Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Hamas é o culpado por todas as mortes nesta guerra - The New York Times

Tags: hamas gaza israel
Na quarta-feira, residentes de Gaza após um ataque aéreo israelense em Khan Younis.Crédito...Ibraheem Abu Mustafa/Reuters


Siga-nos

Por Bret Stephens 

Na sexta-feira, o governo israelita deu aos civis do norte da Faixa de Gaza 24 horas para evacuarem para a parte sul do território, em antecipação a uma grande ofensiva militar. O Hamas, por sua vez, “disse aos residentes de Gaza para permanecerem onde estavam, apesar do prazo de Israel”, informou a Reuters no mesmo dia.

Pessoas sensatas podem criticar Israel por não dar tempo suficiente aos civis para saírem do perigo: há, especialmente, habitantes de Gaza idosos, deficientes e doentes - e aqueles que os ajudam - que podem estar efetivamente confinados em casa.

Pessoas razoáveis ​​também podem opor-se a outras medidas que os israelitas tomaram em resposta ao massacre de judeus mais mortífero desde o Holocausto. Não parece certo nem inteligente que Israel corte a água e a eletricidade a Gaza até que os reféns do Hamas sejam devolvidos - não porque Israel não deva fazer tudo o que for necessário para obter a sua libertação, mas porque as pessoas que mais sofrem com a ação são aquelas que ter a menor palavra a dizer sobre o destino dos reféns. Os líderes do Hamas, tenho a certeza, abasteceram-se amplamente, bem como às suas forças, de combustível, geradores, água potável e outros bens essenciais.

Mas o que as pessoas razoáveis ​​não podem debater é o cinismo com que o Hamas está a conduzir a sua parte da guerra. É um cinismo que o mundo em geral não deveria recompensar com a nossa credulidade, para que não nos transformemos mais uma vez em idiotas úteis do Hamas.

Consideremos: o Hamas lançou um ataque com uma devassidão semelhante à que os nazis mostraram em Babyn Yar ou o ISIS em Sinjar. Fê-lo sabendo que iria provocar a resposta israelita mais furiosa possível. Porquê colocar milhões de palestinos em risco? Porque o Hamas aprendeu que lucra pelo menos tanto com as mortes palestinas quanto com as israelenses – quanto mais de cada um, melhor.

Assassinar judeus é um fim por direito próprio para o Hamas, porque acredita que cumpre um objectivo teológico. O pacto original do Hamas invoca esta injunção: “O Dia do Juízo não acontecerá até que os muçulmanos lutem contra os judeus e os matem. Então, os judeus se esconderão atrás de pedras e árvores, e as pedras e árvores gritarão: 'Ó muçulmano, há um judeu escondido atrás de mim, venha e mate-o.'” Mais tarde, o Hamas suavizou a linguagem de “judeus” para “judeus”. Sionistas” e “matar” para “resistir à ocupação com todos os meios e métodos”, mas o significado é o mesmo.

O Hamas também atinge objetivos práticos e propagandísticos ao colocar os palestinianos em perigo. Mais civis em zonas de combate significam mais escudos humanos para as suas forças. Mais palestinos mortos e feridos significam mais simpatia pelo seu lado e mais condenação de Israel.

É por isso que o Hamas transformou o hospital central de Gaza na sua sede durante o conflito de 2014. É por isso que armazenou foguetes nas escolas. É por isso que tem usado mesquitas para armazenar armas. É por isso que dispara foguetes a partir das áreas densamente povoadas de Gaza. Faz tudo isto sabendo que Israel, que concordou em respeitar as leis da guerra, tenta evitar atingir esses alvos – e, quando os atingir, isso resultará em acusações de crimes de guerra e em exigências diplomáticas de contenção. De qualquer forma, o Hamas ganha vantagem.

O cinismo não para por aí. Durante uma ronda anterior de combates, o líder político do Hamas, Khaled Meshaal, denunciou Israel por ter cometido um “ Holocausto ” contra os palestinianos. Isso vindo do chefe de um grupo terrorista que negou o Holocausto . O Hamas também apela à simpatia internacional devido ao que considera ser a pobreza insondável de Gaza. Na verdade, o produto interno bruto per capita de Gaza, de 5.600 dólares em 2021 em termos de poder de compra , não é muito inferior ao da Índia.


Mas o Hamas gasta fortunas a construir uma máquina de guerra cujo único objetivo é atacar Israel. Em 2014, o Wall Street Journal informou que com o dinheiro que o Hamas poderia ter gasto para construir um único túnel para se infiltrar em Israel, poderia ter comprado material de construção “o suficiente para construir 86 casas, sete mesquitas, seis escolas ou 19 clínicas médicas”. Na época, Israel havia identificado pelo menos 32 desses túneis.

Um Hamas que quisesse uma Gaza mais próspera – uma que não obrigasse os seus vizinhos a erguerem cercas à sua volta e torres para os proteger – poderia tê-la, simplesmente desistindo dos seus objetivos ideológicos. Se Gaza é a prisão ao ar livre que tantos críticos de Israel alegam, não é porque os israelitas sejam caprichosamente cruéis, mas porque muitos dos seus residentes representam um risco mortal. Para provar, basta olhar para o pogrom de 7 de outubro.

Enquanto escrevo, as forças israelitas parecem estar prestes a lançar o seu ataque terrestre a Gaza. Com essa invasão, o equilíbrio da simpatia global, juntamente com o peso da pressão diplomática, virar-se-á, sem dúvida, contra Israel. Isso sempre fez parte da estratégia do Hamas: como o rapaz que mata os seus pais e depois, através dos seus advogados, implora a misericórdia do tribunal porque é órfão.

O Hamas quer os benefícios de ser um perpetrador e a simpatia de ser uma vítima ao mesmo tempo. A saída impune dependerá, em parte, da comunidade internacional – que, neste caso, inclui você, leitor.

Deveríamos ser capazes de acertar isso. A causa central da miséria de Gaza é o Hamas. Só ele é o único responsável pelo sofrimento que infligiu a Israel e conscientemente provocou contra os palestinianos. A melhor maneira de acabar com a miséria é remover a causa, e não deter a mão do removedor.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :
Bret Stephens é colunista de opinião do The Times desde abril de 2017. Ele ganhou o Prêmio Pulitzer por comentários no The Wall Street Journal em 2013 e anteriormente foi editor-chefe do The Jerusalem Post
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

O Hamas é o culpado por todas as mortes nesta guerra - The New York Times

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×