Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nações Unidas alertam: e-lixo é problema mundial em crescimento alarmante

O volume de lixo eletrónico tem vindo a aumentar a um ritmo preocupante. Um relatório recente das Nações Unidas alerta para a ineficiência das ações de Reciclagem e para o impacto negativo que esta situação tem no planeta. A quantidade de resíduos eletrónicos poderá vir a duplicar nos próximos anos.

São muitos os equipamentos que estão incluídos na categoria de e-lixo, falamos de telemóveis, computadores, televisões, mas também de eletrodomésticos e outros aparelhos que funcionam com eletricidade. Este tipo de resíduo continua a não ter um tratamento adequado na maioria dos países.

Números preocupantes: produção acelerada não é acompanhada pela reciclagem

O relatório da ONU focou-se na quantidade de lixo eletrónico gerada no ano de 2022 e comparou-a com as taxas de reciclagem. Os números são alarmantes: foram produzidas 62 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos, mas apenas 22,3% foram encaminhados para a reciclagem.

Isto significa que 77,7% destes equipamentos não foram tratados da forma correta ou simplesmente desapareceram. As projeções indicam um cenário ainda mais preocupante para os próximos anos, com uma potencial duplicação deste tipo de lixo até 2030.

No entanto, é importante observar que existem disparidades nas taxas de produção e reciclagem entre diferentes regiões. Embora a Europa lidere na produção de e-lixo per capita, também apresenta a taxa de reciclagem mais alta. Já a África demonstra um nível de produção mais baixo, mas enfrenta um desafio mais urgente relacionado com o tratamento destes resíduos.

Apelo à ação global contra o e-lixo

Perante esta situação, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT (União Internacional de Telecomunicações), Cosmas Luckyson Zavazava, deixou um apelo urgente: é necessária uma ação à escala global.

Cerca de metade dos países e regiões do mundo não têm quaisquer estratégias definidas para lidar com o problema. É fundamental estabelecer legislação, infraestruturas adequadas e avanços tecnológicos capazes de minimizar o impacto do e-lixo.

Consequências económicas do lixo eletrónico

O lixo eletrónico não é um problema apenas do ponto de vista ambiental. O tratamento incorreto deste tipo de resíduos apresenta riscos para a saúde pública e também um desperdício económico significativo.

A ONU estima que os custos associados ao e-lixo podem chegar aos 40 mil milhões de dólares em 2030. A reciclagem e reutilização de componentes eletrónicos seria uma forma de extrair valor a partir de equipamentos que são, muitas vezes, descartados de forma prematura.

É cada vez mais urgente repensar o modelo de produção e consumo de dispositivos eletrónicos. Tratar o e-lixo de forma adequada tem inúmeras vantagens, não só ambientais, como também económicas.

A reciclagem ajuda a controlar a poluição, ao mesmo tempo que permite poupar recursos naturais e obter matérias-primas valiosas do equipamento descartado. Para atingir estes objetivos, é crucial investir em infraestruturas, sensibilizar a população e definir legislação adequada – a ação tem de ser global!

Outros artigos interessantes:

  • Air Fryer e forno multifuncional por apenas 80 euros: a versatilidade que te conquista!
  • TOP Health Awards 2023: Quatro projetos transformadores para a saúde
  • Sam Altman: OpenAI vai lançar modelo fantástico


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Nações Unidas alertam: e-lixo é problema mundial em crescimento alarmante

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×