Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia a dia de um(a) universitário(a)

Bonjour, meu povo!

Mudei um pouco os planos porque eu ainda não recebi nenhuma resposta de nada administrativo pra poder publicar pra vocês. Quero esperar quando tiver todas as informações de todas as etapas e assim escrevo a informação toda de uma vez.

Assim, o post de hoje é sobre o dia a dia universitário, com perguntas que todo mundo tem, mas ninguém encontra uma resposta objetiva em blogs do tipo:

Vida universitária…

1) como se vestir?

2) o que eles comem?

3) como vivem?

4) vida social, dá pra administrar?

Aqui, agora (!) eu respondo todos esses questionamentos que eu tive antes de vir e não achei nada a respeito em lugar nenhum!

Vamos lá…

Vestimenta

Gente, aqui é o CÉU para se vestir pra ir pra aula. Me senti de volta à minha universidade caiçara, onde eu ia de shorts curtíssimo, chinelo havaianas e blusa de alça.
Minha mãezinha sempre dizia: “Vc vai ASSIM pra faculdade??? Na minha época nem podia entrar.” (ambas estudamos na mesma universidade católica).
CLARO, sempre tinha aquela menina (umas 3, vai) que ia em cima de um salto de 15cm, calça social, camisa social e bolsa da Victor Hugo desde o primeiro dia de aula no primeiro ano numa aula de Sociologia às 7 a manhã. Mas para minha sorte que sempre tive um estilo meio fora do padrão do Direito, usava calça larga, tênis e boné (ou sempre muito acalorada), nunca sofri nenhuma retaliação do corpo dicente. Hahahaahahah
Voltando ao momento atual, aqui vc pode usar o que bem entender. Acho que se vc for de pijama, decote, ninguém tá nem aí. Sabe, é isso que eu amo na Europa, ninguém cuida da sua vida ou se importa com o que vc tá usando. E olha que é uma universidade católica com 7 mil alunos no meu campus.

Eu geralmente vou com meu tênis de rapper (sabe aqueles que são meio de jogador de basquete, misturado com sapato ortopédico de criança, mas SEM o salto?! Eu sempre quis um tênis branco desses, mas no Brasil os sem salto eram caros e aqui achei um lindo super barato), uma camiseta qualquer e pronto. E o cabelo???Pq eu tenho cabelo afro alisado e curto. Raras as vezes que uso secador. Comecei a usar agora pq tá esfriando e a raiz ta bem grandinha já.
Raramente me arrumo pra ir pra aula, só nos dias frios… Mas é pq não tenho muita opção, vestido é mais fácil de de colocar, combinar e usar nos dias frios. A mulherada não usa maquiagem… Eu passo rímel só pq acho um desaforo com a minha brasilidade. hahahaah

E acho que to bem integrada ao ambiente pq volta e meia me perguntam informações sobre a cidade, como faz pra chegar em tal lugar… Aqui o pessoal não é nada muito ligado no seu eu exterior, vaidade essas coisas como no Brasil. Ainda vou fazer um post sobre as mulheres lyonesas, se possível, com fotos!

Então se vc, como eu, procura feito louca qual é o dresscode de universidade, NÃO SE PREOCUPE, porque não tem! Vá a vontade, como vc se sentir melhor e confortável. Ninguém te julgará ou olhará torto por isso.

Comida

Temos um restoù dentro da universidade (restaurante universitário). Para aqueles que não sabem o esquema, são pratos super baratos, entre 2 e 3,50 euros. Nessa variação de preço tem 3 ou 4 opções de comidas diferentes, as quais podemos fazer combinações diferentes.

 Diquinha da Bia: Fazia tempo que não tinha, né? Hahahaha
Caso alguém vá até mesmo à turismo às cidades francesas e com a intenção de economizar pretende comer nessas lanchonetes, SEMPRE pergunte o que pode ser combinado com o que. Decida uma das opções disponiveis e pergunte qual o acompanhamento possível com aquilo. Confia na diquinha. É melhor do que ficar advinhando ou ouvir o cara ser grosso dizendo que não pode misturar comida A com comida C. Aqui embaixo vou postar alguns pratos que já vi. EU sempre opto pelas fritas com qualquer acompanhamento (salsicha ou carne).

É um purê de batata com uma cara meio dura e carne moída. Não sei dizer se estava bom, eu comi o prato de baixo nesse dia. Hahahaha


Era um frango… Meio sem sal e com aspecto meio feio, mas o molho tava bem gostoso!


Eles chamam aquela carne ali de hamburguer. Praticmanete crua, pra minha sorte adoro carne mal passada.
Para os que não quiserem se aventurar em pratos como o de baixo, essa é uma combinação certeira e tem todos os dias.


São frutos do mar. Sim, parece comida de presídio, mas disseram que o gosto era DIVINO.

Aqui na universidade tem o subsolo que também tem mesas e microondas e você pode trazer sua comida e comer lá. Quando tenho aula todos o dias o dia inteiro, eu levo umas 3 ou quatro vezes na semana. É saudável, econômico e rápido. Hahahahah a fila do restoù é sempre um parto.

Vivência


Bom, esse é um tópico bem delicado porque depende do seu budget ($). Vou falar de uma forma geral e como eu estou vivendo… A gente vive aqui, de uma forma bem limitada, contida no geral. Isso comparando essencialmente meu estilo de vida brasileiro. Não fazia conta de gastos e muita contenção de despesas.

Mas sim, dá pra viajar. Tem passagem de trem às vezes em promoção por 5 euros, 10 euros… Couchsurfing e uns trocados pra comer qualquer fast food no destino.

Sim, dá pra viver. Vc vai ponderar sempre que passar pela H&M, New Look, New Yorkers ou Primark (são as lojas consideradas baratas e com roupas boas) “Puts, 10 euros uma blusa…” e vai ver se vale a PENA mesmo e se vc precisa gastar 10 euros em uma blusa. Mero exemplo, pq tem blusa (boa!) de 2 euros E AINDA ASSIM VC VAI PONDERAR!

Eu prefiro gastar 10 euros em comida e vinho do que roupa na atual conjuntura.

Mercado… Vai muito de cada um. E é um SACO fazer mercado aqui se vc quer economizar. Eu por exemplo faço mercado em 3 lugares diferentes: Monoprix, CarrefourLidl (o mais baratão). Tem coisas especificas que compro em cada um desses mercados semanalmente. E aí vc pensa “Arrumar casa, cozinhar, estudar pra faculdade e pro curso de francês, manter um blog e ainda fazer mercado 3x por semana.” Sim, não é fácil e toda vez que saio do mercado toda carregada, parecendo uma muambeira eu penso “Que saudades da minha confortável vida com carro no Brasil e que eu SEQUER fazia um mercado!” hahahahahaha
Enfim, eu gasto em torno de 20 euros por semana em compras de mercado, mas porque eu faço compras também no Carrefour que é bem do caro por aqui e o Monoprix tem gente que acha caro, eu acho bem ok.

Para os que quiserem economizar MESMO até no mercado tem um hipermercado chamado Leclerc. Dizem por aí (eu nunca fui e se for vai ser só por “turismo”) que é tipo um atacadão francês. Mas não tem variedade nenhuma, só 1 uma marca de tudo. É aquilo e aquilo mesmo e dizem que é extremamente barato. Eu não tenho nada contra atacadão, tá gente??? Ia muito aí no Brasil, mas aqui é um atacadão e com coisas de baixa qualidade pelo que me disseram. Aí me desculpa, pra mim não dá. Sem opção de comida e baixa qualidade?! Pra uma pessoa que prefere comida à roupa não vai comer coisas de baixa qualidade. Não saí de casa pra estudar e passar esse tipo de perrengue ahahaahaha
Mas como disse, eu nunca fui, estou pré julgando de acordo com o que me falaram. Tem um aqui perto de casa, vou lá qualquer dia e dou um julgamento mais pessoal sobre o local. Vou fazer um post específico sobre mercados (gordinha de espírito como sou) e devo comentar algo sobre esse mercado mais apronfundado.

Vida Social

Sim! Pode não parecer, mas sobra um pouco de tempo para vida social, um happy hour com os colegas da faculdade e com os professores depois da aula e aos finais de semana. Não é todo dia e o tempo todo, mas uma vez por semana não empobrece e nem mata ninguém. Tem uns pubs universitários que vendem bebida mais barato, house parties… Somos bem criativos!

Balada aqui vc raramente vai pagar pra entrar. O preço de bebida lá dentro depende do lugar mas é geralmente uns 2 euros mais caro do que em pubs normais. Ah, são poucas as baladas que acabam as 5 aqui em Lyon, mas tem balada no barco, o que compensa um pouco o término célere da diversão.

Restaurantes tem pra todos os gostos e todos os bolsos. Estudante também consegue sair de vez em quando pra comer em um restaurante, viu?

Dá pra administrar, como eu disse, eu não vou todo dia. Convite de festa, jantar e bebida por aqui é o que não falta por ser uma cidade universitária e referência mundial na gastronomia, mas os estudos não te deixam comparecer na maioria em todos. Dá pra conciliar sim, escolha os melhores pra vc e seja feliz!

É isso! Se alguém tiver mais alguma dúvida que não acha em lugar nenhum, é só postar aqui embaixo!

Bisous à tous!




This post first appeared on Um Tal De Master, please read the originial post: here

Share the post

Dia a dia de um(a) universitário(a)

×

Subscribe to Um Tal De Master

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×