Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cura do Autismo Pela Alimentação – Isso é Possível?

Problemas de alimentação no Autismo afetam cerca de 80% da população no espectro, este é um número muito alto, mas quase nenhuma intervenção nos casos mais extremos.

Em muitas ocasiões, este problema é minimizado por comportamentos problemáticos, problemas linguísticos, etc. Curiosamente, a intervenção correta na alimentação reforça a solução de muitos dos problemas mais visíveis do autismo.

Muitas famílias optaram por seguir dietas específicas, acreditando que isto iria melhorar (e em alguns casos até mesmo curar) as manifestações do autismo. Hoje sabemos que essas dietas são mais prejudiciais do que qualquer outra coisa.

Os problemas de alimentação no autismo são uma realidade não adequadamente abordada que impacta 80% das pessoas no espectro do autismo1, embora ao longo da vida, alguns aspectos sejam amenizados, os problemas nucleares persistam para toda a vida. Dada a extensão deste tópico, dividimo-lo em 3 artigos diferentes.

Elas afetam negativamente a qualidade de vida da pessoa e, em uma alta porcentagem, não são atendidas ou passam despercebidas, ou pior, são invisíveis atrás de comportamentos problemáticos considerados mais relevantes na intervenção.

A evidência científica relacionada a problemas de alimentação no autismo é tremendamente extensa, e todos os fatores delineados, sejam eles relacionados a problemas médicos ou sensoriais, estão profusamente documentados. Entretanto, neste artigo também abordaremos alguns aspectos que têm muito poucas evidências (ou nenhuma) na literatura científica, mas que são muito importantes na prática e abordagem e que, do lado empírico, no trabalho diário, são visíveis e reais.

As Dietas – Alimentação para autismo

Dietas sem glúten e sem caseína, que fizeram tanto barulho, têm sido associadas à redução de populações benéficas de bactérias intestinais, ao aumento de patógenos oportunistas e efeitos imunossupressores, e embora alguns estudos falem de uma redução de peptídeos na urina, no final, o que ainda existe é uma alteração na microbiota intestinal que este tipo de dieta sem glúten piora. Curiosamente, há relatos de crianças que tiveram problemas de tolerância a alimentos com glúten e que após uma intervenção para a regulação e solução de seus problemas de alimentação (onde probióticos e prebióticos foram incluídos) estes problemas simplesmente desapareceram. Ainda não há, até hoje, nenhuma evidência de que estes tipos de dietas sejam apropriadas, sem mencionar a dificuldade extra que é acrescentada e o custo que ela gera. Portanto, eles não são recomendados.

A dieta cetogênica, uma dieta com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos, é um tratamento eficaz para pacientes com epilepsia que não respondem às drogas anticonvulsivantes, e algumas pessoas têm usado esta dieta no autismo. Entretanto, a dieta cetogênica está associada a um risco maior de mitocôndria inflamatória e defeituosa e com efeitos colaterais de constipação e refluxo que podem piorar as comorbidades gastrointestinais no autismo. Uma revisão sistemática do uso da dieta cetogênica no autismo concluiu que o número limitado de relatos de melhora após o tratamento com a dieta não é suficiente para atestar a praticabilidade da dieta cetogênica como tratamento para o autismo 20. Portanto, eles não são recomendados.

Outro protocolo dietético utilizado no ASD é a dieta específica de carboidratos (SCD), mas os estudos realizados sobre este protocolo são poucos. A dieta recomenda monossacarídeos cujas fontes são frutas, alguns vegetais e mel, enquanto o consumo de carboidratos complexos é restrito porque levam muito mais tempo para digerir do que os monossacarídeos e podem causar dificuldades de absorção e os alimentos residuais tornam-se um terreno de reprodução para bactérias patogênicas. Não há praticamente nenhuma evidência além de estudos de caso, a falta de informação sobre ela também significa que ela não é recomendada.

Na verdade, e consultando todas as evidências sobre o assunto, a melhor dieta que pode ser realizada é uma dieta equilibrada, que contende com todos os nutrientes necessários e evita alimentos pré-processados, junk food ou junk food e evita excessos, não há dietas milagrosas, o que há é uma mudança de atitude, e esse é o maior impacto. É quando, como resultado da crença de que uma determinada dieta vai resolver o autismo da criança, a consciência dos alimentos é aumentada e o esforço é maior, e em muitos casos (não todas) as melhorias são observadas, mas não é a dieta específica, é a melhoria dos alimentos em geral. Crianças desnutridas são crianças com problemas, sejam elas com autismo ou não. É por isso que é tão importante fazer uma intervenção apropriada para que a criança resolva seus problemas de seletividade alimentar, problemas sensoriais e toda a longa lista de questões envolvidas nos problemas de alimentação no autismo.

Causas

Hipócrates declarou que “Todas as doenças começam no intestino”. Entretanto, apesar da afirmação de Hipócrates, até hoje não sabemos ao certo qual é o verdadeiro gatilho, se existe um fator genético que influencia a alteração de nossa bioquímica interna, se existe um funcionamento anormal de certos órgãos, se é o próprio distúrbio alimentar que causa um mau desenvolvimento de nosso sistema digestivo, honestamente, é como perguntar o que veio primeiro, a galinha ou o ovo. Não sabemos realmente qual ou quem é a verdadeira causa, se é um hormônio que não é produzido ou processado, se é um problema ligado à nossa flora intestinal, se tem uma origem sensorial, se há aspectos motores envolvidos (problemas de deglutição), se há fatores psicológicos (trauma), ou se talvez seja um conjunto de todos ao mesmo tempo, além disso, há diferenças entre as crianças, de modo que as variáveis a serem analisadas são imensas.

Entre as múltiplas causas atribuídas ao autismo, que mais do que causas são realmente fatores que aumentam a probabilidade, temos a leptina, ou uma alteração na mesma, um estudo de 2018 21 analisou os níveis de leptina no cordão umbilical e depois acompanhou as crianças que foram objeto da análise.

Mas o que é leptina? É um hormônio que é produzido por adipócitos, ou células gordurosas. Na verdade, este é um exemplo onde o cérebro é controlado por aquele jogo químico produzido por partes de nosso corpo, níveis altos ou baixos de leptina no corpo impactam a sensação de fome, ou seja, células gordurosas emitem muita leptina quando a quantidade de gordura armazenada é suficiente, de modo a enviar um sinal ao cérebro para inibir a sensação de fome. Curiosamente, as pessoas obesas têm altas concentrações de leptina, mas aparentemente os receptores de leptina que dão o sinal de “estou cheio” não parecem funcionar corretamente.

Bem, como este estudo foi feito em uma amostra e acompanhamento de 822 sujeitos da Boston Birth Cohort, eles descobriram que aqueles que ganharam peso muito rapidamente na infância tiveram níveis mais altos de leptina na primeira infância e uma maior probabilidade de diagnóstico posterior de autismo. Eles os seguiram por 5,2 a 9,8 anos para ver quantos deles receberam um diagnóstico de autismo ou outras condições de neurodesenvolvimento.

Ou seja, uma alteração dos níveis de leptina no sangue do cordão umbilical é um indicador de risco de autismo, lembre-se, indicador de risco não implica um absoluto, mas sim um aumento da probabilidade. De fato, outros estudos recentes também relatam que alterações na leptina, entre outros, podem estar relacionadas a distúrbios de desenvolvimento neurológico, incluindo a IL-6 (interleucina) e outros mensageiros químicos, muitos deles envolvidos na regulação do sistema imunológico. E esse sistema imunológico, como vimos, tem uma forte relação com nosso sistema digestivo.

Outro fator que está se tornando cada vez mais relevante a cada dia são as alterações na microbiota intestinal, não está claro se essas alterações são causa ou efeito, ou mesmo ambos, efeito e causa de. Sabemos que as alterações na microbiota estão relacionadas a certos casos de intolerância alimentar e alergias, que afetam diretamente o sistema imunológico, e obviamente afetam uma infinidade de funções de nosso corpo.

Existem fatores genéticos associados, mas esta parte da pesquisa ainda é muito recente, e quase não existem estudos relacionados a este aspecto particular, poucas evidências, portanto, ainda estamos no campo das hipóteses. Um estudo alemão 23 abordou este aspecto relacionado à Haploinsuficiência ligada ao gene FOXP1 em um estudo em ratos. Este fator genético parece estar ligado (entre outras coisas) a uma atrofia pronunciada da túnica muscular no esôfago e no cólon, acompanhada de disfunção motora, um aspecto que envolve diretamente problemas no trato digestivo, embora este tipo de pesquisa ainda seja muito cedo para se tirar conclusões mais sólidas.

Crianças

Sobre problemas de alimentação no autismo e na infância encontramos uma literatura científica profusa, mas vamos tentar tocar apenas alguns estudos, que por suas características e sua recente publicação nos dão uma imagem mais atual, e vir a reafirmar algo que já é conhecido há anos.

Começamos com um estudo sobre crianças da Flórida (EUA) 24 , as conclusões do estudo reafirmam os problemas de alimentação apresentados pelas crianças com autismo, assim como as dificuldades para comer em diferentes lugares, incluindo problemas anteriores durante a amamentação. Restrição, rigidez e seletividade na alimentação, rituais, vômitos, nojo, alimentação compulsiva, seletividade sensorial, e os problemas já conhecidos. Mas, além disso, é como esses problemas persistem com a chegada da adolescência, embora alguns aspectos possam amenizar, eles realmente acompanham a pessoa ao longo de sua vida se esses problemas não forem abordados precocemente.

Um estudo australiano 25, publicado em outubro de 2019, aborda a intervenção precoce a partir do princípio da dessensibilização sistemática, introduzindo assim gradualmente novos alimentos, mas contendo problemas sensoriais. Esta abordagem, que está ganhando seguidores e que coloca os aspectos sensoriais acima dos comportamentais, sabemos que a um nível empírico oferece resultados mais amplos e eficazes com um tempo de resposta mais curto, mas a evidência científica só agora começa a aparecer, isto tem muito a ver com a mudança radical de abordagem e agentes envolvidos, cada mudança drástica requer tempo para que a pesquisa consolide esses dados anteriores.

Há um aspecto que se repete na literatura e que é o de dar a impressão de que os problemas estão suavizando com o tempo, embora quando os dados sobre adultos são analisados, realmente não é assim, nada é suavizado, os problemas persistem, mas basicamente sua importância é diminuída quando uma ingestão aparentemente adequada é alcançada.

Escola

Um dos locais de impacto dos problemas de alimentação no autismo é a escola, já que muitas crianças ficam na escola para almoçar, ou lanchar ou tomar café da manhã. Sem mencionar os problemas de neofobia alimentar que são muito evidentes nas cantinas escolares e que, de acordo com um estudo realizado na cidade de Múrcia (Espanha), afetaram 16,1% das crianças em idade escolar.

Quase não há trabalho sobre este assunto, mas um interessante estudo de inglês trata exclusivamente deste aspecto 27, para o qual selecionaram 23 alunos de 4 a 10 anos de idade com autismo, a idéia era tentar melhorar a variedade de alimentos que consumiam, para o qual treinaram o pessoal da escola e receberam as permissões correspondentes para o estudo.

A primeira coisa que eles fizeram foi se afastar do modelo comportamental, já que ele gera efeitos aleatórios e não trata dos aspectos sensoriais da seletividade alimentar, a abordagem comportamental contempla apenas a premissa de comportamento, enquanto a realidade é que a intervenção deve se concentrar principalmente no modelo sensorial.

Todas as crianças do estudo tinham dificuldades de comunicação, e uma grande proporção tinha comportamentos desafiadores e necessidades complexas, incluindo dificuldades adicionais de aprendizagem. O fonoaudiólogo da escola identificou todas as crianças com as habilidades motoras orais necessárias para comer alimentos sem complicações físicas, como disfagia.

Uma das chaves era que antes da hora das refeições, as atividades eram realizadas em sala de aula como uma forma de preparar e reduzir o alerta.

Embora seja um estudo inicial e, portanto, com todas as fraquezas que isso implica, não ser capaz de estabelecer comparação com outros estudos anteriores (não consegui mais encontrar) deveria nos fazer tomar os resultados com cautela, mas é óbvio que uma mudança de visão gerou uma melhor aceitação de outros alimentos por parte dos participantes do estudo.

O problema das cantinas escolares é uma questão que não foi abordada e só agora começa a ser colocada em cima da mesa. As abordagens a esta questão serão discutidas no artigo Problemas de alimentação no autismo: Intervenção.

Em conclusão, mudar a visão já é uma mudança, entendendo que o ambiente escolar é um ótimo lugar para resolver problemas de alimentação deve ser fortemente considerado, embora infelizmente os primeiros que normalmente colocam problemas (na minha experiência sobre este assunto e a dos especialistas consultados) é a própria escola. Este aspecto torna extremamente difícil gerar abordagens sobre esta questão. Comer de forma saudável e equilibrada também é educação.

O estudo é de livre acesso, você pode ir à bibliografia para acessar o conteúdo do mesmo.

A alolescência e a juventude

Um estudo publicado em fevereiro de 2020 28 aborda os problemas associados aos problemas alimentares no autismo na transição da adolescência e da juventude. O objetivo do estudo era explorar o impacto da alimentação seletiva em domínios sociais chave: com famílias, pares e em outras situações sociais, de jovens em idade de transição com autismo que se identificavam como comedores seletivos. Foram realizadas entrevistas com 20 jovens do espectro do autismo entre 18 e 23 anos de idade.

As evidências sugerem que a qualidade de vida é menor para os jovens no espectro do autismo em comparação com seus pares em desenvolvimento, particularmente nas esferas sociais (Biggs e Carter 2016 29). E este efeito é maior dependendo do tipo cultural de cada sociedade, por exemplo, os eventos sociais em torno da comida são muito mais comuns entre o sul da Europa e a América espanhola do que na Finlândia, mas mesmo na Finlândia existe uma cultura social envolvendo comida. Este é um fator que aumenta a sensação de estresse e ansiedade ao lidar com esse contexto social, problemas alimentares persistentes também geram conflitos sociais.

Curiosamente, os alimentos preferidos dos participantes não eram sempre os mesmos, mas eles encontraram uma série de aspectos organolépticos e sensoriais, por exemplo, embora a pizza fosse altamente aceita, havia aqueles que simplesmente não gostavam, mas havia alimentos com características semelhantes que estavam em sua linha de preferência.

Conclusões – Cura do Autismo Pela Alimentação

Em vista do que foi exposto neste artigo, que você terá visto conterá muitos links que serão úteis para ampliar as informações, assim como a bibliografia anexa, há uma conclusão simples, problemas de alimentação no autismo têm uma grande extensão, mas eles são tremendamente invisíveis.

Um dos aspectos relevantes após uma extensa leitura da documentação e consultas com especialistas sobre o assunto é que este é um problema que é minimizado a partir da própria família. E há uma explicação para isto. Exceto em casos extremamente desesperados e onde o risco à saúde é mais do que evidente, os problemas alimentares acabam passando para um segundo ou terceiro plano, ou simplesmente desaparecem com o tempo. Entre as prioridades da família estão o desenvolvimento do idioma, a regulamentação do comportamento, a escolarização e, sobretudo, a estabilidade familiar. Isto é básico, e se torna a base das ações familiares, que atuam sobre as informações que possuem.

Autismo e alimentação

O autismo é como uma lupa, ele amplia tudo, o bom e o mau, e geralmente o mau acaba sendo o maior desafio que a família enfrenta. Se acrescentarmos a tudo isso que é muito incomum para os profissionais de cuidado ou terapia levar em consideração os aspectos de alimentação, bem, o coquetel é servido. A família não é informada da dificuldade, pois em muitas ocasiões isto também não existe para o profissional, que em sua grande maioria nem sequer leva esta questão em consideração por pura ignorância e, portanto, se concentra em outros aspectos, geralmente nos sintomas, sem abordar os problemas. Em outras palavras, nós intervimos na conseqüência, mas não resolvemos o problema.

A metodologia baseada unicamente na intervenção comportamental geralmente dá resultados lentos e escassos, com desenvolvimentos muito lentos, ou em casos de crianças com um caráter mais forte, sem resultados, ou mesmo com regressões muito fortes. Somente em casos de crianças com sintomas leves e/ou muita docilidade são bons avanços vistos. Esta não é uma conclusão científica, é uma opinião pessoal baseada em minha própria experiência e, portanto, é assim que ela deve ser entendida.

Nos últimos 14 anos vi inúmeros casos de crianças que tiveram problemas de alimentação, mas ninguém sabia, mesmo com muitas famílias com quem tive a oportunidade de conversar, e me disseram que seu filho comeu perfeitamente, depois de menos de 20 minutos, descobriu-se que a criança tinha uma dieta ruim, e infelizmente, você descobre que muitas pessoas têm uma dieta ruim, acho que é por isso que os problemas de excesso de peso e dieta ruim são uma preocupação de todos os países desenvolvidos. Não vemos nada de impróprio no comportamento impróprio de nosso filho, porque também o temos. E podemos começar a acrescentar fatores, não temos uma cultura adequada de alimentação saudável, ninguém nos disse (geralmente porque quase ninguém sabe) que nosso filho tem uma dieta restritiva que pode ter seu preço na saúde, e no final, tudo continua sendo que eles são crianças caprichosas e maus comedores, quando a realidade é diferente. Temos visto que os problemas de alimentação no autismo são uma constante que é vista em todos os países, não importa se são os EUA, a Malásia ou a Austrália, eles estão lá.

La entrada Cura do Autismo Pela Alimentação – Isso é Possível? se publicó primero en Autismo Leve - Mi Experiencia.



This post first appeared on Que Es El Autismo, please read the originial post: here

Share the post

Cura do Autismo Pela Alimentação – Isso é Possível?

×

Subscribe to Que Es El Autismo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×