Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carnaval: Dicas de alimentação para manter o pique nos dias de folia

Olá leitores! Estão animados para pular carnaval? 😃
Se sim, então confiram essas dicas! 😉

O clima de Carnaval já tomou conta das cidades. Para manter o pique nos dias de folia, venho compartilhar com vocês algumas dicas que eu mesma reuni, coletadas de fontes confiáveis e fornecidas por profissionais da área. A matéria ficou bem completinha, vale a pena conferir!


 A nutricionista Leusimar Malta Nunes, da rede carioca de supermercados Prezunic, dá dicas para uma alimentação equilibrada. "Os alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras, legumes e carnes magras não podem faltar. Para garantir muita energia, é importante manter o carboidrato na dieta. Os integrais são os mais indicados", orienta.

Ter o corpo bem hidratado é outra dica fundamental. A nutricionista Leusimar afirma que a água de coco é uma excelente opção, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Assim como isotônicos, que podem ser caseiros com base de água 500 ml, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal -2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá). "São hidratantes naturais", explica a nutricionista Leusimar.

“Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo”, aconselha Elaine Blaso, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE.

“Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas”, indica a nutricionista Elaine Blaso.

Couve, brócolis, couve-flor, repolho. “São alimentos crucíferos, que auxiliam na desintoxicação do fígado”, afirma a nutricionista Elaine Blaso. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.

Consuma alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a Energia do corpo. “Os foliões tem um gasto energético elevado, portanto é importante não deixar de repor essa energia. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade”, explica a Gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), Rosana Perim.

Não pule refeições ou fique horas sem comer! "Algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas. Essas atitudes podem causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal", diz Sandra da Silva Maria, nutricionista do Hospital CECMI (Centro Especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva).

Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. “A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo”, diz a nutricionista Sandra da Silva Maria.

Evite temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

Cuidado com o sal. Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida. 

Dica extra: Para os dias de maior desgaste físico, escolha sapatos e roupas leves, preferencialmente de cores claras.


Como se preparar antes e durante os dias de folia:
  • Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão.
  • Evite os excessos com bebidas alcoólicas e beba muita água entre uma cerveja e outra para manter o corpo hidratado.
  • As frutas são fontes de água, carboidratos, vitaminas e minerais. São uma boa opção de lanche, assim como as barras de cereais e mix de oleaginosas.
  • Nos blocos, evite consumir alimentos de procedência duvidosa. O calor favorece a proliferação de micro-organismos, o que pode causar intoxicação alimentar.

Alimentos recomendados:
  • Água (é fundamental devido ao calor e ao excesso de bebida alcoólica que geralmente levam à desidratação).
  • Água de coco (hidrata, repõe os eletrólitos perdidos pelo suor. Fonte de magnésio e potássio, ela ajuda a evitar a fadiga muscular).
  • Laranja (é fundamental para as defesas imunológicas do organismo. Fonte de energia, antioxidante e rica em vitamina C).
  • Maçã (fonte de energia de liberação lenta, rica em vitamina C, E, potássio e fibras. Ela ajuda a combater os radicais livres advindos dos excessos cometidos na folia).
  • Vitamina C (frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, o grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.).
  • Castanhas (fonte de energia, minerais e gorduras boas).
  • Sementes oleaginosas (fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas).
  • Ovos (fonte de proteína, ótima opção para o café da manhã reforçado antes da folia).
  • Arroz integral (fonte de energia, magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio).
  • Macarrão integral (rico em nutrientes, vitaminas, minerais e fibra, que auxilia na sensação de saciedade por um maior período, contribuindo também para uma alimentação equilibrada gerando a produção de energia).
  • Carboidratos integrais (Cereais, grãos e massas são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia para nossas células: a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinua e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições. Nos momentos de lanche, opte pelos sanduíches de pão integral. Uma boa dica é o de atum em conserva e folhas: rico em proteínas e antioxidantes).
  • Peixes (enorme concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode encontrar na natureza. Ele é também uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, importantes para o funcionamento do corpo e do cérebro).
  • Óleo de coco (fonte de energia rápida, antifúngico e anti-inflamatório).
  • Geléia real (fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia no organismo, a geleia geral auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.).
  • Mel (composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo, o mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. Mas não exagere na quantidade. Consuma com moderação).
  • Fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia no organismo, a geleia geral auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.
  • Frango (fonte de proteína, além de possuir menos gordura que a carne bovina e suína. Ele contém aminoácidos de alto valor biológico e fácil digestibilidade).
  • Frutas vermelhas (efeito antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano. Podem ser usadas em sucos para serem tomados no final do dia de folia).
  • Bananas (fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, a banana melhora o fluxo sanguíneo e atua na prevenção de cãibras).
  • Batata doce (fonte de vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B, cobre, potássio, ferro e fornece energia. Composta principalmente por amido, um tipo de carboidrato, e, por isso, pode ser consumida em substituição ao arroz ou macarrão. Por ter baixo índice glicêmico, já que sua absorção é mais lenta, evitando picos de insulina, diferente dos grãos e farinhas brancas, ela é uma excelente opção para quem pratica exercícios físicos e procura emagrecer, pois prolonga a sensação de saciedade.
  • Beterraba (fonte de vitamina A, C, E, cálcio, potássio, manganês, magnésio. Fornece nitrato para o corpo e melhora o fluxo sanguíneo).


Espero que vocês tenham gostado das dicas!
Agora é só aproveitar a folia!

Desejo um ótimo carnaval para todos!

Beijinhos da Jacky e até a próxima! 😘

Fontes:
Dom Comunicação
Guia da Semana
Jasmine Alimentos
Saúde - iG


This post first appeared on Estilosa E Feminina, please read the originial post: here

Share the post

Carnaval: Dicas de alimentação para manter o pique nos dias de folia

×

Subscribe to Estilosa E Feminina

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×