&Cia.