Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Maneiras detectar e corrigir problemas com a tela azul da morte

De antemão informo que este post tem apenas objetivo informativo, não serão analisadas causas e possíveis soluções para as tela azuis, para isto procure um fórum de informática e tenha um atendimento mais aprimorado.

Não há nada mais trágico, preocupante e as vezes até de impotência quando se surge a tão famigerada BSOD ou mais conhecida Tela azul da morte durante o uso comum do PC, algo que existe desde todo o sempre no ambiente Windows e visto até no Windows Phone que compartilha do núcleo NT assim como as versões para PC.

Exemplos de tela azul:

Windows 9x (95, 98 e Me)

Créditos jonathanrodrigues.com.br
Windows NT (2000, XP, 2003 Server, Vista, 2008 Server, 7, 2012 Server)


Windows 8, 8.1



Internet a fora há métodos diversos de identificação e até mesmo possíveis causas então abaixo vamos fazer um check-list simples para tentar identificar e até mesmo resolver o problema, identificação esta que é complexa e exige um pouco de atenção.
O programa BlueScreenView é um deles que mostra um panorama completo do dump da memória e podendo ajudar na identificação. Segue abaixo um exemplo da tela do programa BlueScreenView de meu PC e vamos analisar dos dados por ela apresentados:



Caused By Driver: dxgkrnl.sys - Dx, aponta a princípio para DirectX, ou seja, temos algo relacionado a vídeo.

No campo de descrição, em Filename, nós temos nvlddmkm.sys - Nvl remete a Nvidia, ou seja, uma falha com direta com o driver de vídeo. Em meu caso particularmente foi a minha VGA que foi para o espaço com artefatos o que facilitou na identificação do problema. Nem sempre esta identificação é fácil e como eu disse acima, requer atenção com os detalhes.

O Fórum Tech Support Fórum possui um método bem interessante e consiste em um apanhado geral das informações do sistema, indicado para profissionais de T.I devido a quantidade muito alta de informações para serem analisadas.

E há também o programa WhoCrashed, bem parecido com o BlueScreenView. De posse dos dados que possam nos interessar na identificação, vamos seguir.

A tela azul geralmente tem origem em dois itens e é nele que devemos focar para a resolução, os itens são somente hardware ou driver, ou seja, falha em um dos dois. Vamos então ao check-list.

1 - Se é algo relacionado a driver, a primeira providência é atualizar os drivers do sistema, programas como Slim Drivers, Driver Booster entre outros, prometem fazer isto de forma automatizada com alguns cliques, identificam e atualizam. Particularmente uso o Slim Drivers.

Driver de vídeo requer um cuidado específico para atualizar e aqui no blog eu já postei anteriormente como é possível fazer uma instalação e atualização correta para eles. Além disso, se você tem um modelo de VGA antigo, os drivers novos nem sempre trazem implementações a elas, considere isso na hora de atualizar e evitar o uso dos drivers Betas.

2 - Inicie o processo de Inicialização Limpa/Simples do Windows e proceda no uso geral, caso o problema não volte a acontecer, reabilite item por item que foi desabilitado para tentar localizar o causador e tomar as devidas providências quanto a ele.

http://support.microsoft.com/kb/929135/pt-br

3 - Se a atualização de driver não resolveu o problema com a tela azul, considere uma instalação limpa do Windows e posterior instalação dos drivers atualizados, drivers estes que podem ser encontrados nos sites dos fabricantes, Windows Update ou com o auxílio do programa que indiquei.

Sei que propagamos que a formatação é sempre funcional em último caso e é verdade, contudo, aqui não temos alternativa de testes que não uma formatação para verificar se o problema não era relacionado a alguma biblioteca de drivers que se manteve após a atualização.

4 - Atualizou /ou formatou e não resolveu? Só resta a parte de hardware. Uma primeira providência seria a atualização da BIOS da placa-mãe, procedimento até certo ponto seguro se seguida a risca as instruções mas que ainda gera um certo receio por parte das pessoas. A maioria das placas-mãe atuais já contam com sistemas de recuperação de BIOS em caso de falhas na atualização trazendo a placa para a "vida novamente", outras placas contam com o recurso de dual BIOS, o que é bem melhor, trata-se de uma BIOS secundária, com menos recursos mas poderá ter o PC operacional para que possa ser corrigida a BIOS principal.

Atualizações de BIOS trazem sempre implementações para a placa-mãe, como correção de bugs, bugs estes que podem levar a uma tela azul e até implementações de estabilidade, além de compatibilidade plena com processadores novos e etc... Então, se possível, façam, porém só deve ser feito em caso de necessidade, se seu PC está estável e não nota nenhum bug que poderia ser corrigido com ela, não há necessidade.

Notebooks nem sempre tem atualizações de BIOS disponibilizadas pelo fabricante, neste caso passamos para o próximo item.

5 - Teste das memórias. Talvez seja aqui, o item principal gerador de tela azul, por tratar de fluxo constante de dados, qualquer falha nas memórias poderá levar a tela azul. Para identificar estas falhas usa-se geralmente o programa Memtest86 e aqui faço uma ressalva. Tenho um módulo GSkill, literalmente morto, não é mais reconhecido por nenhum PC e quando conectado o PC tem seu funcionamento impedido e antes da "morte final", testes com o Memtest86 não apontou nenhum problema com ela, quero dizer com isso que a ferramenta é uma tentativa mas não determinante para o diagnóstico correto. Se tiver a disponibilidade, teste com um outro módulo de memória e caso use mais de um, faça testes separadamente.

6 - Quem possui placa de vídeo pode e deve testa-la também, nos PCs que possuem vídeo onboard, utilize-o temporariamente para testes para poder determinar se não é a VGA a causadora. Um teste desta mesma VGA em outro PC também é interessante, pois se ela desencadear em outro PC então temos ela a culpada dos problemas e isto pode ocorrer, falhas em VGAs não se resumem a somente artefatos.

7 - Temperatura pode ser um fator mas não determinante, cuide sempre da limpeza do PC e verifique se as temperaturas não estão muito altas. Digo determinante pois não seria a temperatura a causadora diretamente (esquentou, reiniciou) mas as consequências dela como problemas no chipset e controladoras.

8 - HD não é um item que chegue a apresentar tela azul apesar de também haver uma troca constante de dados. Problemas nos HDs geralmente se apresentam com baixo rendimento do sistema e perca de arquivos. No caso dos SSDs, por ser um disco sólido, o mesmo seria reconhecido normalmente na BIOS mas ao tentar iniciar o Windows, ocorreria a tela azul, neste caso então precisa ser verificado o erro apresentado na tela azul para detectar se o problema é de fato no SSD ou em outro item.

9 - Fonte, apesar de poder gerar correntes mais baixas, assim como a temperatura, não estaria ligada diretamente a tela azul mas as consequências. Um outro exemplar para testes é uma alternativa válida.

10 - E se nenhum dos itens anteriores foi possível conseguir resolver o problema, o causador poderá ser a placa-mãe e neste caso de difícil identificação e resolução do problema graças ao grande número de itens. Nem sempre convém também um reballing de chipset, partir para uma outra seria a solução.

Espero com este post ajudar nas tentativas de solução para este problema que mesmo após os aprimoramentos de hardware, persiste em infernizar nossas vidas.

Atualizado em 09/08/2014....

Atualizado para adição de informações.


Este artigo pertence ao Blog do Ciro-Mota É proibido a reprodução dos artigos deste blog sem a devida autorização.





This post first appeared on Blog Do Ciro Mota, please read the originial post: here

Share the post

Maneiras detectar e corrigir problemas com a tela azul da morte

×

Subscribe to Blog Do Ciro Mota

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×