Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

‘Israel tem que destruir Gaza se quiser exterminar o Hamas’: A caça aos comandantes terroristas

Tags: hamas israel gaza

Mohammed Deif,Ismail Haniyeh (à esquerda) Yahya Sinwar (à direita), Ismail Haniyeh,Khaled Mashal 




Siga-nos
Por Lucia Stein e Lucy Sweeney

Num momento em que militantes armados do Hamas invadiam Israel usando motos e parapentes, os líderes da organização estavam tranquilos, a uma distância segura de mais de 1.700 quilômetros. Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais revela vários desses líderes do Hamas observando atentamente a cobertura televisiva do ataque brutal a partir de um sofisticado escritório em Doha, no Qatar.

Enquanto a Al Jazeera Árabe transmitia imagens de jipes cruzando a fronteira para Israel, esses homens reuniram-se para um gesto de gratidão, elogiando a suposta "vitória". O ataque brutal às aldeias israelitas próximas a Gaza, na semana passada, foi uma cena de horror, onde terroristas atacaram os presentes em um festival de música, sequestraram crianças e avós, deixando um rastro de mais de 1.300 mortos e 3.200 feridos. Em resposta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu esmagar o Hamas, declarando que cada membro era, agora, "um homem marcado para a morte". Israel lançou uma série de ataques aéreos que devastaram partes da Cidade de Gaza, resultando em pelo menos 2.200 mortes e mais de 8.700 feridos. Além disso, 54 palestinos perderam a vida na Cisjordânia, enquanto 1.100 ficaram feridos.

O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz principal das Forças de Defesa de Israel, afirmou que a "eliminação" dos altos membros do Hamas é uma "prioridade máxima". No entanto, os analistas alertam que localizar esses líderes será uma tarefa complexa. Mesmo que Israel consiga atingir esses alvos, não há garantias de que isso porá fim a esta guerra implacável.

A estrutura de liderança do Hamas é um intricado arranjo dividido entre uma ala política e um braço militante, conhecidos como Brigadas Al Qassam. O analista de pesquisa Joe Truzman, baseado nos Estados Unidos e vinculado ao Long War Journal da Fundação para a Defesa da Democracia, destaca que, embora o grupo descreva esses papéis de forma distinta, na realidade, "essas duas entidades estão profundamente interligadas". As Brigadas Al Qassam, estabelecidas oficialmente em 1991, são compostas por "células compartimentadas especializadas em ataques terroristas, assassinatos e sequestros dentro de Israel", conforme descrito por uma análise da Comissão Parlamentar Mista Australiana de Inteligência e Segurança. Esta unidade é liderada por Mohammed Deif e seu vice-comandante Marwan Issa.
O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, Saleh al-Arouri e outros membros da liderança do grupo fingem surpresa com clipes de TV que mostram o ataque em grande escala ao sul de Israel.

No topo da ala política do Hamas estão Ismail Haniyeh, que supervisiona o gabinete político a partir de uma base no Qatar, e Yahya Sinwar, chefe dos assuntos do Hamas na Faixa de Gaza. Estes líderes, usando lenços verdes, foram vistos acenando para uma multidão. Haniyeh é o chefe do gabinete político do Hamas, enquanto Sinwar lidera o grupo na Faixa de Gaza. As informações sobre a operação do último fim de semana teriam sido compartilhadas apenas entre alguns líderes do Hamas, mantendo assim o elemento surpresa. Conforme afirmou o representante do Hamas, Ali Barakeh, à NPR: "Esta batalha foi envolta em sigilo; o planejamento e a execução foram mantidos em total confidencialidade. A hora decisiva era um segredo bem guardado, conhecido apenas pelos membros do Hamas".

Neste cenário de conflito e intriga, o mundo observa, esperando por desenvolvimentos que possam trazer algum alívio a uma região marcada pelo sofrimento e pela incerteza. O destino do povo envolvido nesta tragédia está, inegavelmente, pendurado numa balança delicada, enquanto as ações dos líderes do Hamas e de Israel continuam a moldar o curso deste conflito.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎
Nos últimos dias, uma fonte próxima ao grupo militante revelou à Reuters que a decisão de preparar a ofensiva foi tomada conjuntamente por Mohammed Deif e Marwan Issa. No entanto, ficou claro para os envolvidos quem era o verdadeiro arquiteto por trás da operação.

"Existem dois cérebros, mas existe um mentor", declarou a fonte de forma enigmática.

Foi Deif quem emergiu brevemente das sombras no fim de semana passado para anunciar o início do que o Hamas chamou de "Tempestade Al Aqsa". Ele afirmou que tal ataque foi desencadeado pelas cenas e imagens perturbadoras de Israel invadindo a mesquita Al Aqsa em Jerusalém durante o Ramadã. Esse raro pronunciamento indicava que algo crucial estava se desenrolando nos bastidores.

"Hoje, a ira de Al Aqsa, a ira de nosso povo e nação está explodindo. Nossos mujahedin [militantes], hoje é o dia de fazer este criminoso entender que seu tempo terminou", proclamou Deif em uma gravação que foi transmitida pelos meios de comunicação árabes.

Joe Truzman, um analista de pesquisa, explicou que embora seja evidente o envolvimento direto de Deif e Issa, é quase certo que os líderes do lado político da organização também tivessem conhecimento do plano.

"Eles teriam participado das decisões para realizar algo dessa magnitude. [Um ataque desta escala] exigiria a participação do mais alto escalão", afirmou ele.

Já começam a surgir indícios de que esforços significativos estão em andamento para atingir figuras-chave em Gaza. As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram recentemente a eliminação de dois militantes do Hamas que desempenharam papéis cruciais no ataque. Identificaram Ali Qadi, líder da unidade de comando 'Nukhba', que liderou a investida, e Merad Abu Merad, chefe do sistema aéreo do Hamas.

No início desta semana, dois ataques aéreos israelenses miraram na residência da família de Deif, na cidade de Khan Younis, ao sul do país. Seu paradeiro atual permanece desconhecido, mas o ataque resultou na trágica perda de seu pai, seu irmão e pelo menos outros dois parentes, conforme relatado por um funcionário do Hamas à Associated Press.

Deif é uma figura envolta em mistério mesmo dentro do Hamas, raramente sendo avistado em público. Há mais de duas décadas, ele está na lista dos mais procurados de Israel, após orquestrar o assassinato de soldados israelenses. Curiosamente, ele conseguiu sobreviver a inúmeras tentativas de assassinato, ganhando assim o apelido de "o gato com nove vidas". Este título reflete não apenas sua habilidade em escapar de situações perigosas, mas também a complexidade e a astúcia que caracterizam suas operações.

Após se juntar ao Hamas no final da década de 1980, Deif ascendeu rapidamente na hierarquia da organização, construindo uma reputação como especialista em fabricação de bombas e sendo responsável pelo desenvolvimento do complexo sistema de túneis do grupo. Esses túneis servem como esconderijo e rota de transporte para os militantes altamente treinados.

Deif é uma figura enigmática, conhecida por poucos e considerada um mestre do disfarce. Acredita-se que ele tenha adotado o nome "Deif", que se traduz como "Convidado" em árabe, como uma homenagem ao seu estilo de vida nômade após ingressar no Hamas. Sua discrição é notável; ele vive nas sombras, camuflando-se entre a população e utilizando diferentes passaportes e identidades.

"Ele é extremamente reservado. Mantém-se discreto, vivendo entre o povo. Movimenta-se usando passaportes e identidades diferentes", revelou Imad Falouji, um ex-líder sênior do Hamas e um dos fundadores da Brigada Al Qassam, em uma entrevista ao Washington Post em 2014. "Ele foi bem-sucedido até agora porque seu círculo é muito restrito. É por isso que ele ainda está vivo."

No entanto, a vida de Deif não tem sido isenta de tragédias. Ele sofreu ferimentos graves em atentados anteriores contra sua vida, perdendo um olho e sofrendo lesões nas pernas. Além disso, em um trágico ataque aéreo israelense em 2014, ele perdeu sua esposa, uma filha de três anos e um filho de apenas sete meses. Essa perda dolorosa marcou profundamente a vida deste homem misterioso, cuja existência é um equilíbrio instável entre a clandestinidade e a perseguição constante.

O histórico de Israel em atacar líderes do Hamas, tanto dentro de Gaza como em território estrangeiro, é marcado por uma série de eventos violentos. Em 2003, Ismail Abu Shanab, uma figura de proeminência dentro do Hamas, foi morto em um ataque de helicópteros israelenses que dispararam cinco mísseis contra o seu carro na Cidade de Gaza. Poucas semanas depois, o co-fundador do Hamas, Sheikh Ahmed Yassin, e seu protegido Haniyeh, o atual chefe político, escaparam por pouco da morte quando um míssil israelense atingiu o prédio de apartamentos onde se encontravam na Cidade de Gaza.

Yassin não teve a mesma sorte no ano seguinte, quando foi morto em um ataque com mísseis Hellfire ao sair de sua mesquita após as orações matinais. Abdel Aziz Rantisi, também cofundador do Hamas e conhecido como "o Leão da Palestina", encontrou um destino semelhante em 2004, sendo morto em um ataque de helicóptero israelense ao carro em que viajava com seu filho e guarda-costas.

Além das operações dentro de Gaza, Israel também realizou assassinatos no exterior, levando a controvérsias diplomáticas. Um desses casos ocorreu em 2010, quando uma equipe de 26 agentes do Mossad viajou para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para assassinar Mahmoud al-Mabhouh, cofundador das Brigadas Al Qassam, em seu quarto de hotel. Os assassinos usaram passaportes estrangeiros falsos, incluindo documentos com nomes de dupla cidadania australiano-israelense. O incidente resultou na expulsão de um diplomata israelense pela Austrália.

Outra tentativa de assassinato notória foi a ocorrida na Jordânia em 1997, quando agentes do Mossad supostamente borrifaram veneno no ouvido de Khaled Mashal, ex-líder do Hamas. O ataque levou a uma crise diplomática entre a Jordânia e Israel, mas, eventualmente, Israel foi forçado a pedir desculpas e entregar um antídoto que salvou a vida de Mashal.

Apesar dos esforços de Israel para "decapitar a liderança geral" do Hamas, as estratégias específicas para alcançar esse objetivo ainda permanecem obscuras. Como observa o especialista em Oriente Médio, Ian Parameter, "Israel tem sido um tanto vago sobre isso... disse que vai eliminar o Hamas, que Gaza nunca mais será a mesma e que o Hamas será destruído como organização". No entanto, Gaza, embora seja um pequeno enclave, é um local difícil para localizar indivíduos devido à sua densidade populacional e complexa infraestrutura. O Hamas, por sua vez, demonstrou habilidade em se movimentar e escapar das operações de busca, desafiando as tentativas de erradicar sua liderança.
Siga-nos
Em 2006, um jovem soldado das Forças de Defesa de Israel (FDI) chamado Gilad Shalit foi sequestrado pelo Hamas enquanto patrulhava perto da fronteira de Gaza. Ian Parameter observou que, apesar de toda a inteligência disponível em Gaza, os israelenses foram incapazes de localizá-lo. Shalit foi mantido como refém por cinco anos antes de ser libertado em troca de 1.027 prisioneiros palestinos.

Joost Hiltermann, diretor do programa do Grupo de Crise Internacional para o Oriente Médio e Norte da África, enfatizou que a intricada rede de túneis do Hamas representa um desafio significativo para Israel, não apenas na localização e recuperação de reféns, mas também na identificação de alvos dentro dos túneis. Os túneis subterrâneos do Hamas, que se estendem do território de Gaza até o interior de Israel, foram descobertos, levantando preocupações sobre os preparativos para possíveis conflitos futuros.

"A razão pela qual Israel teria que destruir Gaza para derrotar o Hamas é que a vida está na superfície, enquanto o Hamas está no subsolo, vivendo nos túneis", explicou Hiltermann. "Para acessar os túneis, seria necessário destruir tudo o que está acima. No entanto, não há garantia de que, mesmo que Israel destrua toda Gaza, possa realmente derrotar o Hamas, pois o grupo tem meios de se movimentar e escapar."

Joe Truzman expressou a esperança de que Israel dê prioridade à perseguição de líderes-chave como Sinwar, Deif e Issa, mas eliminar os líderes que operam fora de Gaza seria ainda mais complicado. Ele mencionou relatos de que a inteligência israelense teria eliminado membros do Hamas em outros países, o que demonstra a capacidade de Israel para realizar operações no exterior. No entanto, as alianças do Hamas com grupos militantes na região, muitos dos quais são financiados pelo Irã, podem complicar os esforços de Israel para perseguir líderes fora de Gaza.

No entanto, Truzman alertou que mesmo se Israel conseguisse eliminar líderes individuais, isso não garantiria uma melhoria significativa. "Eliminar a liderança não significa necessariamente que as coisas vão melhorar", afirmou ele. A destruição total do Hamas é o objetivo declarado de Israel, mas esse processo levará muito tempo e continuará a ser um desafio complexo e em constante evolução.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

‘Israel tem que destruir Gaza se quiser exterminar o Hamas’: A caça aos comandantes terroristas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×