Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

'Na Rota das Colheitas' prossegue este fim-de-semana com Feira Agridoce em Cabanelas e Espadelada do Linho em Marrancos





A programação ‘Na Rota das Colheitas’, do Município de Vila Verde, continua a levar os participantes numa emocionante viagem à descoberta da genuína cultura popular do Minho.
Um autêntico hino à tradição local, que coloca em lugar de evidência os saberes e sabores locais, transmitidos de geração em geração até aos dias de hoje. O próximo fim de semana, 01 a 03 de setembro, não será exceção. As atenções estão voltadas para a Feira Agridoce, de Cabanelas, e a Espadelada do Linho, em Marrancos.
Em Cabanelas, agricultura e doçaria voltam a caminhar de mãos dadas durante todo o fim de semana. Os doces caseiros e dos produtos do campo (legumes frescos e animais vivos) deram nome à festa, mas a Feira Agridoce tem muito mais para oferecer a cabanelenses e visitantes. Inúmeros stands de artesanato, espetáculos de música ao vivo (com particular enfoque na música popular), recriação de práticas ancestrais, adorno especial da igreja para a ocasião, visitas ao jardim de bonsais e até uma mega aula de Zumba. Estes são Outros Dos Atrativos do evento.
Nota de destaque também para as duas novidades deste ano, a prova de obstáculos Agridoce Family e a Concentração de Motorizadas de 50cc. Inúmeros predicados, pensados para agradar a ‘todos os gostos e feitios’, que tornam praticamente obrigatória uma visita a Cabanelas para quem estiver pela região do Minho durante o fim de semana (01 a 03 de setembro). A Feira Agridoce, que vai já na 11ª edição, decorre num recinto localizado nas imediações da Igreja Paroquial de Cabanelas.
Marrancos Recriação da Espadelada e visitas guiadas ao Museu do Linho
Por seu turno, a freguesia de Marrancos volta a celebrar a riqueza da herança cultural minhota com a recriação de uma tradicional Espadelada do Linho. A iniciativa, agendada para o próximo dia 02 de setembro, assinala também as comemorações do 4º aniversário do Museu do Linho, o único museu nacional dedicado integralmente ao ciclo do linho, desde a sementeira até aos bordados que embelezam as casas típicas da região do Minho.
A recriação da espadelada abre as hostilidades e dá o mote para uma viagem no tempo. Trajadas a preceito, com as vestes de outrora, mais de duas dezenas de mulheres manuseiam as alfaias artesanais utilizadas no processo de transformação da viçosa e verdejante planta do linho, que depois da colheita ainda tem de percorrer várias etapas até chegar ao tear. As visitas guiadas ao Museu do Linho, os cantares tradicionais e a merenda (para retemperar energias no final da jornada de trabalho) são outros dos atrativos do evento, que vai decorrer nas imediações do Museu do Linho, nas proximidades da Igreja Paroquial da freguesia de Marrancos.

Fonte Município de Vila Verde


This post first appeared on Vila Verde News, please read the originial post: here

Share the post

'Na Rota das Colheitas' prossegue este fim-de-semana com Feira Agridoce em Cabanelas e Espadelada do Linho em Marrancos

×

Subscribe to Vila Verde News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×