Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roupa tingida na máquina o que fazer? Apresse-se!

Aconteceu-lhe o pior dos pesadelos: a Roupa Tingida na máquina de lavar. A camisa branca agora é rosa, o par de calças de ganga clara agora tem manchas escuras. Não entre em pânico. Veja as nossas dicas para remover manchas e tratar de roupa tingida.

Como tirar nódoas da roupa tingida por outra

Primeiramente, é essencial agir o mais rápido possível. Quanto mais tempo a mancha tiver para se fixar no tecido, mais difícil será removê-la. Se perceber a nódoa imediatamente após a lavagem, não seque a roupa. O calor pode fixar a nódoa e torná-la permanente.

Comece por enxaguar a roupa manchada com água fria. O uso de água fria é fundamental, pois a alta temperatura pode fixar ainda mais a mancha no tecido. Então, aplique um pouco de detergente líquido na nódoa e esfregue suavemente. Enxague e veja se a nódoa foi removida. Se persistir, não se desespere, ainda há outras técnicas que pode experimentar.

| Leia ainda » Como tirar mau cheiro da roupa depois de lavada

Roupa tingida na máquina o que fazer? 5 soluções

É importante lembrar que cada caso é único e o que funciona para uma peça pode não funcionar para outra. Portanto, pode ser necessário experimentar as diferentes técnicas até encontrar a mais eficaz para a sua situação específica.

Tirar nódoas tingidas com folhas de louro

De certeza que já ouviu falar das inúmeras propriedades das folhas de louro na culinária. Mas, sabia que também pode ser um aliado na remoção de nódoas? As folhas de louro têm propriedades que ajudam a quebrar as moléculas de cor dos corantes, facilitando a sua remoção.

Ferva algumas folhas de louro em água durante 15-20 minutos. Deixe arrefecer e, em seguida, mergulhe a roupa tingida na água com louro. Deixe em infusão durante algumas horas. Por fim, lave a roupa normalmente. Este é um dos mais surpreendentes truques que pode usar para eliminar nódoas da roupa tingida por outra.

| Leia também » Como tirar manchas de óleo da roupa

Açúcar para remover a cor tingida

O açúcar, além de ser um adoçante natural, tem a capacidade de atuar como agente clareador. Sim, pode parecer um truque estranho, mas é um método eficaz e económico na luta contra a roupa tingida.

Para utilizar este método, dissolva uma chávena de açúcar em quatro chávenas de água fria – a água fria é fundamental, pois impede que a mancha se fixe ainda mais. Depois, coloque a roupa tingida nesta solução e deixe-a de molho durante a noite. No dia seguinte, lave a roupa normalmente.

A força do vinagre na remoção de manchas

O vinagre é outro aliado poderoso. Este produto de limpeza doméstico comum pode ser a solução para o seu problema de roupa tingida. O vinagre possui ácido acético, que ajuda a desfazer as manchas de corante.

Para aproveitar as suas propriedades, adicione uma chávena de vinagre branco a uma bacia com água fria e mergulhe a roupa tingida nessa solução durante algumas horas. Posteriormente, lave a roupa na máquina como de costume.

| Aprenda mais » Como tirar ferrugem da roupa

Vanish e outros removedores de manchas

Um produto comercialmente disponível que pode ajudar na remoção de nódoas da roupa tingida é o Vanish ou qualquer outro removedor de manchas similar. Este produto, disponível em praticamente todos os supermercados, pode ser uma ferramenta útil.

Siga as instruções do fabricante para usar estes produtos. Normalmente, eles devem ser aplicados diretamente na mancha antes de serem lavados. Como medida extra, deixe o produto atuar sobre a mancha por algum tempo antes de lavar a roupa. Tenha cuidado e evite o uso em tecidos mais delicados, já que alguns destes produtos podem ser demasiado agressivos.

Dependendo do tipo de tecido e da resistência da cor original, pode ser necessário repetir o processo mais de uma vez. Por isso, tenha paciência e não desista. 

| Poderá gostar » Como tirar pelos de roupas na máquina de lavar

Recurso à tinturaria profissional

Se, apesar de todas as suas tentativas, a roupa tingida persistir, pode ser altura de recorrer a uma tinturaria profissional. Estes estabelecimentos têm acesso a técnicas e produtos de remoção de nódoas que não estão disponíveis para o consumidor comum, o que pode ser necessário para resolver o problema.

Ao escolher esta opção, tenha em mente que, apesar da sua eficácia, pode representar um custo adicional. No entanto, no caso de peças de roupa de valor elevado, seja monetário ou sentimental, o investimento numa tinturaria pode valer a pena para garantir que a peça seja tratada adequadamente.

Seja qual for o método que escolher, lembre-se que a paciência é um ingrediente fundamental no processo de remoção de nódoas. Pode levar algum tempo até que a cor indesejada seja totalmente eliminada, por isso não desanime se os primeiros resultados não forem tão eficazes quanto esperado. 

 Veja também:

Como tirar bolor da roupa

Melhores produtos de beleza da Mercadona

Os 7 piores alimentos para o fígado

Como limpar moedas

The post Roupa tingida na máquina o que fazer? Apresse-se! appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Roupa tingida na máquina o que fazer? Apresse-se!

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×