Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sistema de gestão integrada: como funciona?

A cada dia que passa, as empresas têm aderido aos sistemas de gestão para facilitar o dia a dia e existem inúmeras dessas plataformas de gestão de processos que podem ser utilizadas e o Sistema de gestão integrada (SGI) otimiza todas elas.

Sabe-se que a gestão da empresa é um dos pilares que mantém um empreendimento vivo e o faz funcionar, pois isso cada dia que passa, empresários buscam formas de organizar os seus processos da melhor forma.

Pensando nessa busca e na importância que esses sistemas têm para a administração da empresa, nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre Sistema de gestão integrada (SGI).

O que é a SGI? 

O Sistema de gestão integrada ou mais conhecido pela sigla SGI é um tipo de software de gestão que unifica todos os dados e informações da empresa, permitindo uma maior otimização da organização de suas operações.

Em uma empresa existem vários setores com várias funções diferentes, antigamente era comum que cada um tivesse um sistema específico para seus fazeres, no entanto, o Sistema de gestão integrada (SGI) foi criado para mudar isso.

O SGI é uma ferramenta que permite que uma empresa tenha em um único sistema que execute todas as funções de gestão de processos do seu negócio, sendo assim, o que antes eram necessários vários programas agora vários setores, agora precisa apenas de um.

Com o Sistema de gestão integrada, quando uma pessoa lança alguma informação desse software, todos os outros indivíduos terão esses dados a sua disposição, otimizando o processo de gestão de toda a empresa.

Quando surgiu o SGI?

O surgimento do Sistema de gestão integrada (SGI) só foi possível graças a linguagem de programação, mas até a sua criação ser tornar o que é hoje, com todas as suas tecnologias, foi um longo caminho.

Década de 1960

O conceito inicial do Sistema de gestão integrada começou a apontar na década de 60 graças a tecnologia da época que era baseada em gigantescos mainframes que tinha como objetivo realizar o controle de stocks.

Apenas dessa automatização não ser barata e ainda ser lenta, ela ainda agiliza os processos manuais. 

Década de 1970

Com o avanço da economia e da era computacional, foram criados os Sistemas de Planeamento de Requisição de Materiais, já surgindo no molde de conjuntos de sistemas que falavam entre si e geriram inúmeras fases dos processos de produção.

Década de 1980

Foi na década de 1980 que as redes de computadores começaram a ser ligadas a servidores, pois tinham um custo-benefício melhor que os mainframes, ocasionado a revolução nas atividades de gestão de logística e produção.

Além dessas duas atividades, foi possível também controlar funções de outros setores, como de recursos humanos, compras e vendas.

Década de 1990

Foi somente na década dos anos 90 que foi criada a nomenclatura SGI referente aos Sistemas de Gestão Integrada graças à implementação do modelo de cliente/servidor.

Essa implementação fez com que gerasse um grande número de fabricantes desse tipo de software que abrangiam grandes pacotes de gestão, surgindo então o SGI que conhecemos hoje.

Qual a importância do SGI?

Os Sistemas de Gestão Integrada (SGI) são muito importantes para todas as empresas que querem otimizar as suas operações em um único local, eis que esse estilo de ferramenta traz inúmeras vantagens no dia a dia:

Junção de vários software

Como dito anteriormente, antes da criação do SGI eram utilizados vários sistemas diferentes para cada área de uma empresa que exerciam funções diferentes. 

Por exemplo, os Recursos Humanos usavam um somente para eles, já o setor de compras, necessitava de um específico para ele. 

Já o sistema de gestão integrado faz com que a empresa tenha apenas um sistema e não vários que não eram conectados entre si e que não se comunicavam, o que otimiza muito sua gestão.

Redução de custos e tempo

Uma vez que não são mais necessários inúmeros programas específicos e isoladoras, isso faz com que a empresa tenha uma redução no custo de licenças, eis que com o SGI pagaria o preço de um programa com função de vários.

Além da redução de custos, o SGI também economiza o tempo da empresa, pois como é um único programa, todos os dados estão nele, facilitando a comunicação interna de setores diferentes.

Otimização de processo

Uma das maiores vantagens e importâncias que o SGI proporcionou às empresas foi a otimização dos processos, facilitando a análise dos andamentos das atividades do negócio para organizar as tarefas e atingir os objetivos propostos.

Além dessas 3 vantagens que tornam muito importante a utilização do SGI nas empresas, existem outras como:

  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Facilidade de compartilhamento de informações;
  • Maior confiabilidade nos dados;
  • Unificação de informações e muito mais.

Quais os princípios do SGI?

Os principais princípios utilizados do SGI são:

  • Contexto da organização: aqui a empresa apresenta questões internas e externas, bem como as expectativas das partes;
  • Sistema de gestão e a interação dos processos: aqui as normas definem que os colaboradores incluem suas interações e os processos;
  • Gestão de oportunidade e riscos;
  • Planejamento de política integrada e comprometimento;
  • Implementação de pessoas capacitadas para realizar o necessário para implementações das ações planejadas
  • Avaliação de desempenho: aqui é necessário verificar o desempenho do sistema de gestão integrada;
  • Análise crítica e melhoria: é necessário realizar avaliação do SGI e realizar melhorias para aprimorar o SGI.

Além dos princípios citados acima, há outros que regem o SGI.

Quais as principais normas do SGI?

As principais normas contempladas pelo SGI e que servem de referência na hora da implantação e manutenção do sistema são:

  • IS0 9001;
  • ISO 14001; 
  • ISO 45001; e, 
  • ISO/IEC 17025.

Como usar o SGI?

Para usar o SGI basta que as empresas analisem as necessidades dos seus setores e implementem um que contenham as funções que todos os seus departamentos necessitam.

Assim, após a implementação do SGI, o setor de Recursos Humanos irá usar no sistema as funções designadas para seu departamento e enquanto os setores de logística, compras, vendas e outros usarão as funções específicas para cada um deles.

Quais são as empresas que mais utilizam o SGI?

Diante de todos os benéficos que o Sistema de Gestão Integrado (SGI) muitos empresários têm se interessado por ele. Todas as empresas podem implementá-lo, mas a que mais utilizam são:

  • Indústrias;
  • E-commerces;
  • Fintechs.

Como implantar o SGI em uma empresa?

Se você gostou de tudo o que o Sistema de Gestão Integrado (SGI) tem a oferecer e quem implantar em sua empresa, confira nossas dicas:

    • Análise quais são as necessidades da sua empresa;
    • Após essa análise, verifique qual é a melhor integração para o seu negócio;
  • Oriente os seus colaboradores para que eles entendam como irá funcionar o SGI, encaminhando materiais e fazendo treinamentos;
  • Acompanhe a utilização do SGI dos seus colaboradores, bem como suas dificuldades e dúvidas;
  • Aprimore os processos constantemente, adotando o SGI em todos os departamentos.

As empresas que implementam os Sistemas de Gestão Integrada (SGI) sem dúvidas conseguem gerir seus processos com muito mais eficácia do que as outras.

Leia mais:

  • Power BI: conheça a ferramenta mais usada no mercado
  • Engenharia de dados: conheça os detalhes da mais nova engenharia do mercado

O post Sistema de gestão integrada: como funciona? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Sistema de gestão integrada: como funciona?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×