Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A vontade é "sem noção"

Querida Danuza,

Pois é, a vontade não tem percepção se um desejo é possível ou não. Simplesmente procura meios para conseguir realizar e às vezes perde a noção.
Pensei nisso quando minha mãe, aos 95 anos e com dificuldade de andar, decidiu renovar seu passaporte para ficar pronta para as próximas viagens.
Ela viajou muito nos últimos 30 anos, desde que meu pai faleceu. No ano passado ela teve um problema de hérnia de disco e foi operada, numa cirurgia pouco invasiva. O resultado é que a dor na perna melhorou mas ela ficou com muita dificuldade para andar e tivemos que contratar cuidadoras para acompanhá-la 24 horas.
Depois outras dores vieram e se instalaram, dores dos braços, e ainda nas pernas.
Providenciamos também aulas de hidroterapia para que ela mantenha a possibilidade de andar, mas tudo isso como paliativo, essa dores são irreversíveis por conta da idade.
Estava eu sentada na sala quando ela me avisou que já tinha solicitado à sua agencia de viagens que providenciasse a renovação de seu passaporte.
Na hora perguntei para quê ela queria renovar o passaporte se não tinha nenhuma viagem programada, ao que ela me respondeu que ia viajar assim que ficasse boa.
Por isso pensei que a vontade é sem noção.
Para ela viajar tem que levar uma cuidadora, o que ela não admite, e também deve ser uma viagem onde ela não precise subir em ônibus nem andar em aeroportos, ou seja, precisa ser uma viagem de navio, pegando o navio aqui no porto e voltando para cá. Mesmo assim dentro do navio os percursos são longos, pois geralmente os restaurantes e teatro são nas pontas, logo se anda bastante, e será necessário utilizar uma cadeira de rodas, o que ela também não admite, mas nada disso a convence que agora não é mais possível viajar e que o passaporte não é mais necessário. Simplesmente não tive coragem de retrucar e deixei ela correr com a renovação do passaporte. Hoje ela me disse que o passaporte ficará pronto para retirada no final do mês. Esperança é necessária para se viver.
Mas fiquei matutando sobre essas vontades que temos, muitas vezes impossíveis, e onde fazemos muito esforço para alcançar, causas perdidas, sem noção da possibilidade real de realizá-las.
Essa coisa de querer é poder é meio sem noção, acredite.



This post first appeared on Cartas Para Danuza, please read the originial post: here

Share the post

A vontade é "sem noção"

×

Subscribe to Cartas Para Danuza

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×