Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pirilampos nos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas

Começou em grande a época Dos Pirilampos, nos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas, onde reside uma comunidade incrível de pirilampo-lusitânico (Luciola lusitanica).

Apesar de ser em Junho que temos a maior probabilidade de os observar, nos últimos dias estivemos rodeados de largas centenas de exemplares. Estes insetos são importantes bioindicadores da qualidade ambiental.

As populações das várias espécies que ocorrem em Portugal são cada vez mais raras de observar. Tem vindo a desaparecer, vítimas da perda de habitat e poluição luminosa. Talvez o principal factor que tem contribuído para o seu declínio seja a aplicação generalizada de pesticidas, sobretudo os iscos moluscicidas.

A maioria das pessoas não saberá que as larvas dos pirilampos se alimentam sobretudo de caracóis e lesmas, sendo por isso preciosos auxiliares para os agricultores. Na fase de inseto adulto os machos voam em busca de fêmeas. Estas, apesar de terem asas, não voam. A luminosidade das lanternas permite que se localizem mutuamente e se reproduzam.

Quer larvas, quer insetos adultos produzem luz. São organismos bioluminescentes. Este processo ocorre através de uma reação química. A luz é produzida para se defenderem de predadores, quando são perturbados ou como elaborado processo de comunicação sexual.

Vivemos rodeados destes amigos, que nos ajudam tanto. Mas só os conseguimos observar à noite, graças ao seu fabuloso ritual de reprodução. Maravilhoso, não é?
 

 


This post first appeared on Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares, please read the originial post: here

Share the post

Pirilampos nos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas

×

Subscribe to Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×