Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como proteger sua casa usando a sabedoria da Antiga Grécia?

Proteger sua casa de maneira inteligente pode ser um dasafio para quem não está preparado!

“Contra os peritos na defesa, o inimigo não sabe como atacar.” – A Arte da Guerra

Você já considerou a possibilidade de Sua Casa ser invadida? É provável que não. Pois esse parece um tipo de coisa que só acontece na casa do vizinho.

Mas não fique chateado. Na antiga Grécia, o povo grego também não acreditava na possibilidade de uma invasão persa pelo mar.

Somente o general Temístocles ponderou sobre essa ameaça. Tanto é que ele dedicou dez anos de sua vida trabalhando em um plano para deter Xerxes num canal chamado Estreito de Artemísia.

Então façamos como Temístocles, preparemos a nossa estratégia.

Claro que não precisaremos investir dez anos de nossa existência, o que seria uma verdadeira façanha.

E essa é uma boa notícia. E a outra boa notícia, é que você não precisa se transformar em nenhum estrategista militar para empregar essa tarefa.

Basta que você defina o perímetro que deseja proteger e aja com inteligência. É o que chamaremos de sistema de defesa agindo em sincronia com o fator humano.

O que fazer para proteger sua casa?

O general Temístocles compreendeu que não se pode usar forças terrestres sem apoio naval.

O mesmo aconteceu com os especialistas em segurança,contemporâneos. Eles concluíram que a defesa de um posto de observação depende de vários sistemas trabalhando em conjunto.

Um sistema agindo em sincronia tem o poder de desestimular um invasor. Porque um indivíduo nessas condições não quer fazer esforço, do contrário, estaria trabalhando.

Por isso não pretendemos pensar o sistema de segurança apenas pelo ponto de vista tecnológico, mas com base naquilo que lhe dá apoio para ser eficiente: o fator humano. Vamos repensá-lo com base na psicologia da ação.

O melhor caminho para proteger sua casa!

A melhor estratégia é o caminho do desgaste psicológico e da prevenção. O sistema de obstáculos, no trajeto a ser percorrido pelo invasor, é o melhor método para minar seu ânimo.

Se ele encontrar muitos empecilhos pela frente, é possível que desista.

Ele não estará disposto a passar a noite desativando câmeras, ludibriando cercas elétricas ou muros com concertinas, correndo de cachorro, cortando portas blindas com maçarico e por aí afora. Pois parece coisa para o Rambo.

Para saber mais sobre Concertinas acesse nosso post AQUI!

A Sincronia

Mas ainda que tenhamos um arsenal tecnológico a nosso dispor, nada funcionará se não agirmos com inteligência.

Geralmente alguém preferirá invadir nossa casa, quando ninguém estiver em casa ou quando estivermos distraídos na nossa vigilância.

Como usar a sincronia para proteger sua casa

Os espartanos estavam em sincronia com a armada de Temístocles na entrada do canal do Estreito de Artemísia.

Se Temístocles falhasse, os espartanos de Leônidas podiam ser surpreendidos por um ataque na retaguarda de um exército numericamente superior.

Mas como estavam estrategicamente posicionados num desfiladeiro, o afunilamento natural da região reduzia otamanho do exército invasor.

Repare na sincronia entre infantaria, geografia e força naval, funcionando juntos.

Faça alianças

Se você não tiver uma opção de auxilio ao seu sistema de segurança, com certeza ele falhará. A política da boa vizinhança sempre foi praticada pelos maiores conquistadores da história, inclusive por Alexandre Magno.

Ninguém faz nada sozinho. Tire proveito disso. A Grécia não passava de um emaranhado de estados inimigos que acabaram tendo que se unir para vencer os persas.

Faça o mesmo, mantenha uma boa relação com seus vizinhos. Deste modo, você poderá contar com eles, caso sua casa seja arrombada na sua ausência.

Às vezes, as pessoas têm um bom sistema de segurança. Mas um ladrão pode contar com o fator tempo para lidar com isso.

Se você tiver uma boa relação com sua vizinhança, esse fator tempo pode ser virado contra ele. Quer dizer que você tem olhos e ouvidos que não podem ser totalmente controlados.

O latido de um cachorro pode ser um bom sinal. Mas torna-se inútil se não tiver ninguém para ouvir. Você entendeu o que é sincronia com o ambiente?

Tecnologia para proteger sua casa

Onde a tecnologia falha, temos que contar com o fator humano, Osama Bin Laden deixou isso bem claro em 11 de setembro de 2001. Têm coisas que a tecnologia não pode nos dar.

O olhar de uma câmera de vigilância é limitado em relação à versatilidade da percepção humana.

Uma ação não pode ser percebida apenas com os olhos, ela pode ser ouvida, pode ser pressentida. O que é possível apenas para o ser humano.

É o ser humano que intui que desconfia. Portanto, ele é o principal ingrediente para sofisticar um sistema de segurança.

Conte com as pessoas a sua volta. E faça com que elas percebam que podem contar com você. Assim, o melhor sistema de segurança esatará formado com o apoio da tecnologia e da aliança.

O cercamento de sua propriedade é de fundamental importância para essa estratégia: saiba mais em nosso post: http://blog.casadascercas.com.br/escolher-o-cercamento-da-sua-propriedade/

Importância da Rotina na proteção de sua casa

Um dos fatores importantes no caso de você deixar a casa sozinha é a rotina.

Tente manter sua rotina, pelo menos aparentemente. Esse foi um dos empecilhos que os persas enfrentaram contra os espartanos. A guerra fazia parte da rotina deles, desde Licurgo.

Então não mude seus hábitos. Ao contrário, conserve-os. Uma mudança de hábitos pode ser um sinal a quem deseja arrombar sua casa.

Por exemplo, se você costuma acender uma luz durante determinada hora e depois apagar, dê um jeito de manter esse hábito na sua ausência, usando luzes com temporizador digital ou pedindo que um vizinho ou parente faça isso por você.

Preste atenção na sua grama, contrate alguém para apará-la, caso você for viajar. Detalhes como esse costumam confundir as pessoas mal intencionadas.

Cuide o excesso de exposição

Há relatos de que o general Temístocles se infiltrou na cidade de Dario como espião, para poder colher informações sobre uma suposta invasão do seu país.

Aqui temos um caso invertido de estratégia que pode ser usada contra nós.

Portanto, não comente sobre uma suposta viagem com quem você não conhece e nem em rede sociais. Não fale sobre objetos de valores que possui em casa.

Evite postar imagens em redes sociais de lugares estratégicos que deem acesso à sua residência. Não comente sobre supostos defeitos no sistema de segurança ou em portões de garagem.

Preste atenção em quem você convida para ir à sua casa.

Tomando a aliança como base, cremos que você pode ser bem criativo em construir sua defesa residencial. Pois cada ambiente tem suas particularidades tendo assim suas vantagens ou desvantagens. Fortaleça os pontos fracos e reforce os pontos fortes.

O post Como Proteger Sua Casa usando a sabedoria da Antiga Grécia? apareceu primeiro em Casa das Cercas.



This post first appeared on Casa Das Cercas, please read the originial post: here

Share the post

Como proteger sua casa usando a sabedoria da Antiga Grécia?

×

Subscribe to Casa Das Cercas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×