Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sesap inicia instalação para implantar fibra ótica em unidades de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) terá 18 unidades de saúde da Região Metropolitana de Natal com seus sistemas de informação interligados por cabeamento de Fibra ótica. O edifício sede, Laboratório Central, Centro Especializado em Reabilitação, Vigilância Sanitária, SAMU 192 RN, além de hospitais estão entre as unidades contempladas.

As unidades terão internet de alta velocidade, graças ao cabeamento de fibra ótica, proporcionando segurança, economia e mais agilidade na transmissão de dados. 

A Sesap já recebeu os equipamentos de suporte (switchs gerenciáveis e nobreaks) e o lote com 12 bobinas contendo a fibra ótica. O sistema começa a ser implantado ainda este mês, e deverá ser concluído ainda este ano.

Além da melhoria dos serviços, o investimento de R$ 1,2 milhão trará economia financeira devido aos recursos que deixarão de ser gastos com a locação do serviço a terceiros. Um dos setores beneficiados será a Central Metropolitana de Regulação, que ganhará mais agilidade em serviços como o gerenciamento de leitos e a marcação de exames.

Projeto semelhante já foi implantado na Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed/RN), que também será beneficiada com a ação, expandindo a sua rede para inclusão de videomonitoramento em outras áreas da cidade e fazendo com que a Sesap seja pioneira na propagação dessa interligação. “Estamos fazendo a expansão de uma rede que já existe, através de um termo de cooperação que beneficiará as duas secretarias”, explica o subcoordenador de Informática da Sesap, Chander Oliveira.

A inovação será implantada através de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que será responsável pela manutenção e gerenciamento do serviço.

A informatização, atualização e reorganização da arquitetura da rede de serviços com interligação através de cabeamento de fibra ótica já é realidade em várias partes do mundo. Torna os ambientes mais práticos, ágeis e seguros. Informatizar as informações e torná-las disponíveis aos gestores é extremamente relevante. Com softwares de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos é possível, por exemplo, acompanhar com mais celeridade e segurança dados como indicadores de funcionamento, quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, entre outros.
Via:http://agorarn.com.br


This post first appeared on Blog Do Heriberto RochaBlog Do Heriberto Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Sesap inicia instalação para implantar fibra ótica em unidades de saúde

×

Subscribe to Blog Do Heriberto Rochablog Do Heriberto Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×