Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As mudanças hormonais na gravidez



Naquele breve instante em que o espermatozoide penetra no ovulo, tudo começa a se transformar no organismo da futura mamãe. A meta principal é criar as condições necessárias para que esse minúsculo embrião cresça saudável e forte até a hora do parto e até mesmo depois, durante o período de amamentação. A atuação dos hormônios para cumprir esse objetivo e, por isso, todas as glândulas da mulher irão se readaptar à nova situação, alterando bruscamente o delicado equilíbrio do organismo.

Logo nos primeiros dias, cabe aos ovários a grande responsabilidade de manter o feto em seu ninho. A progesterona se esforça para preparar as paredes internas do útero, um acolchoado fofinho cheio de vãos sanguíneos para acolher e nutrir o pequeno bebê que irá se alojar ali.  Pouco a pouco, a placenta se desenvolve. Ela é uma estrutura incrível que, além de desempenhar vários papeis na interação entre a mãe e o bebê, faz também as vezes de uma super glândula.

Embora, nas primeiríssimas semanas da gestação, o sistema endócrino do próprio embrião supra parte de suas necessidades, a placenta toma para si a tarefa de fabricar vários hormônios necessários para criança e para mãe. Um exemplo é o hormônio do crescimento passa a ser produzido quase que exclusivamente nela, dando um descanso a temporário a região da hipófise que geralmente cuida do GH.

A retenção de líquidos e os enjoos comuns no começo da gestação são os efeitos mais evidentes da sobrecarga de hormônios no organismo da mãe. Um detalhe interessante, as vezes a quantidade de estrogênio pode ser tão grande que as mamas do feto crescem e até produzem Leite, pelo estimulo da prolactina. É popularmente conhecido como leite de bruxa, que apesar de esquisito, não é motivo de preocupação, pois logo desaparece.

Em primeiro lugar, toda grávida deve avaliar se sua tireóide está funcionando bem, porque é essa glândula é o instrumento que vai manter a unidade entre esses dois organismos, influenciar no crescimento do bebê e em uma série de outros processos gestacionais.

Assim como a testosterona, o T3 e o T4 são hormônios de estrutura molecular pequena, que precisam ser carregados por uma proteína para que não sejam destruídos enquanto circulam pelo corpo. Enquanto estão ligados essa proteína, eles não tem força alguma, apenas quando chega ao seu destino final é que são libertados e podem agir. Ao longo da gravidez, as altas taxas de estrogênio oriundas da placenta aumentam os níveis dessa proteína no sangue. Para compensar, a tireóide precisa incrementar sua produção a fim de que haja uma boa quantidade de hormônios livres ou ativos. Quando se medem as taxas de hormônios tireoidianos na gravidez, é preciso considerar também esses fatores.

Em uma mulher saudável, a tireoide dá conta de umas horas extras. Porém, nas que sofrem de hipotireoidismo, é preciso suprir as deficiências com uma dose maior dos hormônios que vinham utilizando habitualmente. Eu já disse também que o hipotireoidismo vem sendo apontado como um fator de predisposição de abortos espontâneos. Até mesmo as mulheres que não tem os sintomas desse distúrbio, mas possuem anticorpos contra os hormônios tireoidianos – algo que os exames de sangue podem detectar – devem tomar cuidado.


Na hora H
No momento do parto, entra em ação outro hormônio que estava adormecido: a ocitocina. Ela é fabricada pelo hipotálamo e fica armazenada na parte posterior da hipófise até que chegue o instante de expulsar o bebê do útero. Quando liberada no sangue, a ocitocina provoca as contrações uterinas. Mas, se a hipófise se apressar demais, esse hormônio cai na corrente sanguínea antes da hora e provoca o parto prematuro. Por isso, os cientistas estão desenvolvendo drogas antiocitocina, que diminuem esse risco.

A ocitocina, por outro lado, é aliada no processo da produção de leite materno. Durante a gravidez, a hipófise trabalhou muito para acumular um bom estoque de prolactina, o principal hormônio da amamentação. Só que o estrogênio fabricado pela placenta impede que as glândulas mamarias liberem o leite. Assim que a placenta vai embora, finalmente a prolactina, juntamente com a ocitocina e outros hormônios, dá início à chamada descida do leite, tornando possível a amamentação.

Enquanto a mamãe da leite ao bebê, a prolactina age como um anticoncepcional natural, impedindo a ovulação e a menstruação. Mas cuidado: não se pode confiar apenas na prolactina para impedir uma nova gravidez. Esse hormônio também reduz o apetite sexual, um mecanismo absolutamente natural que faz com que nesse período a mulher se concentre somente ao bebê.






This post first appeared on Help Farmácia, please read the originial post: here

Share the post

As mudanças hormonais na gravidez

×

Subscribe to Help Farmácia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×