Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Venezuela entra em colapso mesmo com as maiores reservas de petróleo

Pessoas assistem a fumaça preta de um grande incêndio em um depósito de combustível em uma planta de refino de petróleo da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) em Puerto La Cruz, estado de Anzoátegui, Venezuela - Carlos Landaeta / AFP
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas






A Venezuela mal produz 735 mil barris de petróleo por dia, segundo cifras de maio passado, quando em 1997 produziu 3,2 milhões

🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui
CARACAS.- A Venezuela , com reservas provadas de petróleo de 304 bilhões de barris, está submersa em uma crise que tem causado o maior deslocamento de pessoas no mundo, devido ao colapso de sua economia, que depende 98% das exportações de petróleo.

O país caribenho viu nos últimos anos como sua indústria petrolífera entrou em crise, devido à falta de manutenção e investimento, além da corrupção, que causou escassez de combustível devido ao mau estado das refinarias e longas filas de veículos com pessoas que eles podem passar até três ou quatro dias procurando abastecer os tanques. A situação contrasta com a prosperidade da indústria na década de 1970.


Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

A Venezuela, que possui as maiores reservas recuperáveis ​​de petróleo do mundo, mal produz 735 mil barris de petróleo por dia, segundo dados de maio passado, nem um décimo da produção diária da Arábia Saudita (10,6 mbd), que é a segunda país com maiores reservas comprovadas com 266.500 milhões de barris.

Eles são seguidos em terceiro lugar pelo Canadá, com 169,7 mil; Irã, com 158,4 mil; Iraque, com 142,5 mil; Kuwait, com 101,5 mil; Emirados Árabes Unidos, com 97,8 mil; e a Rússia, com 80 bilhões de barris.

A Venezuela tem grandes problemas para manter sua indústria operando em plena capacidade. Especialistas afirmam que desde que o chavismo chegou ao poder, a PDVSA se politizou e passou a ser usada para programas sociais.

"A PDVSA virou construtora de casas, distribuidora de alimentos, instrumento de política governamental e perdeu seu objetivo, que é explorar o recurso e aproveitá-lo ao máximo", disse Luis Pacheco, pesquisador do Baker Institute for Public Policy, da Rice University (Houston, EUA), que apontou que os efeitos dessas medidas não foram sentidos na Venezuela até 2014, quando os preços do petróleo caíram, informou a BBC Mundo.

Especialistas apontam que para aumentar a produção seria necessário um investimento inicial de aproximadamente 2.500 milhões de dólares.

Como consequência da má gestão, hoje mais de sete milhões de venezuelanos deixaram seu país nos últimos anos, em busca de melhores oportunidades, e nada parece indicar que esse fluxo de pessoas irá parar em pouco tempo. As últimas decisões da Assembleia Nacional (AN), controlada pelo chavismo, sobre o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) afastam a possibilidade de que a crise que o país vive devido às políticas do regime possa ser resolvida por meio de eleições.

Enquanto isso, a ONU indicou que cerca de sete milhões de pessoas na Venezuela precisam de assistência humanitária e está preocupada com o aumento da desnutrição entre a população. A Venezuela registra a segunda maior inflação do mundo com 429% ano a ano em maio de 2023. Ao contrário de alguns anos atrás, quando havia escassez de alimentos nas prateleiras, atualmente na Venezuela você pode encontrar mais produtos, mas a preços que estão completamente divorciados de ordenados e vencimentos.

Segundo a ONU, a desnutrição na Venezuela passou de 2,5% em 2010-2012 para 27,4% em 2018-2020.

No ano passado, o governo dos EUA afrouxou algumas das sanções impostas às operações da Chevron na Venezuela, permitindo o reinício das operações no país sul-americano. Inicialmente, a petroleira norte-americana havia estabelecido uma meta de produção de 200.000 barris por dia; no entanto, os graves problemas com a infraestrutura de transporte de petróleo no oeste da Venezuela fizeram com que essa previsão tivesse que ser reduzida para 175.000 barris por dia, informou o El Nacional.

Entre os obstáculos que a Chevron tem enfrentado para suas operações estão a deterioração do canal de navegação do Lago Maracaibo, no estado de Zulia (oeste) e as más condições das instalações de armazenamento de petróleo naquela área.

O regime de Maduro garante que estão sendo produzidos mais de 800.000 barris por dia e que até o final de 2023 a produção chegará a um milhão de barris. Essa estimativa é considerada irreal por especialistas do setor, cujas previsões não ultrapassam 750 mil barris por dia.

FONTE: Com informações da BBC Mundo/AP/AFP


📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Venezuela entra em colapso mesmo com as maiores reservas de petróleo

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×