Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alimentos inflamatórios: Nutricionista revela os 5 principais



É um conjunto de comida que pode interferir diretamente no bem-estar


Alimentos inflamatórios costumam ter adição de corantes, aromatizantes e conservantes. Mas você sabe quais são os principais? A Nutricionista Giovana Amodio Ribeiro, esclareceu essa pergunta em entrevista exclusiva para o Sport Life.


Os 5 principais alimentos inflamatórios

Açúcares refinados

“O consumo excessivo de açúcares refinados, como a sacarose e frutose adicionada em alimentos ultraprocessados, como sorvetes, bolos e doces prontos e biscoitos, pode ajudar a aumentar os níveis de glicose no sangue e o desequilíbrio da homeostase energética”, destacou Giovana Amodio.


Gorduras trans

Trata-se de um tipo específico de gordura hidrogenada encontrada em alimentos ultraprocessados, exemplos: margarina, óleos vegetais hidrogenados e alimentos fritos.



“Sendo assim, seu consumo excessivo está associado a um aumento do colesterol LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) e uma diminuição do colesterol HDL (Lipoproteínas de alta densidade), além de estimular a produção de moléculas pró inflamatórias”, explicou a nutricionista.


Carnes processadas

Não dispensa salsicha, bacon, presunto, mortadela, peito de peru e linguiça na hora do sanduíche do fim de semana? Reveja os seus hábitos já que esses alimentos são ricos em aditivos químicos, conservantes, nitratos e gorduras saturadas.


“Dessa forma, o consumo regular desses alimentos está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, podem ativar vias inflamatórias no organismo”, expôs Ribeiro.


Glúten

“É uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Então, pode ser encontrada em pães, torradas, bolachas e biscoitos, massas de macarrão, pizza, croissant e cervejas”, enfatizou.

Laticínios

“Os laticínios provenientes de animais criados em sistemas de produção convencionais, como leites, iogurtes e queijos, podem desencadear um processo inflamatório em pessoas que apresentam alergia à proteína do leite, intolerância à lactose ou sensibilidade aos componentes do leite”, disse.

Esses alimentos de forma isolada prejudicam o nosso organismo?

“Vale ressaltar que esses alimentos isolados não são capazes de promover uma inflamação crônica no organismo e cada pessoa pode reagir de maneira diferente. Dessa forma, o ideal é manter um estilo de vida saudável e evitando alimentos que possam lhe causar uma resposta inflamatória”, garantiu Giovana.

Como substituir os alimentos inflamatórios

Açúcares naturais

“Opte por açúcares de fontes naturais ou que passaram por menos etapas de processamento, como açúcar de coco, açúcar mascavo e açúcar demerara no lugar do açúcar refinado. Dependendo da preparação que vai ser adicionado o açúcar, também pode ser utilizado o mel ou melado de cana”, sugeriu.

Gorduras boas

“Opte por fontes de gorduras saudáveis e as gorduras insaturadas. Uma boa fonte dessa gordura e que pode ser utilizada para substituir os óleos é o azeite de oliva extravirgem”, indicou.

Carnes magras e frescas

“Peixes, aves orgânicas e carnes vermelhas magras. Além disso, priorize métodos de preparo mais saudáveis, como grelhados, cozidos no vapor ou assados em vez de frituras”, aconselhou.

Sem glúten

“É recomendado substituir os grãos que não contém glúten, como arroz, milho, quinoa e amaranto para indivíduos celíacos ou com sensibilidade ao glúten”, recomendou.

Laticínios orgânicos ou de fonte vegetal

“Além disso, escolher laticínios orgânicos e de fontes confiáveis, que sejam livres de hormônios e antibióticos para indivíduos intolerantes ou alérgicos. Outra alternativa também são os de fonte vegetal, como bebidas e queijos à base de oleaginosas ou outros grãos”, concluiu a nutricionista Giovana Amodio Ribeiro.

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentos-inflamatorios-nutricionista-revela-os-5-principais/ - Giovana Amodio Ribeiro, nutricionista da SaudaBe Group, agência parceira da Grano Alimentos. By Guilherme Faber - Shutterstock


O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Números 6:24-26


This post first appeared on Mundo Do Boso, please read the originial post: here

Share the post

Alimentos inflamatórios: Nutricionista revela os 5 principais

×

Subscribe to Mundo Do Boso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×