Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Natal fora do comum: Activista abraça “Natal do Mendigo”

Na última quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, Venâncio Mondlane, activista e líder da Revolução Azul, compartilhou uma experiência incomum de celebração de seu aniversário de casamento. Ao invés de optar por jantares luxuosos e viagens paradisíacas, Mondlane e sua esposa dedicaram o dia ao jejum e à oração pelo país, como parte das actividades regulares da Revolução Azul.

Como parte desse compromisso, as quintas-feiras, das 00:00h às 18:00h, são dedicadas ao “Clamor pela justiça em Moçambique”. Nessa ocasião específica, Mondlane propôs algo inédito: o “Natal do Mendigo”. Antes de encerrar o jejum, às 16:00h, ele incentivou os participantes a prepararem kits de alimentos para distribuir a mendigos Nas Ruas, em vez de fazer as tradicionais doações a instituições humanitárias.

O objectivo era oferecer, com genuíno amor, alimentos aos que Vivem Nas Ruas, uma acção que desafia os estigmas sociais associados aos menos afortunados. Mondlane ressaltou o propósito de abraçar aqueles cujas condições de vida muitas vezes nos fazem evitar o contacto devido ao odor e à aparência.

O activista expressou sua alegria ao testemunhar a participação de cristãos de diversas denominações, muçulmanos e outros, destacando a força da colaboração inter-religiosa. Ele enfatizou que essa união transcende barreiras religiosas, sendo evidenciada por inúmeras mensagens de confirmação recebidas nas redes sociais oficiais da Revolução Azul.

Mondlane explicou que, tanto na tradição cristã quanto na muçulmana, a caridade desempenha um papel crucial. Ele compartilhou sua convicção de que documentar o “Natal do Mendigo” através de fotos e vídeos não tinha motivações políticas ou de popularidade, mas sim o desejo de impactar os indecisos e despertar uma compreensão mais profunda sobre a condição dos menos favorecidos.

Durante a distribuição dos kits, Mondlane e sua equipe ouviram relatos comoventes de traumas e dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem nas ruas. Descobriram artistas, intelectuais e famílias inteiras em situações precárias, desafiando estereótipos sociais.

O activista encerrou sua mensagem ressaltando que a experiência do “Natal do Mendigo” transformou profundamente sua perspectiva e convidou os leitores a considerarem a mesma transformação. Ele expressou a esperança de que os registos visuais se tornem ferramentas de ensino, inspirando a valorização das vidas que enfrentam as adversidades nas ruas.

Em tom conclusivo, Mondlane desejou a todos boas festas e um ano novo repleto de amor ao próximo, independente de suas condições sociais.

O conteúdo Natal fora do comum: Activista abraça “Natal do Mendigo” aparece primeiro em Hold On Angola.



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Natal fora do comum: Activista abraça “Natal do Mendigo”

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×