Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eletroneuromiografia de Fibra Única - O exame mais importante para diagnóstico de Miastenia



A Miastenia Gravis é uma doença inflamatória que causa fraqueza muscular generalizada ou em músculos específicos. Ela pode acometer a musculatura dos olhos causando visão dupla ou embaçamento visual, estrabismo ("ficar vesgo"), queda de uma ou das duas pálpebras ou alterar a movimentação dos olhos. 

A Miastenia também pode acometer a musculatura da face dificultando um sorriso largo. Pode afetar os músculos da faringe gerando uma fala anasalada ("pelo nariz") ou engasgos e dificuldade para engolir líquidos por exemplo. 

A miastenia pode ainda causar uma sensação de cansaço que muitas vezes é difícil de explicar ou uma fraqueza que piora ao longo do dia para elevar os braços ou as pernas. 

Diante desses sintomas existe a possibilidade do diagnóstico de miastenia. E como fazemos para confirmar a miastenia?


Basicamente são solicitados diversos exames incluindo sangue, exames de imagem do crânio e do torax e a Eletroneuromiografia com estimulação repetitiva e a eletroneuromiografia de fibra única. 

De todos os exames o exame com melhor capacidade de diagnosticar miastenia é a eletroneuromiografia de fibra única. Ela avalia de uma forma muito precisa a contração das fibras musculares, o tempo que elas se ativam diante de uma contração muscular e uma série de parâmetros neurofisiológicos. Por meio de uma agulha bem fina inserida no músculo na testa ou em torno dos olhos é possível avaliar o padrão de contração normal e anormal.

O exame tem duração de cerca de 1h. É um pouco desconfortável, mas perfeitamente suportável. Portanto, se seu médico solicitou esse exame para você saiba que é muito importante realizá-lo.

Deixamos em vídeo uma rápida explicação sobre sintomas de miastenia e a eletroneuromiografia de fibra única



Você pode fazer a eletroneuromiografia de fibra única em Vitória no Serviço de Especialidades Neurológicas:  Avenida Americo Buaiz, 501, Sala 109 em Vitória.

Você pode realizar a eletroneuromiografia de fibra única em São PauloEletroneuromiografia SP - Dr Diego de Castro Neurologista R. Sampaio Viana, 253 - cj123, Paraíso, São Paulo - SP, 04004-000


Para saber mais sobre eletroneuromiografia acesse nosso site: https://especialidades-neurologicas.webnode.com/eletroneuromiografia/




This post first appeared on Especialidades Neurologicas - Eletroneuromiografia Em Vitória, please read the originial post: here

Share the post

Eletroneuromiografia de Fibra Única - O exame mais importante para diagnóstico de Miastenia

×

Subscribe to Especialidades Neurologicas - Eletroneuromiografia Em Vitória

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×