Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Novo livro do psiquiatra e psicanalista Norman Doidge explica como o cérebro humano tem sua própria maneira de se curar

No best-seller “O cérebro que se transforma”, Norman Doidge relata um dos mais importantes avanços da ciência moderna: a descoberta de que o cérebro tem a capacidade de modificar sua própria estrutura e funcionamento. A neuroplasticidade, como é denominada esta habilidade cerebral, é mais uma vez objeto de atenção do médico psiquiatra e psicanalista.  Em “O cérebro que cura”, um dos lançamentos de setembro da Editora Record,  Doidge explica como a plasticidade do órgão possibilita o processo de cura.

O médico viajou pelos cinco continentes para ouvir histórias de cientistas que trabalham em laboratórios de neurociência de ponta, além de médicos e pacientes que lidaram com a neuroplasticidade durante tratamentos. Em sua maioria, as intervenções mencionadas no livro recorrem a formas de energia (luz, sons, vibração, eletricidade e movimento) para despertar a capacidade de cura do próprio cérebro.

Entre as experiências que Doidge compartilha estão sons para tratar sintomas do espectro autista, vibrações na nuca para curar o déficit de atenção, leves estimulações elétricas na língua para reverter sintomas de esclerose múltipla e luzes projetadas para cuidar de lesões cerebrais.

Ao falar sobre o funcionamento da neuroplasticidade, o autor destaca uma ponte entre duas grandes tradições médicas da humanidade: a neurociência ocidental e as práticas orientais de cura, entre elas a medicina tradicional chinesa, a yoga, as artes maciais e a medicina energética:

  “Há muito tempo, a medicina do Ocidente despreza a medicina oriental, praticada por bilhões de pessoas durante milênios, geralmente porque parecia absurdo aceitar que a mente pudesse alterar o cérebro. Só agora os cientistas começam a vislumbrar como tais práticas tradicionais podem funcionar dentro dos modelos ocidentais”, afirma Doidge.

   “O cérebro que cura” mostra como a capacidade altamente dinâmica do cérebro e sua própria sofisticação permitem um tipo de cura único e gradativo.

Norman Doidge é médico psiquiatra e psicanalista, autor do best-seller “O cérebro que se transforma”, escolhido pela Dana Foundation, entre mais de 30 mil títulos, como o melhor livro de conhecimento geral sobre o cérebro, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos em todo o mundo. O autor integra o Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia, em Nova York, e é membro do corpo docente do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Toronto, Canadá, onde mora.

O CÉREBRO QUE CURA

(The brains ways of healing)

Norman Doidge

Tradução de Clóvis Marques

560 páginas

R$ 79,90

Editora Record

(Grupo Editorial Record)



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Novo livro do psiquiatra e psicanalista Norman Doidge explica como o cérebro humano tem sua própria maneira de se curar

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×