Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ahhh! Como eu queria ter nascido índio!

Se eu Fosse índio, não precisaria trabalhar. Receberia verbas dos impostos pagos pelos brancos. E pelos negros também. Passaria o dia pescando, ou deitado na rede, ou jogando CS. Plantar mandioca? Nem pensar! Melhor comprar no mercado. Até por que eu teria uma Hilux com o tanque cheio pra ir buscar. Pra chegar lá, eu não precisaria me orientar pelas estrelas, pois minha pickup teria GPS. Ou então poderia consultar o Google Maps.

Se eu fosse índio, eu teria cota na universidade pública para aprender a cultura do branco. O mais engraçado disso é que eu sempre defenderia o direito aos meus privilégios argumentando que é preciso preservar e manter viva a cultura indígena. E os brancos acreditariam!


Se eu fosse índio seria um dos 896.500 donos de 1.097.412 km2 (uma área igual à da Bolívia) ou seja 12,6% (1/8) do Brasil. Então eu, sozinho, teria uma propriedade de 1,22 km2, ou 122 hectares. E seria um latifundiário improdutivo, sem precisar plantar nada. Ahh, já ia me esquecendo. Cada um dos meus filhos e minha mulher (ou mulheres) teriam uma área igual a minha. E quer saber? Eu ainda assim acharia que a terra que tenho não é suficiente, chamaria a imprensa e inventaria que o branco estaria me expulsando das minhas terras, pra eu conseguir mais um pouquinho do Brasil de cada vez.

Se eu fosse índio, poderia até, por alguns milhões de dólares, fazer contratos com empresas multinacionais, em troca da exploração dos recursos naturais das minhas reservas. E o melhor de tudo: quando a imprensa descobrisse isso e noticiasse, eu poderia dizer que fui enganado pelo homem branco!

Se eu fosse índio, eu poderia dizer que o homem branco tem uma dívida comigo, que roubaram a minha terra. E eles cairiam nessa conversa mole, esquecendo-se que antes deles chegarem, as nossas tribos viviam em guerra por terra umas contra as outras, matando os homens e assassinando e escravizando mulheres e crianças. E às vezes até comendo o inimigo. Mas o mais legal é que os brancos achariam que somos um povo essencialmente bondoso e ingênuo.

Se eu fosse índio poderia cometer crimes bárbaros na minha tribo, enterrando vivas crianças com defeitos físicos de nascença, ou simplesmente as que eu achasse que trazem má sorte. O que é sensacional nisso é que o homem branco acharia que isso é cultural e não que fazemos isso pra não termos que sustentar os inadequados, ou carregar peso morto.

Se eu fosse índio eu seria um popstar. As pessoas me parariam na rua pra tirar fotos. As crianças me adorariam e acreditariam que eu sou um herói defensor da floresta e da natureza. Que bom que o homem branco finge não saber que eu adoro um mico-leão-dourado na brasa!

Ahh, como eu Queria Ter Nascido índio!

Paulo Lamentando-Não-Ser-Guarani-Kaiowá-Terenzi




This post first appeared on Shurangles... | Em Terra De Cego Quem Tem Um Olho, please read the originial post: here

Share the post

Ahhh! Como eu queria ter nascido índio!

×

Subscribe to Shurangles... | Em Terra De Cego Quem Tem Um Olho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×