Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alimentação para anemia: mais ferro na sua dieta

Quando falamos em anemia, referimo-nos a uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A anemia é geralmente o resultado de uma deficiência de Ferro no organismo, que por sua vez, pode resultar em sintomas como fadiga, falta de força, dores de cabeça, tonturas e distúrbios de sono e apetite. Descubra a melhor alimentação para anemia e conheça os melhores alimentos em ferro.

O que é a anemia

Entender a anemia passa por compreender a função da hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos e tem a função vital de transportar o oxigénio desde os pulmões para todas as células do corpo. Quando temos anemia, os níveis de hemoglobina estão abaixo do normal, o que significa que as células do nosso corpo não recebem oxigénio suficiente.

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia. O ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, e uma dieta pobre em Alimentos Ricos neste mineral pode levar à sua carência no organismo.

|Leia também » Como soltar o intestino em minutos

Alimentação para anemia

A boa notícia é que a anemia é uma condição que pode ser combatida através da alimentação. A dieta desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento da anemia, já que o ferro e outros nutrientes importantes podem ser obtidos através dos alimentos.

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro são essenciais para quem sofre de anemia. Aqui estão alguns deles:

Carne vermelha: A carne vermelha, como o bife de vaca, é um dos alimentos mais ricos em ferro. Porém, para evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas, opte por cortes magros. Se gostar, os fígados são dos alimentos mais ricos em ferro.

Peixe e marisco: Peixes como o salmão, atum e a sardinha, além de mariscos como ostras e mexilhões, são excelentes fontes de ferro.

Feijão: O feijão, seja branco, preto ou encarnado, é uma ótima opção para quem é vegetariano ou simplesmente quer variar a dieta.

Gema de ovo: Embora a clara do ovo seja mais conhecida, a gema é muito rica em ferro e outros nutrientes essenciais.

Frutos secos: As amêndoas, nozes e caju são alguns dos frutos secos que contêm boas quantidades de ferro.

Frutas secas: Damascos, passas e figos secos são exemplos de frutas secas que podem contribuir para a ingestão de ferro.

Verduras de folhas verdes escuras: Espinafre, couve, agrião e brócolos são exemplos de verduras que contêm quantidades significativas de ferro.

|Veja ainda » 7 piores alimentos para o fígado

A importância da vitamina C

Uma componente-chave na dieta de qualquer indivíduo que combate a anemia deve ser a vitamina C. Esta vitamina essencial desempenha um papel de destaque no metabolismo do ferro, facilitando a sua absorção pelo organismo. O ferro heme, encontrado em produtos de origem animal, é absorvido de maneira mais eficiente pelo corpo humano. Por outro lado, o ferro não heme, proveniente de fontes vegetais, necessita da ajuda da vitamina C para ser efetivamente absorvido.

Alimentos ricos em vitamina C, como citrinos (laranjas, tangerinas, limões e toranjas), kiwis, morangos, pimentos, goiaba, acerola e frutas tropicais como a manga e o abacaxi, quando consumidos em conjunto com alimentos ricos em ferro, podem potencializar consideravelmente a absorção deste mineral vital. Além disso, a vitamina C tem uma ação antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres, e é fundamental na produção de colagénio, uma proteína que ajuda na cicatrização de feridas.

|Conheça mais » Alimentos ricos em potássio

Anemia: alimentos a evitar

Mas não é só a inclusão de alimentos ricos em ferro que importa, é também necessário ter em atenção quais os alimentos a evitar ou a reduzir. Alimentos e bebidas como café, chá, leite e derivados, e chocolate podem diminuir a absorção de ferro pelo organismo. Dessa forma, modere o consumos destes alimentos, especialmente nas refeições que incluem alimentos ricos em ferro.

A anemia pode ser uma condição debilitante, mas com as estratégias nutricionais certas, pode-a controlar e até mesmo reverter. Consulte sempre um profissional de saúde para receber orientações personalizadas para o seu caso.

 Veja também:

Como eliminar fungos das unhas rapidamente

Como desentupir uma sanita

Onde colocar o Buda para dar sorte

Alimentos ricos em vitamina D

The post Alimentação para anemia: mais ferro na sua dieta appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Alimentação para anemia: mais ferro na sua dieta

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×