Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Egito reforça presença na fronteira de Gaza em meio a preocupações sobre expulsão de Palestinos

Migração Palestina


Siga-nos
O Egito está aumentando sua presença militar na passagem fronteiriça de Rafah com Gaza, em meio a preocupações de que Israel esteja planejando empurrar centenas de milhares de refugiados Palestinos através da fronteira para o deserto do Sinai.

O Cairo afirmou que a expulsão de tantos palestinos de suas casas seria uma violação do direito internacional e representaria um risco para a segurança nacional do Egito, podendo levar à falência da já debilitada economia do país. Os próprios palestinos e outros Estados árabes temem que os refugiados nunca possam retornar às suas casas.

Diplomatas israelenses negam que sua intenção seja expulsar os palestinos de Gaza enquanto lutam contra o Hamas, embora o ministro da Defesa, Yoav Gallant, tenha afirmado que o plano é “eliminar tudo”. Outro ministro, Gideon Sa'ar, afirmou que Gaza “deve ser menor ao final da guerra”.

Danny Ayalon, ex-embaixador de Israel nos EUA, sugeriu que o Egito deveria acolher temporariamente essas pessoas. “Há uma vastidão imensa, quase infinita, no deserto do Sinai, do outro lado de Gaza”, afirmou ele.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, discutiu a possibilidade de Israel forçar os palestinos a cruzar a fronteira com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, durante sua segunda visita a Riad em sua rodada de diplomacia de crise. Blinken é esperado no Cairo ainda neste domingo.

Todos os Estados árabes se opõem a essa medida e alertam que isso poderá levar a uma guerra regional. Contudo, caso as expulsões se concretizem, pode não haver outra opção senão ajudar a financiar a criação de campos de refugiados. A maioria dos palestinos em Gaza tem laços com aqueles que foram expulsos em 1948 e teme que uma nova expulsão em massa possa significar o fim das esperanças por um Estado palestino.

O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, afirmou na quinta-feira que os palestinos em Gaza devem “permanecer firmes e permanecer em suas terras”.

O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, expressou seu total acordo com o Egito. Falando no Cairo, ele disse: “Reitero mais uma vez que estamos instando Israel a cumprir o direito internacional. Somos contra o deslocamento dos palestinos. Jamais aprovaremos a política de expulsão para o Egito.”

O ministro das Relações Exteriores egípcio, Sameh Shoukry, reunido com sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, no sábado, também enfatizou que não permitiria que cidadãos estrangeiros presos em Gaza, incluindo cidadãos dos EUA que aguardavam no portão de Rafah, deixassem o território, a menos que Israel permitisse a entrada de comboios de ajuda. Essa recusa é uma das poucas cartas que Sisi tem na manga.

Enquanto o Cairo busca evitar um êxodo em massa de Gaza, está também se preparando para essa eventualidade. O Egito insiste que os planos destinam-se a um número relativamente pequeno de refugiados e é contra a ideia de grandes campos, temendo que possam abrigar indivíduos e grupos que se opõem a Sisi e a Israel. O Cairo também enfrenta sua própria insurgência islâmica na península do Sinai.

O Egito assinou um tratado de paz com Israel em 1979, após décadas de conflito, e os dois países mantêm relações diplomáticas plenas. Estima-se que existam mais de seis milhões de palestinos na diáspora, incluindo três milhões na Jordânia e 400 mil no Líbano. O número no Egito é menor. Desde os acordos de paz de Camp David de 1978, poucos palestinos no Egito são reconhecidos como refugiados ou cidadãos.

Em um sinal de que o Egito está se preparando para receber alguns refugiados, o governador do norte do Sinai, Gen Mohamed Abdel-Fadil Shousha, levantou o estado de emergência que vigorava há anos, dadas as tensões de segurança entre o exército e grupos islâmicos na região.

Ele instruiu “todas as autoridades locais a listar escolas, unidades habitacionais e terrenos baldios para serem usados como abrigos, se necessário”, em antecipação a uma onda de palestinos fugindo da ofensiva israelense. Campos estão sendo preparados em Sheikh Zuweid e Rafah, assim como edifícios governamentais, incluindo escolas e sedes, que podem ser usados como abrigos. Os campos serão guardados pelo exército egípcio. Uma revolta armada se espalhou no norte do Sinai após os militares derrubarem o presidente Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana, em 2013.

O Egito, a Turquia e os Emirados Árabes Unidos contribuíram para um comboio de ajuda de 143 caminhões para a agência de ajuda da ONU aos refugiados palestinos (Unrwa) que esperam entrar em Gaza, mas a passagem principal permanece fechada. Hospitais locais também estão sendo preparados para receber os feridos.

Blinken se encontrou com autoridades dos Emirados Árabes Unidos na noite de sábado em Abu Dhabi.

O Congresso dos EUA reteve recentemente fundos de ajuda dos EUA devido ao histórico de direitos humanos do Egito sob Sisi, mas haverá pressão para levantar essas restrições se o Egito permitir a entrada de refugiados.

Tariq Al-Khouli, subsecretário da comissão de relações exteriores do parlamento egípcio, questionou: “Como pode o mundo, que foi tão veemente na defesa da Ucrânia e tão rápido em mostrar todos os meios de apoio a eles, fechar os olhos à ajuda ao sofrido povo palestino?”

Acusando o Ocidente de duplos padrões, ele disse que o deslocamento da população da Faixa de Gaza seria um crime.

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, também insistiu durante uma conferência de imprensa no sábado que os palestinos não seriam autorizados a fugir para o país.

Ele afirmou que o rei Abdullah II declarou que forçar os palestinos a fugir de sua terra natal era uma linha vermelha que ele não aceitaria.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Egito reforça presença na fronteira de Gaza em meio a preocupações sobre expulsão de Palestinos

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×