Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bola de fogo nos céus de Portugal

Uma Bola de fogo foi vista domingo nos céus do sul de Portugal. O meteorito entrou na atmosfera sobre a província espanhola de Badajoz e desintegrou-se 51 quilómetros depois, nos céus de Reguengos de Monsaraz.

O meteorito foi detetado pelo Observatório de Calo Alto, na Andaluzia. José Maria Madiedo, investigador principal do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, afirmou que o fenómeno foi detetado às 0.07 de domingo.

Ao entrar em contacto com a atmosfera terrestre, o meteorito ficou incandescente e gerou uma bola de fogo que entrou na atmosfera a uma velocidade de 90.000 quilómetros por hora, a uma altitude de 105 quilómetros.

A bola de fogo cruzou os céus durante 51 quilómetros, tendo-se extinguido a 60 quilómetros de altitude, sobre a localidade de Santo António do Baldio, em Reguengos de Monsaraz.

A bola de fogo foi detetada pelos observatórios de Calar Alto (Almería), Sierra Nevada (Granada), La Sagra (Granada), La Hita (Toledo), Sevilha, Aljarafe, Huelva e Madrid.

O projeto SMART integra a Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que monitoriza em permanência o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

Outros artigos interessantes:

  • Satélite do programa Copernicus entra em testes
  • Turismo espacial: Elon Musk ganhou a corrida
  • NASA publica foto colorida tirada pelo helicóptero Ingenuity em Marte


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Bola de fogo nos céus de Portugal

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×