Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Dicas para Identificar um E-mail Falso

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog TecnoTendências.

Mesmo em meio aos avanços da tecnologia de segurança on-line, a curiosidade do usuário continua sendo a maior armadilha da internet. Prova disso é que o envio de e-mails fraudulentos – na tentativa de se aproveitar da ingenuidade das pessoas para o roubo de dados – está entre as estratégias mais utilizadas pelos golpistas virtuais.

Nesse cenário, é essencial reconhecer indícios de mensagens falsas, a fim de garantir a proteção de seus equipamentos e informações. Confira como realizar essa verificação!

1 – Analise o Remetente

O primeiro passo é verificar quem é a pessoa que está enviando a mensagem. Se você não é capaz de identificá-la pelo e-mail, vale pesquisar o remetente em algum mecanismo de busca ou em redes sociais. Caso não tenha sucesso na pesquisa e o e-mail continue sem fazer sentido, fique atento e tome cuidado redobrado: não acesse links, não baixe anexos e não responda a mensagem.

2 – Fique Atento ao Cumprimento

Observe que mensagens enviadas por instituições legítimas se dirigem aos destinatários através de seus nomes verdadeiros, como por exemplo, “Olá, Maria”. Em outras palavras, ao receber e-mails com saudações como “Olá, cliente” ou “Olá, [email protected]”, desconfie.

Embora não seja o suficiente para comprovar uma fraude, o cumprimento da mensagem pode servir como indício, já que e-mails enviados por empresas, normalmente, utilizam o nome fornecido pelo próprio usuário em cadastros anteriores.

3 – Preste Atenção na Mensagem

E-mails oficiais seguem algumas regras de formatação: não possuem erros de ortografia, contam com imagens de qualidade, apresentam diagramação bem posicionada e o texto é facilmente interpretado. Portanto, mensagens mal escritas e de aparência duvidosa, merecem mais atenção.

4 – Verifique Links

Um detalhe a ser observado em qualquer mensagem é a URL dos links compartilhados. Em e-mails fraudulentos é comum que links, aparentemente seguros, apontem para endereços aleatórios. Muitas vezes, basta manter o cursor do mouse em cima do link (sem clicar) e verificar o endereço especificado. Nessa hora, fuja de acessos que se mostrem diferentes do apresentado no e-mail.

Outro cuidado diz respeito ao uso de encurtadores de URL, que são comuns na internet. Na dúvida, sempre pergunte diretamente ao remetente da mensagem sobre a segurança o link.

5 – Tome cuidado com Anexos

Assim como no caso de mensagens com links, os e-mails com anexos também exigem atenção. Isso porque, anexos fraudulentos visam a contaminação de dispositivos e o roubo de informações do usuário. A melhor forma de evitar esse tipo de problema é não realizar o download do anexo. Porém, caso o arquivo seja realmente de seu interesse, a regra é recorrer à verificação com um bom antivírus – como o internet security – e atestar a autenticidade do material.

Muitos dos sinais são claros, no entanto, apenas um clique de distração é capaz de acarretar uma série de transtornos para o usuário. Diante disso, para reforçar a segurança de seu e-mail, é preciso assumir um comportamento preventivo, mantendo-se alerta e fazendo uso de recursos e softwares de proteção on-line.

Imagens: Iconfinder.

O post 5 Dicas para Identificar um E-mail Falso apareceu primeiro em Tecnotendências.



This post first appeared on Página Inicial - Tecnotendências, please read the originial post: here

Share the post

5 Dicas para Identificar um E-mail Falso

×

Subscribe to Página Inicial - Tecnotendências

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×