Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nas horríveis mortes do Hamas, ressurge o trauma israelense sobre o Holocausto -Tia Goldenberg AP

Casa destruída pelos terroristas do Hamas


POR  TIA GOLDENBERG

TEL AVIV, Israel (AP) – Mulheres, crianças e idosos escondidos em salas seguras foram mortos a tiros sem piedade. Casas incendiadas com moradores aterrorizados ainda dentro delas. Crianças, algumas amarradas, forçadas a entrar num quarto e massacradas. Judeus, indefesos.

Para muitos israelitas e judeus em todo o mundo, os horrores cometidos pelos militantes do Hamas durante o seu impressionante ataque às comunidades do sul de Israel estão a desencadear memórias dolorosas de uma calamidade de uma escala muito maior: o Holocausto.

Há muito vista como uma catástrofe tão horrível que nada mais deveria ser comparado a ela, os israelenses estão agora traçando paralelos diretos entre o assassinato de 6 milhões de judeus na Europa há oito décadas e a sua tragédia mais recente, sublinhando o quão traumático o ataque tem sido para um país que ressuscitou das cinzas da Segunda Guerra Mundial e foi criado como um refúgio seguro para os judeus.

“Tenho sido rigoroso em não usar a palavra 'Shoah' em qualquer contexto que não seja o Holocausto”, escreveu o comentador político Ben Caspit no diário Maariv, referindo-se ao Holocausto pelo seu nome hebraico. “Quando crianças judias se escondem em um quarto protegido e seus pais angustiados rezam para que não chorem, para que os saqueadores não entrem e coloquem fogo na casa, é um Shoah.”
Siga-nos

AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎
A retaliação de Israel contra o Hamas em Gaza também suscitou comparações com a maior tragédia nacional dos palestinianos, a Nakba , quando centenas de milhares de pessoas fugiram ou foram forçadas a fugir após a guerra de 1948 que levou à criação de Israel. Muitos palestinos temem uma repetição do êxodo em massa depois que Israel ordenou a evacuação do norte de Gaza.

Há apenas alguns anos, as comparações com o Holocausto teriam sido prontamente denunciadas como uma forma de baratear a sua memória e diminuir o horror dos crimes nazis.

Isso começou a deteriorar-se nos últimos anos – com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a aludir aos nazis ao falar sobre o Irão e o seu programa nuclear e os manifestantes em lados rivais do corredor político a chamarem-se uns aos outros de “nazis”. Ainda assim, tais incidentes continuam a ser raros e muitas vezes suscitam críticas.

Mas os horrores do ataque do Hamas em 7 de Outubro, que matou pelo menos 1.300 israelitas, exploraram os receios mais profundos de Israel e reavivaram memórias do maior trauma dos judeus.

Centenas de militantes invadiram a fronteira, pegando o país e seus alardeados militares desprevenidos em um importante feriado judaico. Eles atacaram pacatas aldeias agrícolas , massacrando moradores aterrorizados.

Os militantes mataram pelo menos 260 foliões num festival de música, com sobreviventes contando histórias angustiantes de massacres metódicos.

Dezenas de pessoas foram arrastadas como reféns em motocicletas e carrinhos de golfe. Alguns dos mortos e capturados eram sobreviventes do Holocausto.

“Isto é um massacre. Isto é um pogrom”, disse o major-general Itai Veruv, líder das forças que limparam uma das aldeias sitiadas, referindo-se aos massacres históricos de judeus europeus.

No Holocausto, os nazis lideraram uma campanha de genocídio, prendendo e assassinando muitos dos judeus da Europa, enquanto enviavam outros em comboios para campos de morte ou de trabalhos forçados.

Israel fez da proteção dos judeus de atrocidades semelhantes parte da sua razão de ser. Muitos israelitas vêem o seu país como um refúgio, uma nação com um exército forte que poderia proteger os judeus apesar das ameaças regionais. Muitos judeus na diáspora partilham esse sentimento, vendo Israel como um porto seguro caso os judeus sejam novamente perseguidos.

Embora o ataque do Hamas não tenha chegado nem perto da escala do Holocausto, marcou o dia mais mortal para os judeus desde então e o seu massacre bem planeado reabriu uma ferida que permanece fresca para muitos em Israel.

Netanyahu comparou os assassinatos do festival ao massacre de Babi Yar, um dos mais infames massacres da Segunda Guerra Mundial, no qual mais de 33 mil judeus foram mortos. Ele declarou que Israel “nunca esquecerá”, um reflexo claro do voto de Israel de nunca deixar o Holocausto desaparecer da memória coletiva do mundo. Dany Cushmaro, um apresentador israelita, começou a referir-se aos militantes do Hamas como “aqueles nazis”.

Os aliados de Israel no exterior também fizeram a ligação.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, referiu-se ao seu falecido sogro, um sobrevivente do Holocausto, durante uma visita a Israel e disse que os ataques tiveram “ecos angustiantes” dos massacres nazis. Um vídeo postado no Instagram pelo grupo pró-Israel Stand With Us mostra uma vela e o número de 6 milhões subindo lentamente para incluir os 1.300 israelenses assassinados.

A memória do assassinato em massa de judeus paira sobre Israel. Realiza um dia em memória, onde os israelenses ficam parados durante uma sirene de um minuto para lembrar os mortos. O Holocausto é ensinado em profundidade nas escolas. Grupos de jovens e soldados visitam os campos de extermínio na Europa. E dignitários visitantes são levados ao memorial do Holocausto do país.

O historiador israelita Tom Segev disse que era natural que os israelitas estabelecessem a ligação entre o ataque do Hamas e o trauma profundamente enraizado na nação. “Este é o mal supremo que a pessoa em Israel reconhece”, disse ele.

Mas ele disse que os líderes israelenses de todo o espectro político tentaram durante décadas explorar a memória do Holocausto para obter ganhos políticos.

Os israelitas, em alguns casos, ficam furiosos quando são feitas comparações.

Num discurso de 2016 que marcou o dia em memória do Holocausto em Israel, Yair Golan, então vice-chefe militar, disse que estava a testemunhar “processos nauseantes” na sociedade israelita que lhe lembravam o fascismo da Alemanha da era nazi. O discurso provocou reações iradas dos líderes israelenses e é amplamente considerado o motivo pelo qual Golan foi preterido para o cargo mais importante do exército.

Ativistas proeminentes em lados rivais da recente controvérsia da reforma judicial de Israel provocaram alvoroços por causa de comentários relacionados ao Holocausto.

Entretanto, alguns críticos de Israel comparam as ações israelitas contra os palestinianos às dos nazis, que Israel condena como antissemitismo.

Mairav ​​Zonszein, analista sénior do International Crisis Group, disse que o Holocausto está a ser usado por Israel e pelos seus aliados para construir legitimidade para os seus ataques contra o Hamas, que matou pelo menos 2.200 palestinianos, e para apelar aos judeus na diáspora.

Ela disse que as comparações também podem ter consequências perigosas para o desenrolar da guerra.

“Quando se invoca o Holocausto, é o pior dos piores”, disse Zonszein, acrescentando que a resposta de Israel poderá ser severa.
Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Nas horríveis mortes do Hamas, ressurge o trauma israelense sobre o Holocausto -Tia Goldenberg AP

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×