Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tradições natalinas que SUMIRAM!

Tradições natalinas que SUMIRAM! Nerd Show. 20 de dez. de 2022

O Natal é muito tradicional, mas você sabia que existem algumas tradições que já se foram? Hoje o Nerd Show mostra algumas delas!

Algumas dessas tradições natalinas derivam de práticas que nasceram na Idade Média, segundo Mark Cartwright no site da Ancient History Encyclopedia. John Burger – Aleteia 28/12/20

“Os feriados medievais eram uma chance de ter um descanso muito necessário do trabalho diário habitual e de se socializar em refeições familiares, onde o menu sombrio típico dos pobres era substituído por raridades como carne e peixe, e a mesa dos ricos era adornada com o exótico, como pavão assado”, ressalta que a festa costumava durar desde a véspera de Natal até a Epifania.

Uma outra tradição natalina entre os monges medievais, por exemplo, era fazer uma turnê com peças bíblicas em residências particulares.

1 – Personagem demoníaco

International Business Times

Na Áustria, quem não se comporta direito pode receber a visita de um demônio horripilante chamado Krampus, que aterroriza as crianças perambulando pelas ruas à noite arrastando correntes. Isso sem contar que ele anda com uma vara para esquentar o traseiro das que foram muito arteiras. MARIA LUCIANA RINCÓN – Megacurioso. 24/12/2017

2 – Bruxas malignas

Wikipédia

Na Noruega quem vem fazer visitinhas são grupos de bruxas malvadas, que roubam as vassouras das casas para ficar sobrevoando os vilarejos. Assim, nessa época as vassouras simplesmente somem de vista, já que durante as celebrações as mulheres escondem esses objetos para manter os espíritos malignos bem longe de seus lares.

3 – Bruxa do bem

La prima Web

Na Itália, quem aparece para as festas é uma bruxa querida e superaguardada pelas crianças italianas, segundo a lenda, “La Befana” estava muito ocupada quando os Reis Magos foram visitar o menino Jesus, e é por isso que ela só aparece alguns dias depois do Natal trazendo os presentes.

4 – Ajudante sinistro

Na Holanda o personagem sinistro chamado Zwarte Piet — ou Pedro Preto em tradução livre, um dos mais queridos ajudantes do Papai Noel, também tem um lado assustador: ele é uma espécie de “homem do saco” que leva as criancinhas desobedientes embora para a Espanha, que, curiosamente, é onde o Bom Velhinho dos holandeses mora.

Wikipédia

Originalmente, Zwarte Piet era um escravo que acompanhava o Papai Noel, mas essa versão acabou sendo alterada — evidentemente — por questões relacionadas ao racismo. Hoje em dia, as crianças holandesas aprendem que a aparência de Pedro se deve à fuligem, pois, segundo a nova adaptação, ele trabalha como limpador de chaminés.

5 – Aranha natalina

MSI Chicago

Na Ucrânia as árvores são decoradas com teias de aranha, e a origem vem de um conto sobre uma mulher muito pobre que não tinha como comprar os adornos para pendurar no pinheiro. Mas, na véspera de Natal uma mágica aconteceu, e a mulher descobriu na manhã seguinte que uma aranha havia enfeitado a árvore com uma linda teia brilhante.

6 – Esperança

pixabay

Na República Tcheca existe um curioso ritual que as moças que desejam se casar fazem durante o Natal. De costas para as portas de entrada de suas casas, elas jogam um sapato por cima do ombro e, se o calçado cair com o dedão apontando para a porta, isso significa que elas se casarão no período de um ano. Caso o sapato caia virado para qualquer outro lado, as moças precisam esperar até o próximo Natal para tentar novamente.

7 – Meios de transporte

shutterstock

No Brasil e nos EUA as crianças acreditam que o Papai Noel visita todo mundo montado em um trenó puxado por renas, mas na Austrália quem puxa o trenó são os cangurus. Na Holanda, ele circula a cavalo, e na Suíça, Noel visita as crianças montado em um burro.

No Havaí ele precisa remar em uma canoa, mas o mais curioso mesmo é na República Tcheca, pois por lá o Papai Noel vem do céu com uma corda dourada, ao melhor estilo missão impossível. Publicado em 21/12/2016.

E você, leitor, conhece mais algum costume diferente para celebrar o Natal? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

Palavras Perdidas: CORTA-JACA, 20 Brincadeiras de Natal, Let’s go exploring!, A HISTÓRIA DA TECTOY E SEUS VIDEOGAMES NO BRASIL, New technology for toys? 1.2



This post first appeared on Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar., please read the originial post: here

Share the post

Tradições natalinas que SUMIRAM!

×

Subscribe to Relatório Figueiredo | Um Canceriano Sem Lar.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×