Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

São João Del Rei, O que fazer nessa cidade que tem pontos turísticos sensacionais

São João Del Rei é uma Cidade com muito o que fazer, pois os pontos turisticos desta cidade são encantadores conforme veremos aqui. Desde museus preservados até monumentos em homenagens aos heróis da Segunda Guerra Mundial.

Querendo saber o que fazer em São João Del Rei, acompanha-nos nessa viagem pelos principais pontos turisticos de um lugar lindo. 

 Quando escrevia sobre as melhores cidades em Minas Gerais para visitar, falei de São João Del Rei, e a vizinha Tiradentes também. Pois, são cidades históricas bem preservadas e com pontos turísticos sensacionais para visitar em uma viagem.

Tanto que agora resolvi mostrar um pouco mais dessa cidade. Se você está lendo este conteúdo é porque tem interesse nessa viagem, então veja o meu conteúdo sobre a comida mineira também.

O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

Que São João Del Rei é uma cidade encantadora todos nós já sabemos. Muito mais que simplesmente uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais. Essa cidade continua relevante até os dias atuais e caso não saiba devemos um pouco da nossa liberdade a essa cidade. Acha que tem a ver com a independência do Brasil? Nem de longe falo de algo mais recente e veremos a importância dessa cidade para nossa liberdade.

Essa cidade com mais de 300 anos teve grande relevância durante o ciclo do ouro e foi uma das cidades mais ricas do nosso estado. Essa cidade preserva um centro histórico lindo.

E pode ser percorrido a pé em poucas horas. Outra coisa legal neste município são os preços baixos. Assim como São João Del Rei há muita coisa legal para fazer em Tiradentes e os preços são igualmente baixos.

Enfim caso queira curtir o turismo histórico, visitar igrejas centenárias, ver obras do barro brasileiro. Essa cidade é o lugar certo e aqui mostrarei o que fazer em São João Del Rei, que é uma cidade maravilhosa.

E que também nos deu o presidente Tancredo Neves. Para facilitar sua viagem eu escrevi um conteúdo sobre onde fica e como chegar a São João Del Rey, que você pode ver neste blog também.

O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI, PONTOS TURÍSTICOS

Agora veremos os melhores pontos turisticos de São João Del Rei para te inspirar em uma viagem encantadora a esta cidade maravilhosa.

MUSEU DA FEB

O Museu da FEB está bem localizado em São João Del Rei. Por lá encontramos diversos itens usados pelos pracinhas na Segunda Guerra Mundial. Dentre os itens fardas, armas, cantis enfim vários itens.

Alguns chamam atenção como, por exemplo, um capacete com marca de tiro. Então vale demais a pena visitar este local, afinal a entrada franca para ajudar ao viajante com pouco dinheiro.

MARCO ZERO DA ESTRADA REAL

Em síntese, este marco não está localizado no Município de Santa Cruz de Minas, porém fica próximo a São João Del Rei. E além de toda história este local tem cachoeiras lindas bem ao lado do marco e outras que precisam percorrer uma trilha bem legal.

MUSEU DO MONTANHISMO MILITAR

O Museu do Montanhismo militar está abaixo do Museu da FEB. Poderia passar batido mas vale demais apena visitar este local. Pois o batalhão do exercito localizado na cidade é de Batahão de Infantaria e Montanha. E por lá eles mostram alguns acessórios usados pelo exército nesta atividade.

Como este batalhão foi empenhado e teve grande participação na Segunda Guerra Mundial, vale a pena visitar.

VISITAR A SERRA DO LENHEIRO

A Serra do Lenheiro passa batido por diversos viajantes. Mas caso esteja de veiculo particular vale demais a pena ir até a entrada do quartel e tirar uma foto bem legal. Com sorte você conseguirá ver o treinamento dos recrutos.

E no caminho até a serra é possível ver uma cachoeira linda ao lado de um mirante onde é possível ver toda a cidade. Então é uma boa opção caso esteja procurando o que fazer em São João Del Rei.

FAZER O PASSEIO DE TREM

Nesta cidade há um passeio de trem bem legal que vai até Tiradentes e passa por locais lindos com cachoeiras maravilhosas. Detalhe interessante é que ao lado da estação de partida deste trem está o Museu do Ferroviário com itens maravilhosos.

Então mesmo que não vá fazer o passeio vale a pena visitar o museu.

VISITAR A IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Essa igreja tem sua origem em 1714 e também é um das principais obras da arte colonial brasileira. Ela ficou famosa pela participação das obras do artista Alejadinho. E também por entrar entre as melhores fotografias de Minas Gerais.

A Igreja São Francisco de Assis tem belos locais para tirar fotos maravilhosas, e de tão incrível foi tombada como Patrimonio Histórico e Artistico Nacional pelo 9IPHAN). Essa é uma igreja é linda e lembra muito a bela Igreja São José em Congonhas.

LARGO DO CARMO

Um dos lugares com maior preservação é o Largo do Carmo onde é possível ver várias casas e alguns templos além de ter alguns museus bem legais também. E uma das melhores opções de o que fazer em São João Del Rei.

Caso queira ver um local que de fato é como voltar ao tempo eu diria que é o Largo do Carmo. Aqui também é possível encontrar a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCES

O segundo lugar mais bem preservado eu diria que é o pelourinho com a Igreja Nossa Senhora das Merces. A diferença é que este local está em um ponto mais elevado da cidade. Além de ser lindo e bem preservado a vista da cidade é muito bonita também.

Ela data de 1751 porém foi remodelada em 1877 e está lá linda para curtir a vista e tirar suas fotos. E sem dúvidas lembras as belíssimas igrejas de Olinda em Pernambuco, com tanta beleza e relevância histórica.

VISITAR O MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO

Em síntese, não chega ser um dos melhores pontos turísticos, mas vale a pena visitar. Pois, é uma pequena praça com estátuas relembrando a importância desta cidade na derrota nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Por lá além da estátua você encontrará outros monumentos e bem como o nome dos falecidos nesta triste guerra. Bem ao lado desta atração há um chafariz lindo então é possível ver essas duas atrações bem legais neste local. Este local é tão interessante que coloca esta cidade como uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Quando pensamos no que fazer em são João del Rei nos vem a cabeça visitar as igrejas. Como é o caso desta igreja sensacional que data de 1703 e inicialmente era frequentada apenas por escravos negros durante o império.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA

O passeio de Maria Fumaça em Tiradentes é uma viagem no tempo emocionante. A bordo deste antigo trem a vapor, os visitantes são levados por paisagens deslumbrantes de Minas Gerais.

Uma experiência encantadora que combina história e beleza natural, tornando-se um destaque inesquecível da visita aos pontos turísticos de São João Del Rei e Tiradentes.

VISITAR A BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR É UM UM EXEMPLO DE COISA LEGAL PARA FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

Essa é mais uma das atrações religiosas por lá. Ao visitar este local é possível ver muita arte barroca e algumas obras banhadas a ouro. A entrada não é cara, R$5 e há um combo com a próxima atração.

CIDADES IMPERDIVEIS PRÓXIMAS A SÃO JOÃO DEL REI

São João del Rei, localizada no coração do estado de Minas Gerais, Brasil, é uma cidade histórica e encantadora por si só.

No entanto, explorar a região vizinha revela um verdadeiro tesouro de cidades igualmente cativantes, cada uma com sua própria história, cultura e atrações únicas. Neste guia, apresentarei cinco dessas cidades imperdíveis próximas a São João del Rei, com ênfase especial em Prados.

1. Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades mais próximas a São João del Rei, situada a apenas 13 km de distância. Essa cidade histórica, com suas ruas de paralelepípedos bem preservadas e casarões coloniais, parece ter sido congelada no tempo. É um destino turístico de destaque na região e um verdadeiro refúgio para os amantes da história e da arquitetura colonial.

Destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma obra-prima da arquitetura barroca, e a Maria Fumaça, um antigo trem a vapor que faz o trajeto entre Tiradentes e São João del Rei, proporcionando uma experiência nostálgica e pitoresca.

2. Santa Cruz de Minas

Santa Cruz de Minas é uma cidade vizinha de São João del Rei e um destino que merece atenção. Conhecida por seu Carnaval tradicional e pelo Santuário da Nossa Senhora de Fátima, esta cidade oferece uma experiência religiosa e cultural única.

A cidade também é cercada por paisagens rurais deslumbrantes, ideais para caminhadas e piqueniques.

3. São Vicente de Minas

Localizada a cerca de 110 km de São João del Rei, São Vicente de Minas é uma cidade tranquila e pitoresca, que oferece uma fuga perfeita da agitação da vida urbana. Suas cachoeiras e trilhas naturais são as atrações principais.

A Cachoeira do Boqueirão é um local especialmente popular, proporcionando um refúgio natural relaxante.

4. Lavras

Localizada a aproximadamente 140 km de São João del Rei, Lavras é uma cidade universitária com um ambiente jovem e vibrante. Além das instituições de ensino superior, a cidade oferece uma cena cultural rica, incluindo museus interessantes e uma variedade de bares e restaurantes.

É uma oportunidade para experimentar a vida estudantil brasileira e a cultura local de perto.

5. Prados

Prados é uma joia escondida a apenas 16 km de São João del Rei. Esta cidade encantadora é um dos destaques deste guia, devido à sua beleza e riqueza cultural. Suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais preservadas transportam os visitantes para o passado.

Destaca-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, uma das atrações mais emblemáticas. A cidade também é famosa por seus eventos culturais, incluindo o Carnaval e as festas tradicionais, que oferecem uma visão única da cultura local.

Prados é uma cidade que merece um olhar mais atento. Além de sua arquitetura e história, oferece uma autêntica experiência mineira, com suas festas, culinária típica e hospitalidade acolhedora. Nesta cidade está localizada ainda o Distrito de Bichinhos que é um lugar que dispensa maiores apresentações.

Explorar essas cidades próximas a São João del Rei é uma oportunidade para imergir nas riquezas culturais, históricas e naturais de Minas Gerais.

A proximidade entre elas torna fácil e prazerosa a criação de um roteiro que inclua várias localidades em uma única viagem, proporcionando uma experiência enriquecedora e diversificada. Seja você um entusiasta da história, amante da natureza ou curioso sobre a cultura local, essas cidades têm algo especial a oferecer a todos os tipos de viajantes.

Portanto, aproveite ao máximo sua visita a São João del Rei e suas cidades vizinhas, conhecendo a riqueza dessa região incrível de Minas Gerais.

O QUE COMER EM SÃO JOAO DEL REI

São João del Rei, uma cidade histórica encantadora localizada no coração de Minas Gerais e com pontos turisticos lindos, é conhecida não apenas por suas igrejas barrocas impressionantes e seu charme colonial, mas também pela rica tradição culinária mineira.

Quando visitar esta cidade, é essencial saborear os pratos típicos e as delícias regionais que fazem parte da identidade gastronômica local.

Neste guia, você descobrirá o que comer na cidade sem se limitar a restaurantes específicos, explorando as iguarias e os sabores que tornam a experiência gastronômica aqui verdadeiramente única.

PRATOS DE MINAS GERAIS

FEIJAO TROPEIRO

O feijão tropeiro é uma estrela da culinária mineira. Esse prato delicioso combina feijão, farinha de mandioca, linguiça, bacon e temperos que resultam em um sabor rico e reconfortante. Tradicionalmente, é acompanhado de couve refogada, arroz e pedaços de torresmo crocante.

O segredo do sucesso desse prato está na simplicidade dos ingredientes e na riqueza de seu sabor.

TUTU A MINEIRA

O tutu à mineira é outro prato que você não pode deixar de experimentar em São João del Rei. Este prato é uma combinação de feijão cozido, farinha de mandioca e temperos, geralmente servido com arroz, couve e linguiça.

O sabor é incrivelmente rico e a textura é cremosa, tornando-o uma escolha popular em Minas Gerais.

FRANGO COM QUIABO

O frango com quiabo é uma das iguarias mais tradicionais da culinária mineira. A combinação de frango cozido com quiabos frescos e picados resulta em um prato com sabores intensos e autênticos.

Geralmente servido com arroz, feijão e angu (polenta mineira), é uma experiência gastronômica que exemplifica a simplicidade requintada da comida de Minas Gerais.

CARNE DE PANELA

A carne de panela é um prato que oferece uma explosão de sabores e texturas. É preparada com pedaços suculentos de carne cozidos lentamente em um molho rico e saboroso, muitas vezes acompanhado por batatas, cenouras e temperos.

É uma opção popular para quem deseja experimentar um prato reconfortante e caseiro.

DOCES E SOBREMESAS

DOCE DE LEITE

O doce de leite é uma sobremesa icônica em Minas Gerais. Feito a partir do cozimento do leite condensado até que ele se transforme em uma pasta doce e caramelizada, o doce de leite é uma verdadeira delícia.

Você pode encontrá-lo em potes caseiros nas lojas locais, bem como em várias sobremesas e doces regionais.

QUEIJO COM GOIABADA

A combinação de queijo com goiabada é uma especialidade em Minas Gerais e é frequentemente servida como sobremesa.

O contraste entre o queijo, geralmente um queijo branco e fresco, e a goiabada, uma geléia de goiaba doce, é uma experiência de sabor que você não deve perder. É uma iguaria que representa perfeitamente a mistura de sabores agridoces da culinária brasileira.

CAFÉ MINEIRO

Em Minas Gerais, o café é uma paixão e uma tradição. A região é conhecida por produzir alguns dos melhores grãos de café do Brasil.

Portanto, não deixe de experimentar um café mineiro, que é forte e encorpado. Muitos locais e cafeterias oferecem essa bebida quente e aromática, ideal para acompanhar uma fatia de bolo ou um pão de queijo.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE COMER EM SÃO JOAO DEL REI

A culinária é uma celebração da simplicidade, autenticidade e sabor ao contrario do que vemos nos pontos turisticos. Ao visitar esta cidade histórica, mergulhe de cabeça na riqueza dos pratos típicos, nas sobremesas tentadoras e no café que aquece a alma.

Explore os sabores que fazem parte da tradição e da cultura da região e descubra por que a comida de Minas Gerais é tão elogiada.

Quando estiver em São João del Rei, não se limite apenas aos pratos que mencionamos aqui. Explore o mercado local, converse com os moradores e deixe-se guiar pelos aromas tentadores que o levarão a descobrir outras delícias culinárias.

Comer em São João del Rei é uma experiência enriquecedora que permitirá que você mergulhe nas tradições e na hospitalidade mineira. Aproveite cada refeição e cada sabor durante a sua visita a esta cidade encantadora.

QUANDO IR EM SÃO JOÃO DEL REI

São João del Rei, uma cidade histórica encantadora localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, é um destino que atrai visitantes o ano inteiro.

Entretanto, a escolha da data da sua visita pode influenciar significativamente na experiência que você terá.

Vamos destacar os melhores meses para visitar São João del Rei, as variações climáticas ao longo do ano. E os eventos especiais que ocorrem na região, bem como detalhar as condições de temperatura e precipitação ao longo das estações.

MELHORES MESES PARA VISITAR SÃO JOAO REL REI

A escolha dos meses ideais para visitar São João del Rei depende das suas preferências pessoais e do tipo de experiência que você deseja.

No entanto, os meses entre abril e setembro são geralmente considerados os melhores para turismo na cidade. Durante este período, a cidade experimenta o inverno, que é caracterizado por temperaturas amenas e baixa incidência de chuvas.

PRIMAVERA E VERÃO ( OUTUBRO A MARÇO)

Durante a primavera e o verão, que abrangem os meses de outubro a março, São João del Rei experimenta um clima quente e úmido. As temperaturas médias diárias variam entre 30 e 35 graus Celsius, tornando os dias bastante quentes.

Além disso, essa época do ano é caracterizada por chuvas frequentes, o que pode limitar as atividades ao ar livre. Se você gosta de calor e não se importa com as chuvas ocasionais, os meses de verão podem ser uma opção para visitar a cidade.

No entanto, é importante estar preparado para as condições climáticas variáveis durante esse período. Leve consigo roupas leves, protetor solar e um guarda-chuva para se proteger das chuvas de verão.

Certifique-se de planejar suas atividades ao ar livre durante as horas mais frescas do dia, geralmente de manhã cedo ou no final da tarde.

OUTONO E INVERNO (ABRIL A SETEMBRBO)

Os meses de abril a setembro representam a estação seca em São João del Rei e são considerados a melhor época para visitar a cidade. Durante essa estação, as temperaturas são mais amenas, com médias diárias variando entre 18 e 25 graus Celsius.

Os dias são ensolarados e as chuvas são raras, tornando o clima ideal para explorar as ruas de paralelepípedos, igrejas barrocas e museus da cidade. Se você prefere temperaturas agradáveis e dias secos para suas atividades turísticas, esses meses são ideais para a sua visita.

CHUVA EM SÃO JOAO DEL REI

A precipitação em São João del Rei varia significativamente ao longo do ano. Durante a estação seca, que vai de abril a setembro, as chuvas são raras, proporcionando dias ensolarados e secos.

Por outro lado, durante a primavera e o verão, que vão de outubro a março, a cidade experimenta um aumento nas precipitações. As chuvas frequentes podem afetar as atividades ao ar livre, mas também contribuem para a exuberante vegetação da região.

Se você deseja evitar chuvas durante a sua visita, os meses de inverno são a escolha mais segura. No entanto, se você estiver disposto a enfrentar algumas chuvas ocasionais, a primavera e o verão podem oferecer a você uma experiência única em São João del Rei.

Eventos Especiais em São João del Rei

São João del Rei é conhecida por suas festas e eventos especiais que celebram a cultura e a tradição locais. Dois dos eventos mais notáveis são a Semana Santa e o Carnaval.

Semana Santa

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes da cidade. Ela ocorre na Semana Santa, que varia a cada ano, geralmente entre março e abril.

Durante esse período, São João del Rei se enche de rituais religiosos, procissões impressionantes e eventos culturais. É uma oportunidade única para vivenciar a devoção religiosa e a cultura local.

Carnaval

O Carnaval é outra época animada em São João del Rei. Os desfiles, as festas de rua e a música são elementos-chave dessa celebração que acontece em fevereiro ou março, dependendo do ano. Se você é fã de festas e deseja experimentar o Carnaval brasileiro de uma maneira mais autêntica, São João del Rei é o lugar certo.

Além desses eventos específicos, a cidade também promove festivais culturais, feiras de artesanato e celebrações locais ao longo do ano. Certifique-se de verificar o calendário de eventos antes de planejar sua visita para aproveitar ao máximo a cultura e as tradições da região.

Temperatura em São João del Rei

A temperatura média anual em São João del Rei gira em torno de 20 a 25 graus Celsius. Durante a estação seca, no inverno, as temperaturas são mais amenas, enquanto a primavera e o verão trazem dias mais quentes.

No inverno, as temperaturas médias diárias variam de 18 a 25 graus Celsius, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre. Durante o verão, as temperaturas diurnas podem atingir a faixa de 30 a 35 graus Celsius, tornando os dias quentes e úmidos.

Em resumo, a melhor época para visitar São João del Rei é durante a estação seca, que vai de abril a setembro, com destaque para os meses de junho a agosto.

Nesse período, o clima é ameno, as chuvas são raras e a cidade oferece o cenário perfeito para explorar sua rica história e arquitetura. Independentemente da época escolhida, São João del Rei oferece uma experiência única, com sua arquitetura colonial, cultura vibrante e uma hospitalidade calorosa que fará você se sentir em casa.

Não se esqueça de se preparar adequadamente para as condições climáticas e verificar o calendário de eventos para aproveitar ao máximo a sua visita a essa cidade encantadora.

ONDE HOSPEDAR EM SÃO JOÃO DEL REI

Visitei essa cidade em um feriado prolongado e foi bem dificil encontrar uma hospedagem boa. Porém, saiba que há diversas hospedagens legais por lá. Os preços também são ótimos. Então vou deixar uma opção de hospedagem com preço bem atrativo nessa cidade.

Por exemplo, a Pousada Villa Magnolia e a Oyo Pousada conta com várias comodidades interessantes, dentre elas café da manhã incluído, estacionamento, banheiro privativo e ar condicionado e as duas custam cerca de R$ 200 a diária para casal, o que é um bom preço.

VÍDEO SOBRE O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

WEBSTORY SOBRE O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI



This post first appeared on Viajando Com Moises, please read the originial post: here

Share the post

São João Del Rei, O que fazer nessa cidade que tem pontos turísticos sensacionais

×

Subscribe to Viajando Com Moises

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×