Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 alimentos mais ricos em antioxidantes

Consumir Alimentos ricos em antioxidantes é muito importante para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Um antioxidante é uma substância que combate os radicais livres, que são responsáveis por promover o envelhecimento precoce e também podem causar doenças como câncer e problemas cardíacos.

Os radicais livres podem ser formados por meio de processos naturais do organismo, mas fatores externos também podem contribuir para o surgimento deles, como:

  • Estresse
  • Poluição
  • Hábitos alimentares
  • Consumo excessivo de álcool
  • Não usar protetor solar

Apesar dos efeitos negativos dos radicais livres, uma alimentação equilibrada pode ajudar a neutralizar os efeitos dessas substâncias no organismo, já que muitos alimentos são fontes de antioxidantes.

Veja abaixo alguns alimentos, e a quantidade de antioxidantes presentes neles.

AlimentoPorçãoAntioxidantes
Feijão vermelho½ xícara13.727
Mirtilo selvagem1 xícara13.427
Mirtilo, cultivado1 xícara9.019
Cranberry1 xícara (cheia)8.983
Alcachofra, cozida1 xícara (unidade)7.904
Amora1 xícara7.701
Ameixa seca½ xícara7.291
Framboesa1 xícara6.058
Morango1 xícara5.938
Noz-pecã1 ounce5.095
Cereja1 xícara4.873
Ameixa preta1 unidade4.844
Feijão preto½ xícara4.181
Ameixa1 unidade4.118
Maçã Gala1 unidade3.903

Fonte: American Chemical Society
Outros alimentos antioxidantes

Assista ao vídeo abaixo ou prossiga lendo para conhecer mais detalhes sobre estes, e ainda conhecer outros alimentos ricos em antioxidantes.


1. Feijão Vermelho

Embora todos os tipos de feijão sejam alimentos ricos em antioxidantes, o feijão vermelho se destaca nessa área. Ele contém mais antioxidantes do que qualquer outro alimento – meia xícara de feijão vermelho tem 13.727 antioxidantes.

 
Isso porque os flavonoides encontrados nele são os melhores para a prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Além disso, ele também é fonte de fibras.

2. Frutas Vermelhas

Além de serem deliciosas, as frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes. Os principais antioxidantes encontrados nelas são a vitamina C, quercetina e antocianina, que são essenciais para a saúde.

Aliás, estudos provaram que apenas uma xícara de frutas vermelhas oferece a maioria dos antioxidantes que precisamos em um dia.

Mirtilo (também conhecido como blueberry), cranberry, amora, morango, framboesa, ameixa – todas contêm grande quantidade da substância. Entretanto, o mirtilo selvagem, não cultivado, contém a maior quantidade de antioxidantes essenciais (13.427 antioxidantes).

Além disso, elas são ricas em fibras e tem poucas calorias, sendo assim uma ótima opção de lanche. Adicione algumas frutas vermelhas ao seu café da manhã e colha os benefícios.

3. Frutas em geral

As frutas estão entre os alimentos mais ricos em antioxidantes. A maçã, por exemplo, ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento e a manter as células saudáveis, devido à grande quantidade de antioxidantes encontradas nela (maçã gala tem 3.903 antioxidantes)


Já as uvas com casca escura são ricas em flavonoides e polifenóis, o que a torna uma ótima fonte de antioxidantes.

Além disso, estudos feitos na Universidade da Flórida mostraram que o consumo de extrato de romã aumenta o nível de antioxidantes no sangue, diminuindo a oxidação no corpo e protegendo as células dos danos dos radicais livres. 

No caso da romã, beber o suco é considerado uma opção mais saudável do que comer a fruta em si. Outras frutas como mamão, manga e kiwi também apresentam propriedades antioxidantes.

4. Chá Verde

O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo muito rico em polifenóis. Além do sabor e estímulo que ele oferece, por conta da presença de cafeína, esse chá também proporciona muitos benefícios, como:

  • Pode ajudar a prevenir  algumas formas de câncer;
  • Pode combater o envelhecimento do cérebro e o aparecimento de doenças, como a arteriosclerose;
  • Ajuda a evitar a diabetes;
  • Auxilia no tratamento de problemas intestinais e de doenças hepáticas.

5. Tomate

O tomate é fonte das vitaminas A e C e ainda é rico em um dos melhores antioxidantes para o corpo humano, o licopeno.

As pessoas que consomem tomates regularmente têm menos chance de desenvolver problemas cardíacos e, no caso dos homens, câncer de próstata. No entanto, o licopeno é melhor absorvido pelo corpo quando cozido.

 
Assim, ketchup, sopas e molhos são melhores para a saúde do que os tomates crus, em termos da presença de antioxidantes.

6. Vinho Tinto

Rico em antioxidantes como os flavonoides, fenóis, resveratrol e taninas, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes, e ainda aumentam o colesterol bom (HDL).

Entretanto, o vinho deve ser consumido com moderação, caso contrário os efeitos prejudiciais do álcool podem ser maiores do que os seus benefícios.



7. Chocolate Amargo

O chocolate amargo tem uma quantidade enorme de antioxidantes e flavonoides.

Esses flavonoides incluem procianidinas, epicatequinas e catequinas, que são conhecidas por diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer de pulmão, câncer de próstata, asma e diabetes tipo 2.

Além disso, eles ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e previnem o processo de envelhecimento. No entanto, essas propriedades não são encontradas no chocolate branco e ao leite.

8. Soja

A soja e seus produtos são considerados muito benéficos não apenas pela proteína e fibras que eles contêm, mas também por suas propriedades antioxidantes.

Eles contêm isoflavonas em grande quantidade, que ajudam a neutralizar os radicais livres em nosso corpo, que caso contrário podem causar inflamação e envelhecimento.

Pesquisadores mostraram que asiáticos que consomem grande quantidade de soja têm menos probabilidade de ter doenças cardiovasculares.

9. Batata

É rica em antioxidantes, com destaque para os carotenoides, que são importantes para o processamento da vitamina A, e os flavonoides, que ajudam a controlar os níveis de colesterol, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a tratar infecções.

10. Alho



Dentre os alimentos considerados pela ciência como tendo propriedades medicinais, o alho é com certeza um dos mais conhecidos.

Pesquisas recentes afirmam que o alho aumenta os níveis de antioxidantes no organismo, além de também ter, em si, muitas propriedades antioxidantes.

Além dos mencionados acima, há muitos outros alimentos ricos em antioxidantes como:

  • Vegetais verde-escuros e outros (como brócolis, aipo, couve e abóbora)
  • Pimenta verde
  • Azeite de oliva
  • Óleo de gergelim
  • Linhaça
  • Açafrão (também conhecido como cúrcuma)

Tente incluir esses alimentos na sua dieta para melhorar sua imunidade, combater infecções e para prevenir doenças.



This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

15 alimentos mais ricos em antioxidantes

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×