Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bolsonaro está sendo julgado por acusações de fraude eleitoral que poderiam impedi-lo de votar

RIO DE JANEIRO – O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, será julgado na quinta-feira. Ele é acusado de espalhar informações falsas sobre o sistema eleitoral do Brasil poucos meses antes de perder sua reeleição em outubro passado. Ele também é acusado de abusar de seu poder para espalhar informações falsas.

O ex-líder de extrema direita será julgado por um painel de sete juízes do sistema de justiça eleitoral do país. Portanto, embora ele não seja ameaçado com sanções criminais, sua carreira política pode ser interrompida. A pena para tais crimes é de oito anos de prisão.

O processo é mostrado na íntegra YouTube.

Um partido da oposição nas eleições presidenciais do ano passado apresentou ao tribunal eleitoral uma alegação de que: discurso Bolsonaro fez um discurso para diplomatas estrangeiros em julho de 2022. Em uma apresentação de quase 50 minutos, Bolsonaro repetiu muitos de seus ataques anteriores ao sistema de votação eletrônica do Brasil. Ele alegou, sem fornecer qualquer evidência, que suas máquinas eletrônicas eram vulneráveis ​​a hackers e vulneráveis ​​a fraudes.

Alguns dos diplomatas estrangeiros presentes disse-lhe New York Times que Bolsonaro, então em desvantagem nas pesquisas, aparentemente se preparava para contestar sua inevitável derrota e desacreditar a votação antes mesmo dela acontecer. Ele acabou perdendo pelo borda mais estreita desde que o Brasil voltou à democracia na década de 1980. E enquanto Bolsonaro nunca admitiu a derrota na eleição, ele não bloqueou a transferência de poder, optando por deixar o país dois dias antes do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir para os Estados Unidos em 1º de janeiro. inauguração.

Este é um dos 16 casos contra Bolsonaro

O caso de quinta-feira é um dos 16 casos que Bolsonaro enfrentará perante o Supremo Tribunal Eleitoral do Brasil. Existem vários processos civis e criminais, incluindo um sobre sua possível promoção Ataques à capital centro do governo por uma multidão de seus partidários em 8 de janeiro.

“Não é o caso mais grave, mas é o primeiro a ir para a Justiça”, diz Malu Gaspar, colunista do o globo Jornal.

promotores afirmar que Bolsonaro abusou de seu poder de influenciar os eleitores com suas críticas às eleições no Brasil. Dizem que ele usou a rádio do governo, a emissora pública TV Brasil e as redes sociais para espalhar desinformação.

Os advogados de Bolsonaro disseram que as evidências eram fracas e os diplomatas com quem o presidente falou eram todos estrangeiros que nem podiam votar no Brasil.

A NPR procurou um dos advogados de Bolsonaro, Tarcisio Vieira de Carvalho, para comentar, mas as ligações não foram atendidas.

Seus partidários temem que o judiciário esteja invadindo

A advogada de defesa Karina Kufa, que representou Bolsonaro em vários outros casos, mas não neste, diz que o ex-presidente estava apenas refutando as alegações de autoridades eleitorais de que as máquinas estavam funcionando corretamente. “Ele fez isso para mostrar a outros governos como a urna eletrônica realmente funciona porque, segundo ele, apenas uma versão foi mostrada”, disse ela à NPR. Ele apenas apresentou sua versão, diz ela, o que não é crime.

Ela diz que o tribunal está acelerando este caso e que uma possível proibição da futura elegibilidade política de Bolsonaro é um exagero perigoso dos juízes e “muito preocupante para a nossa democracia”. Ela também diz que os tribunais estão impeachment de outros políticos, incluindo prefeitos e governadores, “por qualquer motivo”.

O presidente Lula não comentou diretamente o caso, mas criticou abertamente seu rival político e o acusou de incentivar seus partidários a saquear a capital. Mas ele chamado Essa justiça será feita de forma justa esta semana, antes de ele embarcar em uma visita de Estado à Itália e à França.

“Todos terão a chance de se defender. Quero que as pessoas saibam que estamos investigando. Eles serão julgados pelo judiciário geral e presos se cometerem um crime. Se não, as pessoas voltam a viver suas vidas em paz”, disse ele.

Mesmo que seja afastado do cargo, ele continua sendo uma figura política forte

Proibir Bolsonaro de concorrer ao cargo por oito anos não significaria que ele sairia totalmente da política, diz Gaspar. “Acho que ele é muito forte; ele é uma espécie de símbolo da direita. E ele vai viajar o ano todo pelo Brasil recrutando prefeitos, governadores e outros políticos para o seu partido”, conta.

Bolsonaro não é obrigado a comparecer ao julgamento e até agendou uma manifestação no sul conservador do país para coincidir com o julgamento de quinta-feira.

Mas se ele for afastado do cargo, será muito difícil para Bolsonaro permanecer como líder da direita no Brasil, diz Guilherme Casarões, cientista político da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

“Vai ser ainda mais difícil para ele manter sua posição e manter sua base de apoio unida”, diz ele.

E dado o sistema partidário complexo e fragmentado do Brasil, há muitos outros políticos prontos para assumir o papel de líder da direita, diz Casarões.

O julgamento pode vir rapidamente

O Tribunal Superior Eleitoral tem apenas mais três sessões antes de entrar em hiato durante todo o mês de julho. Poderia decidir rapidamente no caso Bolsonaro, já que apenas uma maioria simples é necessária para uma condenação.

No entanto, um único juiz poderia solicitar a revisão do caso, o que resultaria em um longo adiamento. Com mais 15 casos pendentes no tribunal, incluindo mais alegações de coordenação de campanhas de desinformação e abuso de poder, os advogados de Bolsonaro logo estarão de volta aos juízes.

Direitos autorais 2023 NPR. Para obter mais informações, consulte https://www.npr.org.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Bolsonaro está sendo julgado por acusações de fraude eleitoral que poderiam impedi-lo de votar

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×