Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sebes nobres

Será talvez a estrutura viva plantada mais notável dos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas. Temos cerca de 140 exemplares de azevinhos (Ilex aquifolium), apenas fêmeas!

São plantas dioicas, ou seja, tem indivíduos masculinos e femininos. Foram propagados vegetativamente (estacaria) a partir de outras fêmeas, de forma a garantir que toda a sebe produziria frutos.

Plantados em 2015, com uma taxa de mortalidade muito baixa. Podemos verificar isso mesmo, pela uniformidade de desenvolvimento de todos os exemplares que constituem a sebe. A maioria tem mais de 5 metros, um crescimento notável em apenas 8 anos!

O rápido crescimento deve-se ao cuidado que sempre tivemos com o solo, rico em matéria orgânica (3 a 4%), graças à produção própria de toneladas de compostagem, à rega localizada, bem como às podas de formação regulares.

São muito resistentes à poluição, mas algo sensíveis a pragas, como as cochonilhas, ou doenças, como a fumagina. Nunca tivemos problemas fitossanitários com esta sebe!

Muito graças às podas regulares e à biodiversidade que nela trabalha e se alimenta diariamente.

Apesar de ser uma espécie protegida pela legislação portuguesa, a recolha ilegal de plantas e ramos de exemplares espontâneos é ainda uma prática comum, o que tem contribuído para o declínio das populações selvagens.

Há vários anos que o Cantinho das Aromáticas está registado no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo uma licença de produtor de azevinho.

Todos os anos, por altura do Natal, graças a esta licença, podemos vender os ramos a quem nos visita, sensibilizar para o facto de ser uma espécie protegida e contribuir desta forma para a sua conservação, evitando que as pessoas arranquem plantas e ramos de populações selvagens.

É uma notável estrutura ecológica, que nos presta um incrível conjunto de serviços:

  • Criação de um microclima, uma parcela de cultivo quente e húmida, protegida do vento forte típico da orla marítima onde nos encontramos, tornando possível o cultivo de uma planta tropical como a erva-príncipe ao ar livre;
  • Produção de alimento, abrigo e local de nidificação para várias espécies de aves;
  • Produção de sementes para regeneração natural. Já encontramos por baixo de um ninho de melro, 73 azevinhos germinados, com mais de 5 cm, em menos de 1m2!
  • Ramos para corte e venda;
  • Apoio a causas sociais. A partir dos seus ramos, voluntários da paróquia produzem arranjos que são vendidos na feira de Natal, cujo valor reverte a favor das obras sociais da paróquia. Em 2022 rendeu milhares de euros!

Não é apenas uma sebe, é uma estrutura viva ao serviço de toda uma comunidade!
 





 


This post first appeared on Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares, please read the originial post: here

Share the post

Sebes nobres

×

Subscribe to Plantas Aromáticas, Medicinais E Condimentares

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×