Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Voz Que Clama: Retomem Gaza


Retomar Gaza: uma má idéia?

Durante as últimas semanas, um crescente número de vozes tem-se feito ouvir no que toca à retoma da Faixa de Gaza, como solução para a recente barragem de roquetes. 
O Hamas está enfraquecido e, logo, remover o grupo do poder seria fácil para Israel, segundo o Major General (Res.) Amos Gilad. Não há dúvidas de que o IDF tenha capacidade para derrubar o Hamas, apesar de todas as ameaças que a organização fez durante o passado fim-de-semana; contudo, qual o plano?

"Dizemos ao inimigo e ao (Ministro dos Negócios Estrangeiros, Avigdor) Liberman que estão a ameaçar re-ocupar Gaza, que o tempo para fazer ameaças acabou, (...) Qualquer agressão ou crime ou estupidez que vocês cometam terá um preço altíssimo." -- Ismail Haniyeh

Seria interessante saber como é que o Sr Haniyeh pretende realizar essas ameaças dados os golpes sofridos pelo seu grupo: 

1. A captura do Klos-C (que carregava os famosos quarenta roquetes 302-mm).
2. O envolvimento do Hezbollah no conflito sírio (que está a resultar em ataques contra o grupo em casa, no Líbano; o que muito provavelmente impedirá o Partido de Deus de ser capaz de vir em socorro do Hamas, em caso de distúrbios).
3. O banimento do Hamas, por parte do Egipto; a captura de todos os seus activos e o bloqueio de 90% a 95% dos túneis que usava para contrabandear armas a partir da península do Sinai. 
4. A estratégia de sobrelanço (i.e. outbidding strategy) levada a cabo pela Jihad Islâmica (que está a competir pelo controle da Faixa de Gaza). 
5. A descoberta de dois túneis vitais (que terminavam em Israel), por parte do IDF - um em Outubro de 2013 e outro descoberto na semana passada).  

Dada a presente conjuntura, é extremamente duvidoso que o Hamas esteja em posição de fazer quem quer que seja pagar "um preço altíssimo". 
Mas voltemos à questão inicial de saber qual a verdadeira intenção de Israel em relação a Gaza: 

a) Pretende depôr o Hamas para depois entregar a faixa à Fatah/OLP (para que finalmente o Estado Palestiniano se torne realidade, através de um território físico)?

ou 

b) Pretende re-ocupar a faixa até que se produza um acordo de paz com o Abbas e a sua camarilha?

Tenho de admitir que estou mais inclinada a apoiar a opção A (uma Gaza desmilitarizada; administrada pela AP, com o fim do bloqueio marítimo e tudo o mais), como uma enésima oportunidade aos Árabes - para ver se eles conseguem mesmo construir um estado sustentável e viver em paz ao lado do Estado Judaico. Claro que isto implicaria a substituição dos Acordos de Oslo por um acordo condicional mais viável. 
Se a OLP, o único representante dos Árabes da Palestina, não cumprisse o novo acordo - e o terrorismo continuasse - então a comunidade internacional teria de admitir a reais intenções da Fatah e, ver-se compelido a apoiar as acções necessárias de Israel (para haver paz, de uma vez por todas). 

Se Israel coordenar a retoma de Gaza com Abu Mazen, então talvez a idéia não seja assim tão má...



This post first appeared on Etnias - O Bisturí Da Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

A Voz Que Clama: Retomem Gaza

×

Subscribe to Etnias - O Bisturí Da Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×