Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Samsung abandona GPU’s ARM, é a vez da AMD!

Samsung abandona GPU's ARM, é a vez da AMD!

Numa extraordinária jogada, a Samsung anuncia parceria com AMD e abandono do uso de GPU’s ARM! Então, basicamente o que aconteceu? Como isso é possível? Vamos a explicação meus caros leitore(a)s.

Leia também:

Linux 5.3 ativa suporte de metadados HDR para driver AMDGPU

Samsung confirma suporte ao Linux on DeX para o Galaxy S9

Samsung e AMD, um novo horizonte

A Samsung e a AMD assinaram um acordo para licenciar o Radeon IP para a gigante dos dispositivos móveis.

É um passo importante com expansões significativas de longo prazo para a Samsung. Isso à medida que ela busca desenvolver ainda mais seus próprios SoCs. Assim, faz parte de uma tendência de longo prazo para o aumento da especialização.

Há dez anos, a AMD vendeu sua divisão de gráficos móveis para a Qualcomm. Por sua vez, esta a utilizou para criar a marca Adreno.

Na época, o acordo fazia bom sentido fiscal para a empresa. Mesmo que alguns analistas tenham criticado a AMD por não tentar jogar no mercado de smartphones, a própria falha da Intel naquele espaço provou a sabedoria da abordagem.

Em 2009, a AMD não dispunha de recursos para buscar agressivamente o desenvolvimento de IP de smartphones e soluções competitivas de campo.

Hoje, a situação é significativamente diferente. Além disso, a Samsung não está pagando à AMD para construir soluções. Está pagando para licenciar a pilha de IP e construir sua própria.

Os termos do acordo não foram divulgados

A decisão da Samsung de licenciar a tecnologia AMD Radeon reflete várias mudanças no espaço mobile. Nos últimos anos, vimos mais smartphones que estão trabalhando na personalização de seus próprios SoCs. Essa personalização nem sempre é centrada na CPU.

Algumas empresas continuam confiando no ARM para CPUs Cortex. No entanto, construíram suas próprias unidades de processamento neural (NPUs) e/ou forneceram IP personalizado na forma de blocos DSP e GPU, como a Qualcomm.

De qualquer maneira, a tendência entre fornecedores, incluindo empresas não conhecidas em smartphones de última geração, é integrar trabalhos de design de semicondutores mais personalizados.

Estratégia diferenciada

A Samsung adotou uma estratégia dividida por vários anos, optando por lançar seu próprio Exynos SoC com base em um design de CPU personalizado para alguns mercados internacionais.

Contudo usando os produtos da Qualcomm SoCs para os EUA para garantir a melhor experiência possível.

De acordo com a Anandtech, o atual Exynos 9820 é um tribrid, com dois núcleos M4 (o design personalizado da própria Samsung), dois processadores Cortex-A75 e quatro chips Cortex-A55.

O design geral da CPU, no entanto, ainda está atrasado em relação à eficiência de energia e ao desempenho geral do Snapdragon da Qualcomm e do Cortex-A76 da ARM.

A decisão de licenciar a tecnologia GPU é interessante, porque o núcleo ARM Mali em partes como o Galaxy S10 testa razoavelmente bem o Snapdragon 855.

Embora haja uma lacuna que ainda favoreça o Snapdragon 855 no geral, a diferença no desempenho da GPU é menor do que a diferença relativa no desempenho da CPU.

A implicação aqui é que a Samsung acredita que pode diminuir ainda mais a lacuna entre ela e a Qualcomm, onde essas lacunas existem.

Samsung abandona GPU's ARM, é a vez da AMD!

O gráfico acima é retirado da análise de Anand do Exynos 9820, mas esteja ciente de que os testes de desempenho da GPU mostram características muito diferentes.

No 3DMark, os dispositivos Android superam significativamente o iPhone, no GFXBench, o inverso é verdadeiro.

No geral, esse movimento deve ajudar a Samsung a continuar desenvolvendo seu próprio IP e desenvolvendo soluções de GPU personalizadas.

No entanto, provavelmente demorará alguns anos até vermos todos os frutos deste negócio.

A AMD pode conceder à Samsung acesso a patentes imediatamente, mas a construção de uma nova GPU com base no novo IP sempre leva tempo.

O post Samsung abandona GPU’s ARM, é a vez da AMD! apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Samsung abandona GPU’s ARM, é a vez da AMD!

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×