Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AMD OpenSIL, saiba tudo o que pode acontecer ainda este mês

A AMD anunciou recentemente um novo projeto chamado Opensil, que visa fornecer uma solução de inicialização de silício de código aberto para seus processadores x86. O openSIL é uma re-arquitetura da pilha de firmware AGESA, que era projetada para funcionar apenas com o UEFI como firmware hospedeiro.

O openSIL pretende ser uma arquitetura extensível, simples, segura, escalável e de código aberto, que pode funcionar com outras soluções de firmware, como Coreboot, Oreboot, FortiBIOS, Project Mu e outras. O openSIL é composto por três bibliotecas estáticas: xSIM (x86 Silicon Initialization Libraries), xPRF (x86 Platform Reference Library) e xUSL (x86 Utilities & Services Library), que podem ser vinculadas estaticamente a qualquer firmware hospedeiro durante o tempo de compilação/linkagem.

A AMD publicou um post no blog detalhando o openSIL em abril de 2023 e fez uma apresentação sobre ele no evento OCP Prague em maio do mesmo ano. O openSIL ainda está em fase de prova de conceito e não é esperado que esteja pronto para produção até 2026. A AMD planeja lançar em breve o código do openSIL sob licença MIT, juntamente com um exemplo de integração para o Coreboot.

O código inicial será focado em funcionar com a placa de referência AMD 4th Gen EPYC, provavelmente Titanite. Os patches do Coreboot da AMD estão sendo trabalhados para serem enviados ao upstream. O openSIL é uma iniciativa muito interessante e empolgante da AMD, que mostra seu compromisso com o software de código aberto e a possibilidade de oferecer aos usuários mais controle e transparência sobre o firmware de seus sistemas. Esperamos ver mais novidades sobre o openSIL em breve e acompanhar seu desenvolvimento.

Mais detalhes em:

https://www.amd.com/en/corporate-blog/amd-opensil
https://www.phoronix.com/news/AMD-openSIL-Presentation

O post AMD OpenSIL, saiba tudo o que pode acontecer ainda este mês apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

AMD OpenSIL, saiba tudo o que pode acontecer ainda este mês

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×