Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ArchLinux vs Manjaro, quais as principais diferenças entre eles

Arch Linux e Manjaro são duas distribuições populares do sistema operacional Linux, baseadas no modelo de desenvolvimento rolling release, ou seja, que não possuem versões fixas e recebem atualizações contínuas. Ambas são conhecidas por sua flexibilidade, personalização e desempenho, mas também apresentam algumas diferenças técnicas importantes. Neste post, vamos comparar alguns aspectos dessas duas distros, como instalação, gerenciamento de pacotes, ambiente gráfico, estabilidade e suporte.

Instalação

A instalação do Arch Linux é considerada uma das mais desafiadoras entre as distribuições Linux, pois requer que o usuário execute vários comandos no terminal e configure manualmente diversos aspectos do sistema, como particionamento do disco, conexão de rede, fuso horário, idioma, senha do root, gerenciador de boot, etc. Isso pode ser intimidador para iniciantes ou usuários que preferem uma interface gráfica mais amigável. Inclusive, temos um tutorial de instalação do ArchLinux em qualquer computador.

O Manjaro, por outro lado, oferece uma instalação mais simples e intuitiva, com um instalador gráfico chamado Calamares, que guia o usuário passo a passo pelos processos de configuração do sistema. O Manjaro também vem com vários aplicativos pré-instalados, como navegador web, reprodutor de mídia, editor de texto, etc., enquanto o Arch Linux vem apenas com o sistema básico e o usuário precisa instalar os programas que deseja usar.

Gerenciamento de pacotes

O Arch Linux utiliza o pacman como seu gerenciador de pacotes oficial, que permite instalar, remover e atualizar pacotes dos repositórios oficiais do Arch. O pacman é reconhecido por sua velocidade e simplicidade, mas também tem algumas limitações, como a falta de suporte a dependências opcionais e a resolução de conflitos entre pacotes.

O Manjaro também usa o pacman como seu gerenciador de pacotes principal, mas adiciona algumas funcionalidades extras, como a possibilidade de escolher entre diferentes kernels (versões do núcleo do sistema), a ferramenta mhwd para instalar drivers de hardware automaticamente e o pamac para gerenciar pacotes através de uma interface gráfica ou de uma linha de comando alternativa.

Além disso, o Manjaro conta com o acesso ao AUR (Arch User Repository), um repositório mantido pela comunidade que contém milhares de pacotes que não estão nos repositórios oficiais do Arch ou do Manjaro. O AUR permite instalar programas que não estão disponíveis nas outras fontes, mas também requer mais atenção do usuário quanto à qualidade e segurança dos pacotes.

Ambiente gráfico

O Arch Linux não vem com nenhum ambiente gráfico pré-definido, o que significa que o usuário pode escolher entre várias opções de interfaces gráficas para o seu sistema, como GNOME, KDE Plasma, XFCE, Cinnamon, etc. Essa liberdade permite ao usuário criar um ambiente personalizado de acordo com suas preferências e necessidades.

O Manjaro também oferece essa possibilidade, mas facilita a escolha do usuário ao disponibilizar várias edições oficiais e comunitárias do sistema, cada uma com um ambiente gráfico diferente. As edições oficiais são: XFCE (a mais leve e recomendada para computadores antigos ou com poucos recursos), KDE Plasma (a mais completa e cheia de recursos) e GNOME (a mais moderna e integrada). As edições comunitárias incluem: Cinnamon, Mate, LXDE, LXQt, Budgie, Deepin, i3wm e outros.

Estabilidade

O Arch Linux segue o princípio da filosofia KISS (Keep It Simple, Stupid), que significa manter o sistema simples e direto. Isso implica em oferecer ao usuário um sistema minimalista e sem modificações desnecessárias. Além disso, o Arch Linux é uma distribuição bleeding edge (ou seja,
que está na vanguarda da tecnologia), que recebe as últimas novidades e atualizações dos programas assim que elas são lançadas pelos desenvolvedores.

Essas características podem tornar o Arch Linux um sistema mais rápido e atualizado, mas também mais suscetível a bugs e problemas de compatibilidade. Por isso, o usuário do Arch Linux precisa estar atento às mudanças no sistema e saber como resolver eventuais falhas ou conflitos.

O Manjaro também é uma distribuição rolling release e bleeding edge, mas adota uma abordagem mais conservadora em relação às atualizações. O Manjaro não repassa as atualizações do Arch Linux imediatamente, mas testa e verifica sua estabilidade e funcionalidade antes de disponibilizá-las para os usuários. Isso pode atrasar um pouco a chegada das novidades, mas também pode evitar problemas e quebras no sistema.

Suporte

O Arch Linux possui uma comunidade ativa e engajada, que oferece suporte e ajuda aos usuários através de vários canais, como fóruns, wiki, IRC, mailing lists, etc. O Arch Wiki é considerado uma das melhores fontes de documentação sobre o Linux, com informações detalhadas e atualizadas sobre vários aspectos do sistema. No entanto, o Arch Linux também exige que o usuário seja independente e proativo na busca por soluções e na aprendizagem sobre o funcionamento do sistema.

O Manjaro também conta com uma comunidade forte e amigável, que fornece suporte e orientação aos usuários por meio de fóruns, wiki, chat, etc. O Manjaro Wiki é baseado no Arch Wiki, mas adaptado às especificidades do Manjaro. O Manjaro também visa ser mais acessível e fácil de usar para usuários iniciantes ou menos experientes, oferecendo ferramentas e recursos que simplificam o uso e a manutenção do sistema.

Conclusão

Arch Linux e Manjaro são duas distribuições Linux que compartilham muitas semelhanças, mas também possuem diferenças técnicas significativas. Ambas são opções válidas para quem busca um sistema flexível, personalizável e atualizado, mas cada uma tem seus prós e contras. A escolha entre elas depende do perfil, das preferências e das necessidades de cada usuário.

O post ArchLinux vs Manjaro, quais as principais diferenças entre eles apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

ArchLinux vs Manjaro, quais as principais diferenças entre eles

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×