Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Homem que tomou o poder no Gabão é primo do presidente deposto

Esta quarta-feira de manhã, o seu nome foi entoado pela primeira vez por elementos da Guarda Republicana, da qual é comandante. Pouco depois, veio a confirmação: Brice Clotaire Oligui Nguema é agora o presidente do Comité para a Transição e Restauração das Instituições (CTRI), que anunciou a tomada do poder em Libreville a 30 de agosto, na televisão nacional Gabão 24.

Brice Clotaire Oligui Nguema não é desconhecido dos gaboneses, pois frequenta os mistérios da dinástia bongo há décadas. Originário da província de Haut-Ogooué, berço da família do ex-presidente Omar Bongo Ondimba (OBO), à qual sua mãe era parente, viu o general André Oyini levá-lo sob sua asa e fazê-lo subir nas fileiras do exército.

Formado na Academia Real Militar de Meknes, Marrocos, e beneficiando do patrocínio do influente general e da sua ligação familiar com o chefe de Estado, Brice Clotaire Oligui Nguema vai tornar-se um dos ajudantes-de-campo de Omar Bongo Ondimba.

“Ele era um dos ‘pequeninos’ do presidente, que víamos passando pelos corredores”, lembra Anne-Marie Dworaczek-Bendome, ex-funcionária da Obo. O ex-Meknes permaneceu ao lado do presidente até a morte do segundo, em 2009, em Barcelona. No entanto, em situação delicada com parte da família do falecido, incluindo com o futuro presidente Ali Bongo Ondimba (ABO), ele é removido de Libreville e enviado para servir no exterior.

Adido militar do Gabão em Marrocos e Senegal, passou dez anos no exílio. Só regressou em 2019, sob o impulso de Brice Laccruche Alihanga, que conhecia desde a infância e que era então chefe de gabinete da Aly Bongo, um ano depois do golpe ao Presidente, que Oligui Nguema considera seu primo, e sobretudo pouco depois de uma tentativa de golpe falhada, mas em que a Guarda Republicana estaria envolvida. o oficial é chamado para o Gabão.

Tornou-se chefe da poderosa Direção-Geral de Serviços Especiais (DGSS), a inteligência da Guarda Republicana.

Brice Clotaire Oligui Nguema substitui Frédéric Bongo, meio-irmão do presidente, ele próprio afastado após atrair inimizades dentro do clã Bongo. “Fred”, como símbolo, é então nomeado… adido militar do Gabão na África do Sul.

Na altura, Oligui Nguema afirmou a quem ouvisse o seu apoio inabalável ao chefe de Estado, ao ponto de este ter sido eleito, em abril de 2020, para chefe da Guarda Republicana.

Muito apreciado por seus homens e tendo permitido um grande aumento em número, ele também obteve que seu regimento é um dos mais bem equipados do país. Em 2023, em preparação para as eleições, recebeu mais quatro veículos blindados leves AML-90 e recrutou 679 novos agentes.



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Homem que tomou o poder no Gabão é primo do presidente deposto

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×