Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ataques de ransomware atingiram marca recorde em Setembro de 2023

O mês de Setembro de 2023 foi particularmente ativo no que respeita a Ataques ransomware, tendo sido um dos meses onde se registou mais ataques dos últimos tempos.

De acordo com os dados da empresa NCC Group, em Setembro, os grupos mais conhecidos de ransomware lançaram 514 ataques contra entidades, que levaram ao potencial roubo de dados. Este valor ultrapassa os registos recorde de Março de 203, que contou com 459 ataques.

Em parte, o número elevado de ataques encontra-se relacionado com as falhas do sistema MOVEit, que foram aproveitadas pelo grupo Clop para realizar ataques em massa contra entidades diversas. Estas falhas foram exploradas para levar a acessos indevidos de dados sensíveis, que foram usados posteriormente para ransomware. Ao mesmo tempo, o grupo tem vindo a manter-se algo inativo nos últimos tempos, o que pode indicar que se encontra a preparar para novas atividades em breve.

A nível de grupos, o LockBit 3.0 lidera com 79 ataques, seguido pelo LostTrust com 53 ataques e o BlackCat com 47 ataques. De notar que o LostTrust é um grupo relativamente recente, mas encontra-se agora na segunda posição como um dos grupos com mais atividade de ransomware.

Olhando para a comparação com 2022, o número de ataques ransomware aumentou consideravelmente nos últimos tempos. As técnicas dos grupos de ransomware estão cada vez mais eficazes, e a falta de conhecimento ou de aplicação de medidas de segurança por parte das empresas também contribui para o aumento de ataques. O setor industrial é o que regista o maior volume de ataques, seguindo-se o do setor do retalho e hotéis, sector da Tecnologia e, finalmente, da Saúde.

Espera-se que o número de ataques de ransomware venham a aumentar durante os próximos meses, e que no início de 2024 os valores venham a manter-se.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Ataques de ransomware atingiram marca recorde em Setembro de 2023

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×