Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

9 dicas para estimular a criatividade

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia da Criatividade aqui no Brasil, então que tal Estimular a sua Criatividade agora? Neste blog você encontra os principais conceitos sobre o termo  e também várias inspirações para estimular a criatividade. Desta forma, você compreenderá que  a criatividade é  uma habilidade acessível e importante para profissionais de qualquer área.

Conceitos básicos sobre criatividade

Antes de tudo, é necessário entender os principais conceitos sobre criatividade. A palavra criatividade consiste na capacidade de gerar novos conceitos, novas ideias, novos processos ou novos produtos úteis que até então eram desconhecidos. Ou seja, a palavra  criatividade significa tanto criar algo novo quanto com um propósito.

Muitas pessoas acreditam que não é possível aprender essa habilidade. Em outras palavras, elas pensam que somente pessoas que nasceram criativas podem ser criativas. Da mesma forma, há pessoas que possuem a ideia de que a criatividade é somente essencial para os artistas.

No entanto, todos esses pensamentos são limitados. Ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver o pensamento criativo ao utilizar técnicas específicas. Além do mais,  a criatividade é relevante em qualquer área para solucionar problemas e gerar inovação. 

Como estimular a criatividade?

O blog da Fm2s “Dicas de como ter ideias criativas” traz dicas de hábitos para promover a criatividade.  Também, o curso gratuito “Criatividade – Princípios e Técnicas” da FM2S apresenta diferentes técnicas para você conseguir desenvolver o seu potencial criativo. 

Antes de mais nada, uma forma de estimular o seu lado criativo é a exposição a novas ideias e informações. Isto é, obter um fluxo constante de novas ideias bem como contemplar o trabalho de outras pessoas. A partir dessa prática é gerada a inspiração e motivação para explorar. Consequentemente, isso favorece o desenvolvimento do pensamento criativo.

Diante disso, confira a seguir 9 dicas de conteúdos capazes de gerar inspiração e motivação para você desenvolver o pensamento criativo.  

Algumas dicas de inspirações para estimular a criatividade

1 – Podcast Segredos da criatividade

A princípio nesse podcast, os nomes mais relevantes da indústria criativa desvendam seus segredos para estimular a criatividade. Assim, o CEO da Winnin, Gian Martinez, recebe esses nomes e afirma que através do podcast o espectador terá o domínio sob a ciência por trás do desenvolvimento da criatividade. 

Em uma das entrevistas a Global Chief Brand Officer do Burger King fala sobre cultura criativa. Durante o podcast ela dá  diversas dicas para promover uma cultura criativa dentro de empresas em diferentes setores. 

2 – Podcast Desobediência produtiva com Ivan Moré

Desobediência Produtiva com Ivan Moré é um podcast  onde o jornalista Ivan Moré  conversa com profissionais de áreas distintas que não seguiram o caminho comum. Desta forma, os principais temas do podcast são: criatividade, inovação e fuga do convencional. 

Em um dos episódios o fotógrafo Gabriel Wickbold  revela ao ouvinte como estimular a criatividade e  reinventar-se constantemente. 

3 – Documentário Lixo extraordinário

O documentário lançado em 2010, traz a trajetória do artista plástico Vik Muniz durante o processo criativo de obras de arte no maior aterro sanitário do mundo. O artista plástico vindo dos Estados Unidos atuou durante dois anos junto aos catadores de lixo do Jardim Gramacho, presente no Rio de Janeiro. Neste caso, Vik Muniz  produziu obras originárias do lixo.  

A obra “Lixo extraordinário” foi indicada ao Oscar em 2011. Ainda, os quadros produzidos por Vik Muniz foram vendidos a valores significativos.  Logo, o documentário nos  traz uma grande inspiração para estimular a criatividade pois o artista consegue desenvolver obras de arte de uma forma não esperada.

Além disso, Vik Muniz desenvolve relações de amizade com os catadores e isso consequentemente instiga uma reflexão sobre as desigualdades sociais do mundo. 

4 – Filmes produzidos pelo Studio Ghibli

O Studio Ghibli consiste em um estúdio de cinema japonês de animação. Seus filmes conquistaram sucesso de bilheteria juntamente com indicações ao Oscar. O filme “A viagem de Chihiro” chegou a receber o Oscar de melhor filme de animação. 

A viagem de Chihiro conta a  história de uma menina chamada Chihiro que enfrenta diversos desafios para salvar seus pais. A partir desse enredo o filme consegue realizar críticas à sociedade japonesa moderna.

Uma característica que chama muita atenção no filme é a singularidade dos personagens. O personagem “Sem Rosto”, por exemplo, altera a personalidade conforme a sua companhia. Desta forma, ele torna-se dócil na presença de Chihiro que é gentil e amigável.  Diante da criatividade por trás dessas produções, um documentário foi produzido sobre o processo criativo de Hayao Miyazaki, cofundador do Studio Ghibli.

5 – Série Abstract

A série documental “Abstract: The Art of Design” aborda a criatividade de profissionais de design em diversas áreas. Desse modo, na primeira temporada descobrimos o trabalhos de diferentes profissionais como de um ilustrador, um designer de automóveis e um arquiteto.

Enquanto que na segunda temporada, conhecemos outros profissionais. Por exemplo, uma fundadora de uma empresa de brinquedos.  Nesse caso, a empresa é produtora de brinquedos capazes de estimular a criatividade  tanto de crianças quanto de adultos.  

Assim, conhecer por meio dessa série como designers inovadores pensam, possibilita o sentimento de inspiração e compreensão do processo criativo.

6 – Filme e livro O pequeno príncipe

Ainda hoje a história sobre um aviador e um menino do planeta  Asteróide B612 encanta  crianças e adultos. Como resultado, o livro “O Pequeno Príncipe” está incluso entre os livros mais famosos do mundo. Além disso, a obra foi publicada em mais de 220 idiomas e dialetos.  

O poder criativo do autor  Antoine de Saint-Exupéry tornam o livro único. Isto é, a simplicidade e beleza da narrativa são singulares.

Um dos trechos que mais representam a criatividade é quando o “Pequeno Príncipe” desenha um jiboia engolindo um elefante. Nessa situação, os adultos do livro acreditam que o desenho na verdade é um chapéu. Assim, é possível refletir os diferentes significados atribuídos a algo diante de perspectivas distintas. 

Um filme  adaptado do livro foi lançado em 2015. A protagonista neste caso é uma garota que redescobre a sua infância.  A adaptação também mostra o poder em estimular a criatividade pois é necessário um processo criativo significativo para conseguir adaptar uma história tão consolidada

7 – Livro Histórias para inspirar futuras cientistas

O livro produzido por duas profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Juliana Krapp e Mel Bonfim,  conta as trajetórias de cientistas mulheres inspiradoras na área da saúde pública.  Ele defende o movimento mundial que tem o objetivo de garantir que todos os gêneros possam se tornar cientistas.

As cientistas mencionadas na obra trouxeram contribuições preciosas para a saúde pública e a ciência como um todo. Dentre as diversas habilidades que os cientistas possuem, está a capacidade de utilizar a criatividade para resolver problemasNeste caso, as autoras conseguem quebrar conceitos equivocados sobre criatividade e fazer o leitor compreender que ela está aliada ao trabalho duro.

O livro apresenta diversas curiosidades e ilustrações divertidas que tornam a leitura mais agradável. Essa obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz.

8 – Livro Criatividade S. A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

O livro “Criatividade S.A.” é indispensável a essa lista. Neste livro, o autor  Ed Catmull traz a história do famoso estúdio de animação Pixar. Ed Catmull foi cofundador da Pixar e por isso demonstra  como construir uma cultura de criatividade

Criatividade S.A.” é uma verdadeira fonte de inspiração criativa. Além disso, ele mostra como superar os obstáculos que atrapalham a verdadeira inspiração.

9 – Livro Como o cérebro cria: o poder da criatividade humana para transformar o mundo

O compositor Anthony Brandt e o neurocientista David Eagleman foram responsáveis por produzir o livro “Como o cérebro cria”. A obra faz uma viagem por diferentes criações que transformaram o mundo. Essas criações possuem como ponto em comum serem desenvolvidas através do poder da criatividade

Além disso, a obra traz uma combinação entre arte e ciência para desvendar o desenvolvimento de processos criativos. Assim, eles explicam a relação entre a criatividade na arte, na tecnologia e na ciência. Ainda, o livro traz várias curiosidades bem como dicas para estimular a criatividade.

Você pode ser criativo!

Gostou das dicas e inspirações? Agora você sabe que pode ser criativo pois a criatividade é para todos. Segue como bônus esse vídeo da FM2S sobre como inovar e ser mais criativo.

Leia mais

  • Criatividade: “Os Seis Chapéus do Pensamento”
  • Como estimular a criatividade de seus funcionários?

O post 9 dicas para estimular a criatividade apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

9 dicas para estimular a criatividade

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×