Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ISO 45001: entenda tudo sobre o assunto

O foco da ISO 45001 é o objetivo de garantir e melhorar continuamente os resultados pretendidos do sistema de gestão e a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho dos funcionários e a provisão de locais de trabalho seguros e saudáveis. 

Por esse motivo, é crucial que sua empresa evite riscos relacionados ao trabalho e minimize os perigos, tomando medidas preventivas e de proteção eficazes para evitar acidentes. 

ISO 45001: Tudo sobre o assunto 

O recurso mais importante é o maior patrimônio de sua empresa é a integridade mental e física de seus colaboradores. O design do local de trabalho e do processo em conformidade com as obrigações legais é fundamentalmente importante para proteger a saúde. 

Para integrar efetivamente a segurança e a proteção da saúde no trabalho em sua empresa, uma abordagem ativa e sistematicamente planejada para medidas e metas preventivas e de conscientização relevantes é crucial para o sucesso.

De acordo com a norma ISO 45001, a sua empresa deve garantir a saúde de seus funcionários, a proteção de forma eficaz e apoiar suas medidas preventivas de segurança.

O que é um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de acordo com a ISO 45001?

Um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional deve otimizar os processos da empresa de forma a evitar acidentes de trabalho, lesões e doenças relacionadas ao serviço. 

Além disso, geralmente serve para proteger a saúde dos funcionários no local de trabalho. A maioria dos perigos hoje pode ser atribuída a deficiências na organização e no comportamento dos funcionários. 

Com a implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho de acordo com a norma ISO 45001, os riscos potenciais conseguem ser contrariados para que os acidentes e as paragens dos colaboradores sejam reduzidos a médio prazo. 

Mas o que são exatamente os sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional e a quais requisitos eles estão sujeitos?

Como é definido o termo sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional?

Em muitas empresas, a palavra sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional é um termo comum em relação à saúde e segurança ocupacional. 

Contudo, para entender isso exatamente, é preciso examinar mais de perto as respectivas definições das palavras sistema de gestão e segurança ocupacional.

O termo segurança do trabalho significa:

  • o início de medidas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais

Um sistema de gestão é:

  • um instrumento para a implementação sistemática, direcionada e planejada da política e metas corporativas
  • a estruturação, controle e otimização constante dos processos da empresa, registrando e descrevendo a organização estrutural e de processos

Caso junte as duas explicações dos termos segurança ocupacional e sistema de gestão, obterá agora uma definição da palavra sistema de gestão da segurança ocupacional. 

Trata-se, portanto, de um instrumento para a implementação orientada de medidas de prevenção de acidentes e doenças, através do registo e descrição da organização estrutural e de processos, bem como da sua melhoria contínua, tendo como objetivo a melhoria da segurança laboral dos colaboradores.

Qual a importância da norma de gestão ISO 45001?

As normas também são frequentemente mencionadas em relação aos sistemas de gestão. Eles especificam quais requisitos devem ser atendidos na estruturação e controle de processos. 

Muitos padrões de gestão usados ​​hoje começam com a abreviatura ISO. Uma exceção a isso é a norma ISO 45001, que é mais frequentemente citada na gestão de saúde e segurança ocupacional. 

Esta norma reconhecida internacionalmente é uma diretriz para a introdução de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional e especifica os requisitos que precisam ser atendidos.

Por que é aconselhável introduzir a certificação ISO 45001?

A certificação independente demonstra a competitividade da empresa e confirma sua atitude séria em relação à responsabilidade corporativa. 

A nova norma permite que a empresa melhore seu desempenho, aumentando a segurança ocupacional, a saúde e o bem-estar no local de trabalho.

A certificação garante o cumprimento dos requisitos de qualificação de compras nos casos em que a existência de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional é critério para a seleção dos candidatos.

Como obter seu certificado ISO 45001?

Para ser certificada, a empresa deve implantar um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional que atenda aos requisitos da norma ISO 45001. Um organismo de certificação credenciado pode oferecer treinamento sobre os requisitos, realizar um pré-exame e fornecer serviços de certificação. 

A certificação ISO 45001 oferece as seguintes vantagens:

  1. Menor número de acidentes e doenças profissionais
  2. Melhoria do bem-estar e produtividade dos funcionários e redução do estresse
  3. Identificação e compreensão dos requisitos legislativos
  4. Metas de desenvolvimento de negócios mensuráveis ​​e avaliações de risco estruturadas
  5. Confirmação aos reguladores, clientes e outras partes interessadas de que está comprometido em implementar as melhores práticas possíveis de saúde e segurança no local de trabalho
  6. Sua reputação como empregador será melhorada
  7. Confirmação independente da conformidade do sistema de proteção do trabalho com os requisitos especificados

Qual a diferença entre ISO 45001 e OHSAS 18001?

A principal diferença entre a ISO 45001 e sua antecessora OHSAS 18001 é que a estrutura básica da 45001 corresponde à chamada High Level Structure (HLS). 

O HLS é um guia para uma estrutura de nível superior e requisitos uniformes para um sistema de gestão, tornando mais fácil para as organizações expandir e adaptar seu sistema de gestão existente para incluir tópicos.

Tal ato reduz o esforço envolvido na manutenção e implementação de outros padrões de gerenciamento. No centro está o ciclo PDCA com política, objetivos, determinação de riscos e oportunidades, medidas e verificação de eficácia para o próprio sistema de gestão. 

A ISO dá um impulso importante com o contexto da organização, pois agora as partes interessadas como o próprio mercado, necessidades dos clientes, órgãos governamentais, mas também os funcionários estão incluídos.

A alta administração é mais desafiadora do que antes. A alta direção deve assumir a responsabilidade gerencial pela segurança ocupacional e pela saúde dos funcionários e demonstrar comprometimento. 

Os perigos no local de trabalho precisam ser identificados, certas emergências reconhecidas ou quase acidentes evitados. Os colaboradores devem estar mais envolvidos na temática da segurança e saúde no local e incluídos nas consultas. Além disso, sua competência e consciência devem ser fortalecidas.

Para melhorar a segurança e saúde ocupacional, a avaliação de riscos e oportunidades no próprio sistema de gestão, nos processos e nos elementos individuais do sistema é de particular importância. 

Assim, é possível derivar uma hierarquia de medidas para reduzir os riscos em segurança e saúde ocupacional. As oportunidades de melhoria devem agora ser identificadas em um processo separado.

Estes podem resultar de mudanças nas quais os perigos no local de trabalho são eliminados ou as condições de serviços são adaptadas às necessidades dos funcionários.

Conclusões Finais 

Com a introdução, implementação e manutenção de um sistema de gestão de saúde e segurança de acordo com a ISO 45001:2018, apoiará o alcance das metas de sustentabilidade estabelecidas pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Gostou do respectivo artigo? A FM2S é uma plataforma especializada na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, temos mais de 80 cursos disponíveis.

Leia mais:

  • Gestão de Risco ISO 31000: o que é essa norma internacional?
  • Auditor ISO 9001: por que se tornar um profissional da área

O post ISO 45001: entenda tudo sobre o assunto apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

ISO 45001: entenda tudo sobre o assunto

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×