Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roteiro de viagem: 1 dia em Bolonha

Tags: cidade

Oi pessoal, tudo bem? Durante minha viagem a Itália que fiz em 2015, resolvi de última hora conhecer Bologna (ou Bolonha aqui no Brasil) e gostei bastante da cidade! Ela não é tão turística quando comparamos a Roma e Florença, mas é impossível falar de culinária italiana sem pensar no famoso espaguete à bolonhesa, né? Vale a pena visitá-la, principalmente porque foi lá que encontrei um dos melhores gelatos que provei na vida! hahaha. Mas não é só isto que torna a cidade interessante, já que a mesma é conhecida como “La grassa, La dotta, La rossa” (a gorda, a culta e a vermelha).

Fiz praticamente o básico da cidade e visitei somente os lugares mais famosos, assim como todo bom turista de primeira viagem, e gostei bastante da programação que fiz. Lembrando que o meu roteiro é bem econômico e só entrei nas atrações que realmente achei valiam a pena. Para ajudar, dá uma olhadinha no meu vlog ai embaixo para conhecer um pouco da cidade:

Ah, não se esqueçam que este roteiro foi totalmente personalizado para as minhas necessidades, por isso não estranhe que não fui em museus ou não paguei para ir em certas atrações turísticas, ok? Tive que abrir mão de algumas coisas, mas faz parte!

Eu e a Ca em Bologna

ROTEIRO DE 1 DIA:

  • 08:20: Trem para Bologna (saindo de Florença)
  • 09:45: Chegada em Bologna
  • 10:00: Piazza Maggiore (Basilica di San Petronio, Fontana del Nettuno etc…)
  • 11:00: Palazzo del Podestà
  • 12:00: As Duas Torres
  • 12:30: Palazzo dell’Archiginnasio
  • 13:30: Almoçar
  • 14:30: Gelateria Gianni
  • 18:00: Jantar no Ristorante Donatello (um dos mais famosos da cidade)
  • 20:00: Trem de volta a Florença


Aqui em Bolonha é possível fazer tudo a pé, então vá com sapatos confortáveis!

Piazza Maggiore (Fontana del Nettuno) – A praça principal da cidade

Falei lá no começo do post que a cidade é conhecida por três nomes, e a “la grassa” (a gorda) é, obviamente, devido à culinária de Bologna que ficou conhecida mundialmente. O engraçado é que o espaguete á bolonhesa não é muito consumido por lá, o principal é o prato Tagliatelle Al Ragú! Mas enfim, saia da dieta quando estiver por aqui e aproveite as massas, os gelatos, queijos, presunto de parma, mortadela (que aliás, a daqui é considerada a melhor do mundo!), etc.

Tagliatelle Al Ragú

Já o termo “la dotta” (a culta) é porque trata-se de uma cidade universitária! Mas não é só isso, pois lá é onde você encontrará a Universidade mais antiga do mundo ocidental! Ela foi fundada em 1088 e personalidades como Dante, Petrarca e Boccaccio foram professores de lá! Atualmente é possível visitar o Archiginnasio, prédio que foi construído no século 16 e que antes era o mais importante da universidade, e que hoje abriga uma enorme biblioteca. O mais legal é que ainda é possível visitar a Sala de Anatomia do Archiginnasio, ela é o ponto alto da atração pois foi construída em 1637, é toda feita de madeira e é realmente impressionante! Para mais detalhes, clique aqui.

Palazzo dell’Archiginnasio

E por último a cidade é chamada de “la rossa”, ou vermelha, isso devido ao tom avermelhado da maioria de suas construções. Aqui você irá encontrar o segundo maior centro histórico mais conservado da Europa, e você vai reparar como a maioria deles possuem a cor avermelhada.

Bolonha e sua cor avermelhada

A maioria dos pontos turísticos estão na região da praça principal da cidade, a Piazza Maggiore. Lá você encontrará a fonte do Netuno, a Basilica de San Petronio e o Palazzo Re Enzo, com dois arcos que se cruzam e o legal é que se você sussurrar alguma coisa no canto de uma das paredes, a pessoa que está no canto oposto consegue te ouvir! Vale a pena testar! hahaha

Basilica de San Petronio

E lá perto da praça fica o grande símbolo de Bolonha: as Duas Torres. Não tem nada ver com Senhor dos Anéis, ok? haha As torres são a Asinelli e Garisenda, e elas são umas das poucas que sobraram do período medieval (haviam mais de 100 e atualmente só existem 20).

Asinelli tem 97,2 metros de altura e foi construída em 1119 e você pode subir os 498 degraus (super estreitos) até o topo e observar a vista da cidade. Já a Garisenda, a torre torta, tem apenas 47 metros e foi construída na mesma época. Já aviso que eu não subi na torre Asinelli, até tentei e entrei lá dentro, mas estava um cheiro ruim e era bem difícil de subir os degraus, então eu desisti…

As duas torres de Bologna

Bom, estes foram os pontos turísticos mais interessantes da cidade, na minha opinião, e recomendo muito você caminhar sem pressa, olhar as vitrines das lojas com calma e aproveitar bastante! E não se esqueça do gelato da Gelateria Gianni, ela já ganhou vários prêmios como a melhor do mundo e vai fechar o passeio com chave de ouro!

Eu, feliz, na gelateria Gianni <3



This post first appeared on Tips&trips | Um Blog Que Reúne Dicas Gastronômic, please read the originial post: here

Share the post

Roteiro de viagem: 1 dia em Bolonha

×

Subscribe to Tips&trips | Um Blog Que Reúne Dicas Gastronômic

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×