Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual é a diferença entre vegan e vegetariano?

Vegetarianismo e veganismo são dois termos semelhantes e comummente confundidos, mas representam dois regimes alimentares/estilos de vida diferentes. Apesar do veganismo se ter desenvolvido a partir do vegetarianismo é importante conseguir reconhecer a diferença entre os dois. Afinal de contas, estes tipos de alimentação e estilos de vida estão a tornar-se cada vez mais populares na sociedade actual. E devido ao aumento da sua popularidade, existem cada vez mais restaurantes e menus direccionados para este público.

O vegetarianismo ou vegetarismo pode ser adoptado por vários motivos sendo o respeito pela vida dos animais o mais frequente.

Qual é a diferença entre vegetariano e vegan?

Vegetariano

De uma forma simplificada, podemos dizer que os vegetarianos têm um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de Origem vegetal, ou seja, são indivíduos que não consomem animais. E isto significa que não comem carne de nenhum animal, sem excepções. Carne de vaca, porco, aves, marisco, peixe estão todos excluídos. No entanto, podem consumir outros produtos de Origem Animal, como por exemplo ovos, lacticínios e mel.

Existem vários tipos de dieta vegetariana, nomeadamente:

  • Ovo-lacto-vegetarianos – Têm uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, mas consomem alguns produtos de origem animal (ovos, laticínios)
  • Ovo-vegetarianos – Têm uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, mas consomem alguns produtos de origem animal (ovos)
  • Lacto-vegetarianos -Têm uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, mas consomem alguns produtos de origem animal (laticínios)
  • Vegetariano estrito – não ingerem nenhum produto de origem animal.

Vegan

Por outro lado, e à semelhança dos vegetarianos, os vegans também não comem carne. A grande diferença é o facto de os vegans não consumirem nenhum tipo de produto de origem animal. Nem mesmo os lacticínios (iogurtes, queijo, leite), ovos e mel. Até mesmo as gelatinas, que têm uma proteína de origem animal estão excluídas da dieta.

Outra particularidade dos vegans está no facto de também não utilizarem produtos não alimentícios que tenham origem animal ou tenham sido experimentados em animais. Isto inclui, produtos cosméticos, vestuário (casacos de pele), entre outros. Neste caso, deixa de ser uma escolha exclusivamente alimentar e passa a ser um estilo de vida em que escolhem prescindir de tudo o que possa causar sofrimento a animais. Geralmente existem fortes motivos éticos associados ao veganismo. Este último factor é aquele que diferencia um vegetariano estrito e um vegan.

The post Qual é a diferença entre vegan e vegetariano? appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Qual é a diferença entre vegan e vegetariano?

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×