Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DAR E RECEBER

DAR E RECEBER

Meus caros, em 04 de Dezembro de 2003 criei o Grupo Cooperativa de Ideias, com a finalidade de trocar informações sobre o varejo com as pessoas que se interessam pelo tema.
Hoje contamos com 703 participantes e durante esse período, quase 14 anos, foram postadas 3.595 mensagens.

Criei o grupo inspirado pela famosa frase do escritor Zig Ziglar que diz: "Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem.

O que percebi ao longo desse tempo é que não só nesse grupo mas em todas as mídias sociais em que participo é que há pouca troca de informações e experiências. O que vemos, infelizmente são pessoas participando somente divulgando seus produtos ou serviços sem darem qualquer contribuição; felizmente há exceções, mas poucas.
Há outros participantes que se limitam somente em copiar e salvar artigos de seu interesse e depois divulgam sem indicar as fontes; são os verdadeiros "vampiros de informações".

Recentemente li o EXCELENTE "DAR E RECEBER", Uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência, de Adam Grant - Sextante, 2014. Você pode também ler o resumo no site https://www.getabstract.com.

Nesse livro, o autor analisa os três tipos de pessoas que você pode ser. Passarei abaixo alguns tópicos que achei interessante:

Você pode ser um to­ma­dor (taker), um do­a­dor (giver) ou um com­pen­sa­dor (matcher).

Os to­ma­do­res e com­pen­sa­do­res ficam no meio da es­cala, en­quanto os do­a­do­res ocu­pam os lu­ga­res do topo e da base.
Nas redes de con­ta­tos, os to­ma­do­res bus­cam a van­ta­gem, os com­pen­sa­do­res bus­cam as tro­cas jus­tas e os do­a­do­res aju­dam os ou­tros de graça.

Os do­a­do­res pro­mo­vem a cri­a­ti­vi­dade e ex­ce­lên­cia na­que­les que os cer­cam.
Se você pensa só nos ou­tros, você fi­cará es­go­tado. Cuide dos seus in­te­res­ses e ana­lise cui­da­do­sa­mente o seu tempo e sua ener­gia.

Os do­a­do­res usam a co­mu­ni­ca­ção não au­to­ri­tá­ria para terem in­fluên­cia sem do­mi­nân­cia. Suas téc­ni­cas in­cluem o re­curso a con­ces­sões e he­si­ta­ções e a fazer per­gun­tas.
Para tor­nar os mem­bros de uma co­mu­ni­dade mais in­cli­na­dos a doar, es­ta­be­leça as nor­mas ade­qua­das.
Você se be­ne­fi­ci­ará ao doar mais, em sua vida, seu am­bi­ente de tra­ba­lho e sua co­mu­ni­dade.

Toda vez que in­te­rage com al­guém, você es­co­lhe o tipo de pes­soa que você vai ser.
- Você será um to­ma­dor, cui­dando ape­nas de si pró­prio?
- Você será um do­a­dor e fará o que for me­lhor para os ou­tros?
- Ou um com­pen­sa­dor, que trata os ou­tros da mesma ma­neira que Eles tra­tam você?

Os do­a­do­res, os to­ma­do­res e os com­pen­sa­do­res de­sen­vol­vem redes de re­la­ci­o­na­men­tos ba­si­ca­mente dis­tin­tas.

Os to­ma­do­res em geral se re­la­ci­o­nam ati­va­mente. No en­tanto, os to­ma­do­res re­ser­vam seu charme para as pes­soas mais po­pu­la­res ou po­de­ro­sas. Quando os to­ma­do­res as­cen­dem em suas or­ga­ni­za­ções, eles per­se­guem aber­ta­mente ob­je­ti­vos egoís­tas, e tra­tam mal os seus pares e su­bor­di­na­dos. Eles con­se­guem pa­re­cer me­lho­res que os ou­tros ao com­par­ti­lhar ape­nas a in­for­ma­ção que os fa­vo­rece. Isso faz com que suas redes de re­la­ci­o­na­men­tos de­caiam com o tempo. As pes­soas per­dem a pa­ci­ên­cia com os que são sem­pre to­ma­do­res.

Os com­pen­sa­do­res ten­tam adap­tar o seu com­por­ta­mento às ações dos que os cer­cam. Eles ini­ci­al­mente tra­tam bem os to­ma­do­res, mas de­pois de os to­ma­do­res ine­vi­ta­vel­mente os atrai­ço­a­rem, os com­pen­sa­do­res apli­cam a pu­ni­ção. Os com­pen­sa­do­res cons­troem as redes de re­la­ci­o­na­men­tos com base na re­ci­pro­ci­dade e jus­tiça. A re­ci­pro­ci­dade é ótima, mas usá-la como norma tem des­van­ta­gens. Se você dá a al­guém que só fun­ci­ona na base da re­ci­pro­ci­dade, essa pes­soa es­pe­rará que o pe­dido venha acom­pa­nhado de uma do­a­ção. Os com­pen­sa­do­res focam no be­ne­fí­cio ime­di­ato em todas as tro­cas.

O medo de ser con­si­de­rado fraco ou in­gê­nuo im­pede que muita gente se com­porte como do­a­dor no tra­ba­lho.

Adam Rif­kin, co­-fun­da­dor da Ren­koo é um do­a­dor clás­sico. Rif­kin acre­dita que tudo o que vai volta. Ele ar­ranja reu­niões den­tro da sua rede de re­la­ci­o­na­men­tos para co­nec­tar pes­soas, aju­dar as star­tups a en­con­tra­rem in­ves­ti­do­res e aju­dar can­di­da­tos a em­prego a encontrá-lo. Em in­te­ra­ções me­no­res, ele segue a regra do "favor de cinco mi­nu­tos". Se al­guém pedir um favor a você que tome cinco mi­nu­tos ou menos do seu tempo para satisfazê-lo, você deve fazê-lo.

Doar ao en­si­nar: En­si­nar de­mons­tra o ver­da­deiro poder da do­a­ção.

Você pode in­flu­en­ciar os ou­tros pelo do­mí­nio ou pelo pres­tí­gio. Quando es­ta­be­lece o do­mí­nio, os ou­tros veem você como com­pe­tente e po­de­roso. Ao ad­qui­rir pres­tí­gio, você ganha in­fluên­cia, por­que as pes­soas o res­pei­tam e ad­mi­ram. Estas duas op­ções de­cor­rem de seu es­tilo de re­ci­pro­ci­dade.
Os to­ma­do­res es­co­lhem o do­mí­nio e pra­ti­cam a co­mu­ni­ca­ção au­to­ri­tá­ria. Eles são as­ser­ti­vos e en­fa­ti­zam o or­gu­lho e as re­a­li­za­ções. Con­tudo, o do­mí­nio é um jogo de soma zero: se você do­mina os seus co­le­gas, você ganha in­fluên­cia, e eles a per­dem.

Saber como apro­vei­tar os be­ne­fí­cios da do­a­ção, não as­se­gura ne­ces­sa­ri­a­mente o su­cesso. Você pode aca­bar es­go­tado. Sem se dis­per­sar, seja um do­a­dor, mas não deixe que os to­ma­do­res ex­plo­rem você. Você de­seja interessar-se pelos ou­tros e vê-los pros­pe­rar, mas que não seja em de­tri­mento de si mesmo. Você deve ser um pouco egoísta.

Boa leitura aos interessados.
Nelson Alexandre:.
Deus não fará nada na sua vida sem a sua cooperação! Não adianta oração quando se tem de agir!


This post first appeared on COOPERATIVA DE IDÉIAS / Nelson Alexandre:., please read the originial post: here

Share the post

DAR E RECEBER

×

Subscribe to Cooperativa De IdÉias / Nelson Alexandre:.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×