Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Seis apartamentos parisienses reformados em prédios históricos haussmanianos

Detalhes históricos se misturam com intervenções contemporâneas nestes apartamentos reformados em Paris, construídos em meados do século XIX durante a reconstrução da capital francesa por Georges-Eugène Haussmann.

Em seu papel como prefeito do departamento do Sena sob Napoleão III. O Barão Haussmann foi o responsável por criar a rede de boulevards que ainda hoje caracteriza a paisagem urbana da cidade.

Os prédios de apartamentos homogêneos flanqueando esses bulevares foram projetados com diretrizes rígidas, todos de pedra de cor creme com um telhado de mansarda íngreme de quatro lados e não mais do que seis andares.

Embora Haussmann fosse menos específico sobre os interiores do edifício, estes são geralmente caracterizados por tetos altos e pisos de parquet, bem como molduras e painéis intrincados.

Leia seis exemplos de como arquitetos e designers de interiores trouxeram esses apartamentos para o século 21, incluindo um loft para amantes de livros e dois apartamentos combinados em uma casa de família no Marais.

Este é o mais recente da nossa série de lookbooks, com inspiração visual do arquivo de Dezeen. Veja os lookbooks anteriores para mais inspiração, apresentando quartos com interiores minimalistas, cozinhas de concreto e banheiros revestidos de mármore.


Foto de Salem Mostefaoui

Apartamento Wood Ribbon por Toledano + Architects

A reforma deste apartamento, que permaneceu praticamente intocado desde o final do século XIX, manteve detalhes originais, como piso em parquet e tetos de gesso ornamentados.

No entanto, o estúdio local Toledano + Architects derrubou várias divisórias para criar uma planta baixa mais aberta, pontuada por uma parede sinuosa de compensado que divide aproximadamente o apartamento em três zonas, ao mesmo tempo em que fornece armazenamento tático na sala de estar e na cozinha.

“Eu realmente queria reforçar essa dicotomia entre antigo e contemporâneo”, disse a fundadora Gabrielle Toledano ao Dezeen. “Isso é muito relevante em uma cidade como Paris, onde ambos estão em constante diálogo.”

Saiba mais sobre o Apartamento Wood Ribbon ›


Foto de Giulio Ghirardi

Apartamento Canal Saint Martin por Rodolphe Parente

O designer de interiores francês Rodolphe Parente fez algumas pequenas intervenções arquitetônicas ao reformar este apartamento no Canal Saint-Martin, expondo portas longas e fechadas e criando uma sala de jantar e cozinha híbridas.

Em vez disso, ele modernizou o apartamento, contrastando detalhes originais como sancas com toques contemporâneos inesperados, cores e a coleção de arte “radical” do proprietário.

No quarto, um tapete lilás brilhante contrasta com as paredes cor de caramelo, enquanto na sala, revestimentos antigos acentuam a modernidade do sofá e da mesa de centro brilhante.

Saiba mais sobre o apartamento Canal Saint Martin ›


Foto de Olivier Martin Gambier

Apartamento XIV do Studio Razavi

Depois de remover várias divisórias, o estúdio francês Studio Razavi criou uma nova planta baixa para este apartamento, incorporando um bloco multifacetado de móveis de fibra de madeira nas lacunas restantes.

Seu perfil escalonado cria linhas de visão entre as várias áreas da casa enquanto enquadra algumas das molduras originais do teto em estilo Hausmann do edifício.

Pintado em cinza ardósia suave, o bloco de móveis desempenha uma função diferente em cada cômodo – como armário de armazenamento na cozinha, como suporte para TV na sala de estar e como escrivaninha no escritório.

Saiba mais sobre o Apartamento XIV ›


Foto de Stephan Julliard

Apartamento Marais por Sophie Dries

A arquiteta francesa Sophie Dries completou este projeto de reforma para uma família de quatro pessoas no badalado Marais, convertendo dois apartamentos em uma residência de 100 metros quadrados.

Detalhes históricos foram pintados de branco, contrastando com novas adições, como as cadeiras Hans J Wegner e cortinas de linho manchadas na sala de estar

“O estilo Haussmann foi refinado e reduzido para introduzir linhas mínimas que melhor se adequam a uma família moderna”, explicou Dries.

Saiba mais sobre o apartamento Marais ›


Entre no Diamante do Atelier 37.2

Um banheiro adicional ocupa o volume de madeira de bétula de três metros de altura no centro desta residência na capital francesa, projetada pelo estúdio local Atelier 37.2.

As linhas nítidas da estrutura em forma de diamante contrastam com as molduras ornamentadas do teto do apartamento e as paredes pintadas de branco.

“Essa tensão cria um potencial ficcional que brinca com a imaginação dos moradores”, segundo o estúdio.

Saiba mais sobre Enter the Diamond ›


Foto de Stephane Chalmeau

Arsenal Loft por h2o Architectes

Este loft de três cômodos ocupa o telhado da mansarda de um edifício haussmanniano no distrito de Arsenale, que originalmente servia como aposentos de empregados para os apartamentos abaixo.

O escritório parisiense h2o Architectes abriu sua planta baixa para aproveitar ao máximo as vistas do último andar, ao mesmo tempo em que instalou estantes de madeira para delinear diferentes espaços e abrigar a extensa biblioteca do proprietário amante de livros do apartamento.

Sua construção em madeira cria uma conexão visual com os pisos de parquet originais, enquanto a cor branca usada para iluminar as paredes e outros elementos estruturais é mantida em algumas seções do piso.

Saiba mais sobre o Arsenal Loft ›

Este é o mais recente da nossa série de lookbooks, com inspiração visual do arquivo de Dezeen. Veja os lookbooks anteriores para mais inspiração, apresentando quartos com interiores minimalistas, cozinhas de concreto e banheiros revestidos de mármore.



This post first appeared on Arena 4G, please read the originial post: here

Share the post

Seis apartamentos parisienses reformados em prédios históricos haussmanianos

×

Subscribe to Arena 4g

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×