Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é o coração



É o motor do nosso organismo: funciona como uma bomba, sendo responsável pelo fornecimento de Sangue a todas as células. Mas como qualquer outro motor, também se avaria. 
E quando isso acontece é a saúde que está em risco. Falamos do coração, cujo dia mundial se assinala a 29 de setembro.


 title=
Foto: Tua Saúde

O coração é o órgão central da circulação, que tem o tamanho aproximado de um punho fechado, e pode se localizar em três posições no corpo:

Levocardia - posicionamento normal do coração do lado esquerdo do tórax.

Mesocardia - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no centro do tórax.

Situs inversus - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração do lado direito do tórax.

O que é o coração?

É o principal órgão do sistema circulatório, sendo responsável pelo fornecimento de sangue, e de todos os compostos que ele transporta, a todas as células do organismo.

É como se fosse uma estação central, onde chegam e de onde parte continuamente uma verdadeira rede de vasos sanguíneos.

Como é constituído?

O coração é constituído por quatro estruturas - duas aurículas (cavidades superiores) e dois ventrículos (cavidades inferiores), fazendo-se a ligação entre a aurícula e o ventrículo de cada lado através de uma válvula. É revestido por um músculo - o miocárdio - que se contrai automaticamente, sendo assim responsável por bombear o sangue.

Como funciona?

O coração está no centro de uma viagem que o sangue faz através do nosso corpo. Depois de ter recebido oxigênio dos pulmões, o sangue entra no coração através da aurícula esquerda, desce para o ventrículo esquerdo e daí é bombeado para os demais órgãos. No final desta primeira etapa da circulação, o sangue regressa ao coração, cheio de dióxido de carbono que recebeu das células, entrando pela aurícula direita, descendo em seguida para o ventrículo direito, de onde segue para os pulmões, para ser novamente purificado.

O que o desgasta?

O coração bate 70 a 80 vezes por minuto, não parando sequer quando dormimos. Mas há situações em que é obrigado a um esforço adicional.

Quando praticamos uma atividade física ou quando estamos sob stress ou ansiedade. Isto significa que o organismo precisa de mais oxigênio, pelo que o coração tem de trabalhar mais: consegue bombardear mais sangue do que numa situação normal, podendo passar a 5 litros por minuto para 20.

Quais são os principais riscos?

As maiores ameaças à saúde do coração são provenientes de um estilo de vida: stress, ansiedade, tabagismo,alimentação com excesso de sal e/ou gordura, colesterol elevado, pressão arterial elevada, excesso de peso e obesidade. Estes são fatores que estão associados às chamadas doenças cardiovasculares, hipertensão, aterosclerose, enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral.

Como protegê-lo?

Proteger o coração passa por controlar os fatores de risco. É importante adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, em que o sal, a gordura e o açúcar entrem com muita moderação, mas que inclua a igualmente a prática de atividade física, já que o sedentarismo contribui para o aumento de peso.

Evitar, na medida do possível, as situações geradoras de ansiedade também ajuda, bem como não fumar. Zelar pela saúde do coração passa ainda por conhecer os principais indicadores clínicos, isto é, saber quais os seus valores de pressão arterial, de colesterol, de glicemia e de triglicérides.

Fonte: Revista PH

Até a próxima




This post first appeared on Emagrecer Um Desafio, please read the originial post: here

Share the post

O que é o coração

×

Subscribe to Emagrecer Um Desafio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×