Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como obter o certificado energético?

O certificado energético é obrigatório para vender ou alugar qualquer imóvel, quer seja um imóvel para habitação ou um imóvel comercial. Por isso, se é proprietário de um imóvel, talvez tenha dúvidas sobre como obter o Certificado energético. Mas descanse, porque é mais simples do que parece.

Em primeiro lugar, queremos recordar que a emissão do certificado energético é da responsabilidade do proprietário. Não é do consultor imobiliário, do comprador ou do arrendatário. O proprietário é que deve reunir todos os documentos, procurar um técnico certificado para fazer o certificado de energia e o seu registo na ADENE.  

Contudo, antes de começar a procurar um perito para fazer a certificação energética, convém reunir alguns documentos. Para fazer o estudo energético e emitir o certificado do seu imóvel, precisa de entregar alguns documentos ao perito. 

Para habitações construídas até 2013, só precisa da caderneta predial urbana (pode pedir online no Portal das Finanças) e da certidão do registo predial, que pode pedir numa Loja do Cidadão, numa conservatória do registo predial ou no Registo Predial Online (online tem o custo de 15€).

Para habitações construídas após Dezembro de 2013, incluindo habitações novas que vão pedir o certificado pela primeira vez, precisa de apresentar ainda o Termo de Responsabilidade Técnica da Obra e o Projecto do Comportamento Térmico.  

A planta do imóvel também pode ser útil, assim como a Ficha Técnica da Habitação, obrigatória desde 2004.

Quando tiver reunido todos os documentos, comece a procurar um perito para fazer o certificado energético. É aconselhável procurar sempre vários peritos, pois não há valores tabelados. O preço varia consoante o técnico, o tipo de imóvel e a localização.

Além disso, confirme se o valor do registo no portal do Sistema de Certificação Energética (SCE). O registo e a emissão do certificado energético na SCE varia entre os 28 euros para um T0 ou T1 até aos 950 euros para imóveis comerciais de grande dimensão. 



This post first appeared on Casa Decoração, please read the originial post: here

Share the post

Como obter o certificado energético?

×

Subscribe to Casa Decoração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×