Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gabão: Ali Bongo já pode sair de casa e ir para onde quiser

O novo Presidente do Gabão, general Brice Oligui Nguema, deu ordens para que o deposto Presidente, Ali Bongo, ser libertado da sua residência, onde estava retido deste o golpe de Estado de 30 de Agosto, permitindo-lhe ir para onde quiser.

Na justificação para esta decisão, o general Brice Oligui Nguema avançou que o estado de saúde de Ali Bongo é periclitante e estar retido em casa não acrescenta nada, podendo mesmo sair do país se assim o desejar.

Desde o golpe que Brice Nguema antigo guarda presidencial e primo de Bongo, está sob suspeita de ter dado a cara por um golpe palaciano, porque atrás de si, acusa a oposição bagonesa, estará a filha mais velha do ex-Presidente que decidiu agir de forma a evitar que o poder escapasse da família Ondimba através de um outro protagonista de um golpe militar, como quase esteve a suceder em 2019, quando um jovem tenente, Kelly Obiang, também da guarda presidencial tentou tomar o poder.

Esta decisão está ainda a gerar mais dúvidas sobre a verdadeira natureza do golpe liderado por Brice Nguema, que é acusado pela oposição gabonesa de ser o homem de mão da filha de Bongo, Pascaline, que é quem vai, efectivamente, mandar no país, mantendo a família Ondimba aos comandos em Libreville.

Porém, este golpe de 30 de Junho pode, segundo analistas, gerar uma avalanche familiar interna, porque o filho de Ali, Nuredin Bongo, que era o preferido do pai para o substituir, não vai perdoar a antecipação da irmã mais velha, Pascaline.

Depois de libertar o primo, general Brice Nguema não deve fazer o mesmo a Nureddin, porque está acusado de corrupção e traição à pátria, um expediente eficaz para o manter atrás das grades, evitando as suas movimentações contra a irmã e o primo.

Se Ali Bongo vai aproveitar para partir para o exterior, provavelmente de encontro ao seu amigo, o Presidente francês, Emmanuel Macron, só se saberá nos próximos dias, mas esse deve ser o caminho porque o seu debilitado estado de saúde não deve permitir um esforço para retomar as rédeas do poder no Gabão. NJ



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Gabão: Ali Bongo já pode sair de casa e ir para onde quiser

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×