Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Farul Constanta surpreende e lidera briga pelo título na Romênia

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/ProSport 

O Farul lidera a fase final do Campeonato Romeno

Apesar do futebol europeu ter muitas ligas que são relativamente previsíveis, algumas por vezes surpreendem e criam histórias diferentes. No ano passado, o Union St. Gilloise bateu na trave de voltar a conquistar o título belga e segue voando nesta Temporada. O Napoli vai quebrar o jejum de muitos anos sem Scudettos nesta temporada. Uma história interessante vem do Campeonato Romeno, com o tradicional Farul, que se fundiu com o Vitorul, liderando a liga e buscando a primeira conquista com o nome de Farul Constanta. 

A história do Farul é bastante interessante. Muito tradicional na época onde a Romênia era governada pelos socialistas, a equipe nunca chegou ao naipe de um Steaua ou Rapid Bucareste, mas era um clube que constantemente frequentava primeiras e segundas divisões nacionais. Nos anos 2010, o time entrou numa situação caótica e na temporada 2015/2016 declarou falência e só não fechou as portas devido ao suporte de um grupo de torcedores que se reuniu para salvar seu clube. Depois, o jogador Marica comprou parte do time e na temporada 2021, em meio a pandemia, George Hagi e a diretoria do Farul decidiram fundir o Vitorul e o Farul. 

Tecnicamente, com esta fusão o time herdou o título nacional do Vitorul na temporada 2016-2017, que é o primeiro nacional do clube, mas segue sem ter conquistado a taça com o nome de Farul Constanta, tradicional nome do clube. Quem sabe a temporada de 2022/2023 reserve a primeira conquista da história dos Marinarii com seu tradicional nome de mais de 103 anos de história. 

O Campeonato Romeno, a exemplo de torneios como o Belga e o Grego, possuí primeiro uma temporada regular de turno e returno entre os 15 times e depois um playoff entre os seis primeiros. O Farul, líder na temporada regular com um ponto a mais que o Cluj, largou com o pé direito, vencendo seu primeiro jogo e empatando o clássico contra o Rapid Bucareste neste domingo. A próxima partida será contra o Universitateia Cravoia em casa, num duelo decisivo pelo título. 


Individualmente, o destaque do time é o atacante Alibec. Formado na base da Internazionale, o Romeno nunca conseguiu atuar muito nos Nerazzurri e rodou por diversos clubes. Suas passagens de mais destaque foram no Astra Giugiu, mas agora, aos 32 anos, o atacante é o artilheiro do Farul, que segue na busca do título romeno da temporada. Já o treinador da equipe é um tal de George Hagi, só o maior jogador da história do futebol romeno. 

Restará agora aguardar se Hagi conseguirá com o Farul mais um título do campeonato romeno, que ele também conquistou no comando do antigo Vitorul. Ainda restam oito jogos na caminhada e o principal adversário será o Cluj, que já é há alguns anos o clube mais forte do futebol romeno, conquistando a maioria dos títulos nos últimos anos.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Farul Constanta surpreende e lidera briga pelo título na Romênia

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×